Documentário "Zé do Pedal – As Fronteiras do Mundo" tem exibição única em Belo Horizonte

novembro 12, 2014



No próximo sábado (15/11), às 14h, o Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, exibe de forma gratuita o documentário Zé do Pedal – As Fronteiras do Mundo. O filme conta a história real de um mineiro apaixonado por pedalar que vai da Espanha à África do Sul pedalando.

O documentário é dirigido por Bruno Lima e Fabrício Menicucci, possui 24 minutos e já recebeu prêmios no circuito de festivais. Comovente e inspirador, o filme traz um registro da última saga de Zé do Pedal – apelido que tornou o mineiro José Geraldo de Souza Castro mundialmente conhecido. Abaixo, assista o trailer do documentário:

Em 33 anos de percurso, Zé do Pedal visitou mais de 78 países, em cinco continentes, e pedalou cerca de 145 mil quilômetros mundo afora. O mais impressionante é que tudo foi na base do improviso, na cara e na coragem, e com um objetivo muito claro: chamar a atenção para temas relevantes, como o meio ambiente e as questões humanitárias.

Zé do Pedal é um ciclista solitário, solidário e corajoso. Ele é fotógrafo e ambientalista, vive em Viçosa, na Zona da Mata mineira, mas se tornou um cidadão do mundo pela defesa de questões nobres. Sua primeira aventura foi em 1981, quando saiu do Brasil de bicicleta para assistir à Copa do Mundo na Espanha. Lá ele divulgou a campanha de combate ao câncer.

Depois disso, tomou mais fôlego e deu a volta ao mundo de bicicleta culminando na Copa do México, em 1986. Certa vez, ele atravessou o Japão e parte do Brasil em um velocípede buscando chamar a atenção dos políticos para as crianças da Etiópia e do Nordeste brasileiro.

De pedalinho navegou pelo rio São Francisco e pela costa litorânea dos Estados Unidos e do México. De 2008 a 2010, foi a vez de fazer o percurso da França até a África do Sul. A distância? Mais de 17 mil quilômetros a bordo de um kart a pedal e fazendo campanha de combate ao glaucoma e à catarata em países pobres. E como sempre, aproveitou o final da jornada para assistir aos jogos da Copa do Mundo.
Fotos: Divulgação.

Ao longo de todas essas viagens, Zé do Pedal esteve diante de situações surpreendentes e de toda ordem. Assaltos, furacões, terremotos, guerras, mas nada impediu o ciclista de seguir em frente. Nem a falta de patrocínio para as suas jornadas foi capaz de fazê-lo declinar.

Assim como as viagens de Zé do Pedal, a produção do filme careceu de recursos. Os diretores também foram produtores e fotógrafos do documentário. Eles conseguiram pequenos apoios e patrocínios para custear a viagem. Depois que retornaram ao Brasil, eles tiveram de recorrer a um financiamento coletivo na internet (crowdfunding) para finalizar o filme. No total, foram mais de três anos de projeto.

Após a exibição do documentário no sábado (15/11), os diretores Bruno Lima e Fabricio Menicucci, ao lado do próprio Zé do Pedal, participam de um bate-papo com o público no Cine Humberto Mauro.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista




MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários