Apagão de energia elétrica atinge oito estados brasileiros e Distrito Federal

janeiro 19, 2015

Foto: Eletrobras / Reprodução.


Na tarde desta segunda-feira (19/01), por volta das 14h55, houve um apagão de energia elétrica em oito estados brasileiros e no Distrito Federal. Em muitas localidades, a luz só retornou cerca de uma hora depois. Em Minas Gerais, um dos estados atingidos, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) se recusou a informar quais as cidades mineiras atingidas e quais bairros de Belo Horizonte ficaram sem luz.

Nas redes sociais, internautas dos bairros Jardim Europa, em Belo Horizonte, e Ana Lúcia, de Sabará, na região metropolitana de BH, e de cidades do Triangulo Mineiro, foram os mais atingidos e os que publicaram mais relatos sobre a falta de energia. O apagão em todo o Brasil foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais.

De acordo com as concessionárias que atuam no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Brasília-DF, a redução de fornecimento de energia foi uma ordem do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que determinou um corte de mais de 700 Megawatts na distribuição de energia em toda a rede do país.









Opinião

Há quem afirme que esse apagão é uma prévia do que vem por aí em 2015: falta de água e de luz. Pelo menos aqui no meu bairro, não acabou a luz. Não vi a falta de energia, mas sei que ela não tarda a acontecer não só na minha casa, mas em todo o país. Fora a questão dos anos de sucateamento do setor elétrico e da dependência brasileira energética nas hidrelétricas e termoelétricas, o Brasil está vivendo um período de seca sem igual.

Sem contar no problema histórico de agressão ao meio ambiente e de destruição de rios, riachos, córregos e nascentes. Tudo isso interfere. Não demora muito, mas vamos ter que começar a pensar seriamente na solução de energia solar residencial e reaproveitamento de água. Isso deixará de ser uma questão de sustentabilidade para ser de sobrevivência.









Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários