Alto imposto faz Nintendo desistir de games no Brasil

janeiro 11, 2015

Foto: Nintendo Wii / Reprodução. 


Por conta da alta taxa tributária, a Nintendo resolveu interromper a venda de produtos oficiais no Brasil a partir deste mês. O anúncio foi feito na última sexta-feira (09/01) e deixou os fãs da marca de jogos japonesa apreensivos. Com isso, a venda oficial de jogos e consoles continuará somente enquanto houver itens nos estoques da distribuidora e das lojas de varejo.

Já os games em formato digital continuarão a ser comercializados no país pelo portátil 3DS, já que a loja eShop não tem uma versão nacional no Wii U. No Brasil, a Nintendo é famosa pela série Super Mario, Donkey Kong e The Legend of Zelda, que colecionam admiradores desde a década de 1990.

Apesar da medida drástica, a Gaming do Brasil, empresa subsidiária da Juegos de Video Latinoamérica, holding ligada à Nintendo, disse que continuará monitorando o mercado brasileiro para retomar as atividades em outro momento. A empresa explica ainda que o setor de assistência técnica continuará com a HG Digital Services, assim como as garantias locais para os consumidores atuais.

Em nota, o diretor e gerente geral para a América Latina da Nintendo of America, Bill van Zyll, disse que ambiente local de negócios no país se tornou insustentável. "Os desafios incluem as altas tarifas sobre importação que se aplicam ao nosso setor e a nossa decisão de não ter uma operação de fabricação local", afirma.

Tributos

Quando colocamos na ponta do lápis quanto custa um jogo de videogame no Brasil, percebemos que a alta taxa tributária é a principal responsável por elevar o preço dos consoles no país. Para se ter uma ideia, um jogo eletrônico possui mais tributo do que uma arma de fogo no Brasil.
Foto: Tecnoblog / Reprodução. 

Produtos como whisky, cachaça, cigarro e, até mesmo, um computador ou um celular smartphone possuem taxas de tributação menores que um jogo e console de videogame. A explicação da Receita Federal é que as diferenças de tributos entre os produtos visam manter uma “competição saudável” entre as mercadorias nacionais e estrangeiras.

Mas o que vemos na prática é um sufocamento do setor de games no Brasil, fazendo com que outras empresas como a Microsoft e a Sony, tenham dificuldade para trazer os seus lançamentos para o Brasil e, inclusive, estabelecer a sua loja online de jogos eletrônicos em moeda nacional.

De acordo com a Receita Federal, quando uma empresa traz um videogame para o Brasil, ela paga sobre o valor do produto, 20% de imposto de importação, 1,65% de Pis, 7,60% de Cofins, 50% de IPI e cerca de 20% de ICMS estadual (cada estado brasileiro tem a sua taxa). Com tanto imposto, está cada vez mais caro ter um videogame no Brasil.









Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários