Startup cria aplicativo que simula provas teórica e prática do DETRAN

setembro 16, 2014

Tela inicial do aplicativo "VRUM Simulado". Foto: Reprodução.



Liberdade, independência e responsabilidade. Estas são algumas das palavras que vem a mente quando conseguimos tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). E mais do que decorar as regras de trânsito é preciso incorporá-las nos nossos hábitos enquanto motorista, motociclista e pedestre.

Mas, para quem ainda está no processo de tirar a Carteira, o aplicativo VRUM Simulado auxilia o futuro motorista com um treinamento dos conteúdos práticos e teóricos por meio de um game desenvolvido pela startup ThinkBox, de João Pessoa (PB), especializada em criar ferramentas educativas digitais.

O aplicativo está disponível para computadores, navegadores, tablets e smartphones, tanto para iOS, quanto para Android. O aplicativo foi o único brasileiro a receber o prêmio International Serious Play Award e a certificação de qualidade em padrão internacional Serious Play Certified.

O VRUM Simulado é focado na simulação das regras de trânsito e nas técnicas ensinadas pelas autoescolas para a realização de baliza, garagem, etc. Ele permite ao aluno treinar através de ambiente 3D, em qualquer lugar e a qualquer hora, os conceitos que serão cobrados nas provas para a obtenção da CNH e que serão levados para toda a vida do futuro condutor.
De forma interativa, o usuário pode fazer online um simulado da prova teórica e do exame de direção. Foto: Reprodução.

O usuário conta com a ajuda de um instrutor virtual que dá dicas, por meio de áudio e texto, sobre o passo a passo de cada lição. Depois, pode-se realizar o simulado da prova prática em circuitos similares aos encontrados em todo o Brasil, seguindo as regras do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). Também é possível acompanhar o desempenho e a evolução do aprendizado por relatórios.

Lembrando que o aplicativo auxilia obter a CNH nas categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio). Para utilizá-lo, basta instalar e criar uma conta gratuita que dará acesso ao conteúdo teórico sem limitações e ao prático, para experimentação, por até 60 minutos. Para continuar treinando deve-se solicitar o Passe VRUM (cartão com uma chave de licença válida por 90 dias) em uma das autoescolas parceiras, listadas no site do aplicativo.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários