#SelfieStick: “Pau de Selfie” mostra a importância do autorretrato

dezembro 27, 2014

Foto: iStock / Reprodução. 


Selfie foi a palavra do ano em 2014. O termo vem do inglês, cuja tradução é “você mesmo”: ou seja, “você mesmo pode participar e ser o autor da foto”. E isso virou uma febre. Todo mundo se rendeu ao autorretrato a partir de um smartphone, seja sozinho ou ao lado de familiares e amigos. De olho nisso, as empresas se movimentaram e lançaram um bastão extensor para que as selfies não tenham mais o braço do fotógrafo, nem corte alguém querido da imagem.

Aqui no Brasil, o bastão extensor de selfie ganhou o apelido de Pau de Selfie, mas ele também é chamado no mercado de Selfie Stick ou Monopod. O produto consiste em uma haste com extensor retrátil que aberto pode chegar a um metro de comprimento. Na ponta dele é colocado o smartphone ou câmera fotográfica – o que permite fazer selfies capturando mais pessoas e uma parte maior do cenário da foto.

No Natal deste ano, o acessório virou um sucesso entre o público. Para comprar um Pau de Selfie, clique aqui. Praticamente, quem não ganhou um, pelo menos viu um amigo ou conhecido com o bastão extensor. Ou ainda, basta andar pelas ruas ou nos principais pontos turísticos da cidade: sempre tem alguém com um fazendo fotos ou filmando.

O produto não precisa de nenhum aplicativo para ser usado e funciona com um botão automático por cabo, bluetooth ou controle remoto. Existem no mercado Pau de Selfie universais e específicos para marcas de smartphones, dependendo da particularidade e recurso que o usuário necessita – inclusive com uma versão GoPro para a produção de imagens em lente grande angular. Os preços variam de R$ 50 a R$ 350.

Na hora da compra do Pau de Selfie, uma dica importante: quem optar por um modelo universal bluetooth, é preciso fazer um teste, pois cada celular Android reage de um jeito ao equipamento em função das particularidades de cada fabricante. Quem aparentar problemas, uma solução pode ser a aquisição de um controle remoto vendido à parte. Geralmente, o Iphone é o que acessa mais rápido aos recursos do extensor.

Tendência

O sucesso do Pau de Selfie mostra que o autorretrato é mais que uma tendência do momento: veio para ficar. Todo mundo gosta de tirar fotos de si mesmo. Prova disso, é o crescimento expressivo do Instagram e do Whatsapp – lugares onde se é publicado um grande número de selfies por minuto, sobretudo via smartphone.
Foto: ShopTime / Reprodução. 

Como expressão, o termo selfie pode até ser recente aqui no Brasil, mas se pararmos para pensar o autorretrato sempre foi algo presente na vida dos internautas. Da época do Flogão ao finado Orkut, até mesmo do crescimento expressivo do Facebook e do Twitter, tirar foto de si mesmo sempre foi algo comum, principalmente na frente do espelho.

Apesar de alguns críticos condenarem a foto ou o vídeo na frente do espelho, foi este ato que forçou as empresas de tecnologia a adotarem a opção de câmera selfie que permite o autorretrato e, mais recentemente, chegar nesta “evolução” proposta pelo Pau de Selfie. Mas, antes de sair por aí com o seu, confira algumas dicas importantes na hora de fazer a sua selfie:

1) Pode parecer básico, mas é importante reforçar: se você tem o Pau de Selfie não precisa utilizá-lo para fazer uma selfie de frente para o espelho. O bastão serve justamente para isso: fazer selfie do melhor ângulo possível.

2) Não tenha vergonha de utilizar o seu Pau de Selfie em lugares públicos, principalmente em pontos turísticos. Pense assim: pelo menos não vou incomodar ninguém para tirar uma foto de mim mesmo.

3) Em eventos, shows ou lugares turísticos que todo mundo está utilizando o Pau de Selfie, certifique-se que o seu bastão extensor não está trombando com outros. Isso pode gerar imagens tremidas ou com qualidade inferior.

4) O bacana do Pau de Selfie é tirar fotos sem deixar o bastão aparecer. Lembre-se: quando o bastão não aparece, a imagem fica mais natural.

5) Preste atenção no cenário de fundo da sua selfie, uma vez que o Pau de Selfie vai ampliar muito as possibilidades. Sem querer, querendo (como diria o Chaves), você pode virar um meme por conta de alguma coisa constrangedora no fundo.









Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários