Planos de Saúde serão obrigados a incentivar o Parto Normal

janeiro 07, 2015

Foto: iStock / Reprodução. 


A partir de agora, os Planos de Saúde devem incentivar as gestantes e, principalmente, os profissionais de saúde a optarem pelo Parto Normal, desde que não haja risco para mãe, nem para o bebê. A nova resolução do Ministério da Saúde e da Agência Nacional da Saúde (ANS) foi publicada nesta quarta-feira (07/01). As operadoras terão 180 dias para se adaptar às mudanças.

Segundo o Governo Federal, a medida visa aumentar o estímulo ao Parto Normal, uma vez que o número de cesarianas na saúde suplementar (Planos de Saúde) e, consequentemente, na rede de saúde privada de modo geral, é cinco vezes maior do que é considerável aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com o Ministério da Saúde, 40% das cesáreas no Brasil são realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto na Saúde Suplementar, 84% dos partos são cesarianas. As novas regras ampliam o acesso à informação, já que as usuárias poderão solicitar aos planos os percentuais de cirurgias cesarianas e de partos normais por estabelecimento de saúde e por médico obstetra.

Além disso, as operadoras de Planos de Saúde serão obrigadas a fornecer o Cartão da Gestante, no qual deve constar o registro de todo o pré-natal. Dessa forma, de posse do documento, qualquer profissional de saúde terá conhecimento de como se deu a gestação, facilitando o atendimento à mulher quando ela entrar em trabalho de parto.

O cartão deverá conter a carta de informação à gestante, com orientações para que a mulher tenha subsídios para tomar decisões e vivenciar com tranquilidade o parto. Ainda, caberá às operadoras a orientação para que os obstetras utilizem o Partograma – documento gráfico em que são feitos registros de tudo o que acontece durante o trabalho de parto. De acordo com as novas regras, o Partograma passa a ser considerado parte integrante do processo para pagamento do procedimento.

Em nota, a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) apoiou a nova resolução do Ministério da Saúde e da ANS para o estímulo do Parto Normal. Recentemente, a entidade lançou uma publicação gratuita na internet que esclarecem dúvidas das gestantes sobre a cobertura dos planos de saúde. Para acessá-lo, clique aqui.










Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários