Especial "Luz, Câmera 50 anos" transforma série em filme na Globo

janeiro 02, 2015



Para comemorar os seus 50 anos, a Rede Globo exibe, a partir da próxima terça-feira (06/01), por volta das 22h30, o especial Luz, Câmera 50 anos. Trata-se de uma seleção de séries e minisséries reeditadas no formato de telefilme. O especial visa comemorar os programas de teledramaturgia que fizeram sucesso ao longo destas últimas cinco décadas da emissora carioca.

O primeiro telefilme a ser exibido será O Canto da Sereia (2013), escrito por George Moura e adaptado do livro homônimo de Nelson Mota. A minissérie é estrelada por Isis Valverde e foi exibida originalmente em quatro capítulos. A trama conta a história de uma famosa cantora de axé na Bahia que mantém um caso de amor com a sua assessora de imprensa e com um policial.

Ao descobrir que possui uma doença terminal, a cantora Sereia decide que é melhor morrer no palco, do que em uma cama de hospital e pede para alguém próximo a ela encomendar a sua morte. Porém, nem todos sabiam o que se passava na vida íntima da maior estrela do axé.

O compacto de séries e minisséries acontecerá também com Anos Dourados (1986), As Noivas de Copacabana (1992), Maysa: Quando Fala o Coração (2009), O Pagador de Promessas (1988), As Noivas de Copacabana (1992), Presença de Anita (2001), Ó Pai, Ó (2008), Força Tarefa (2009), Dalva e Herivelto (2010) e Dercy (2012).

Para os telespectadores, a dúvida que persiste é se séries que possuem muitos episódios como, por exemplo, Anos Dourados, que teve 20 capítulos em seu formato original, conseguirão ter toda a sua densidade e curva dramática condensadas em um único episódio, ou melhor transformadas em telefilmes. Será preciso um esforço de edição e roteiro que consigam unir criatividade e linearidade.

Além disso, o especial Luz, Câmera 50 anos preenche um espaço na grade de programação do início do ano que, geralmente, a Globo destina para exibição de filmes brasileiros, minisséries e o Big Brother Brasil (BBB). E, por falar nisso, pela primeira vez, em 15 anos, será a estreia mais tardia do BBB, no dia 20 de janeiro.

Apesar do reality show ser alvo de críticas por parte do público e ter a sua audiência em queda nos últimos anos, na internet o BBB é o programa de maior popularidade da web. Desde 2012, está entre os termos mais pesquisados anualmente pelo Google. Prova de que o formato ainda tem uma plateia cativa. Para este ano, a Globo promete um BBB que retoma o formato original e que terá participantes de diversas classes sociais.

Ainda, na parte de teledramaturgia, a Globo exibe no primeiro e segundo dia do ano de 2015, o especial Tim Maia: Vale o que Vier, baseado no filme homônimo que ainda está em cartaz em algumas salas de exibição no Brasil. O especial do Tim Maia, diferente do filme, contou com depoimentos exclusivos de Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Nelson Mota (que escreveu a biografia do Tim Maia) e familiares do cantor.

E, mesmo com o especial Luz, Câmera 50 anos, a Globo irá colocar no ar em janeiro uma minissérie inédita. Trata-se de Felizes Para Sempre, que estreia no dia 26 de janeiro. Escrita por Euclydes Marinho, a trama terá 10 capítulos e é uma releitura de Quem Ama Não Mata, minissérie exibida em 1982 e escrita por ele mesmo. A história mostra os dilemas morais que permeiam a vida de cinco casais.

O desejo, a mentira, a ambição e a traição culminam num crime passional e todos os personagens têm motivos para matar ou morrer. Com produção da O2 Filmes, Felizes Para Sempre tem direção geral de Fernando Meirelles e direção de Luciano Moura, Rodrigo Meirelles e Paulo Morell. No elenco, nomes como Adriana Esteves, Cassia Kis Magro, Paolla Oliveira, Enrique Diaz, Maria Fernanda Cândido, João Miguel, entre outros.






Fotos: TV Globo / Reprodução.










Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários