RedeTV! completa 15 anos, mas ainda não se encontrou na TV

novembro 15, 2014

Logomarca da RedeTV! evidencia que ela é a única emissora que transmite em HD e em 3D no Brasil. Foto: Reprodução.


Neste sábado (15/11), a RedeTV! comemora 15 anos de atividades na TV aberta. Criada pelos empresários Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho após o fim da TV Manchete, a emissora nasceu sofisticada voltada para o público A/B e, para sobreviver, usou e abusou de programas popularescos mirando a classe C, D e E.

Nesta tentativa de se encontrar editorialmente, a RedeTV! foi a que mais abusou da paciência do público, propondo programas que vão da falta de noção total com o Sexo a 3 e aos que valorizam a inteligência do público como o Good News. Foram muitas tentativas desastradas, mas também alguns acertos.

Muitos apresentadores de sucesso como Marília Gabriela, Fernanda Lima, Adriane Galisteu, Hebe Camargo, Regina Volpato, Datena, Marcelo Rezende, entre outros, já apresentaram programas na RedeTV!. Até o finado Clodovil Hernandes passou pela emissora e apresentou a melhor temporada do vespertino (extinto) A Casa é Sua, deixando saudades até hoje nos telespectadores.

Desde a sua estreia em 15 de novembro de 1999, a emissora mantém programas no ar até hoje como o TV Fama e o Leitura Dinâmica, que possuem linguagens próprias e viraram referência editorial. Já obteve sucessos esporádicos com a exibição da telenovela Betty, a Feia; propôs um dos primeiros programas que discutiam de forma bem humorada sexo e sexualidade na TV com o extinto Noite Afora e se firmou com a transmissão trash/cult dos Bastidores do Carnaval.
O "TV Fama", "Superpop", "A Tarde é Sua" e o "RedeTV News" estão entre os programas mais assistidos da emissora. Fotos: Divulgação.

Também investiu mais em seriados, trazendo sucessos como Desperate Housewives, Friends, Jeannie é um Gênio e A Feiticeira. Ou ainda projetou sucessos que estão atualmente em outras emissoras como o Pânico, a transmissão pioneira de lutas de MMA pelo Ultimate Fighting Championship (UFC) e os jogos de futebol da UEFA Champions League por meio do Esporte Interativo que, em 2007, se tornou um canal na TV Paga.

Ao olharmos para trás, percebemos que a RedeTV! já passou por todas as fases na TV. Inclusive, a emissora teve a sua pior crise em 2012 quando atrasou salários dos funcionários e perdeu, numa única tacada, Hebe Camargo, o Pânico, a transmissão das lutas do UFC e os jogos de futebol da série B do Campeonato Brasileiro.

Marcelo de Carvalho, em entrevista ao site Notícias da TV, chegou a afirmar que a crise foi importante para a RedeTV! aprender a se reestruturar e não dar um passo maior do que a perna. Atualmente, a emissora tenta apagar a fama de má pagadora e tenta se reposicionar no mercado cada vez mais concorrido que tem agora, de forma fortalecida, a TV Paga e a internet.

Hoje, o maior acerto da RedeTV! são os programas jornalísticos – em especial o RedeTV News, que mesmo com uma estrutura nacional enxuta, consegue mostrar matérias de várias partes do Brasil sem ficar apelando em reportar somente o que acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro, como a concorrência faz à exaustão. Talvez esteja aí o pulo do gato para os próximos anos da emissora: dar cada vez mais espaço para o telejornalismo de qualidade.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no Linkedin, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários