#Copa2014: Alemanha vence Argentina na prorrogação e se consagra a campeã do Mundial

julho 13, 2014

Foto: Site da FIFA / Getty Images / Reprodução.


Em um jogo disputadíssimo, a Alemanha venceu a Argentina na final da Copa do Mundo da FIFA 2014™ e se consagrou a grande campeã desta edição do torneio. Agora, a Alemanha é tetra campeã! A final aconteceu na tarde deste domingo (13/07), no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

A seleção alemã só conseguiu fazer um gol aos 7 minutos do 2º tempo da prorrogação. O autor do gol da vitória foi o meio-campista Mario Götze. A Argentina não fez feio em campo. Durante todo o tempo, soube desenvolver o jogo e criar excelentes jogadas para o gol, assim como a Alemanha.

O nível de futebol das suas equipes foi alto. Se Götze não tivesse feito o gol derradeiro da vitória, talvez o jogo teria ido para os pênaltis. Mas foi uma vitória mais do que merecida. A Alemanha vinha apresentando um bom futebol desde o início da Copa. 

E, por incrível que pareça, mesmo sendo algoz da derrota mais significativa da história da seleção brasileira, os alemães conseguiram conquistar a simpatia do público e mostraram que são um time completo, não uma equipe de uma única estrela.
Fotos: Site da FIFA / Getty Images / Reprodução.

No final da partida, a FIFA foi rápida e deu a Lionel Messi o prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo. Pela transmissão da TV, o argentino parece que se sentiu um pouco desconfortável com o prêmio e não comemorou a gratificação. Nas redes sociais, a FIFA foi bastante criticada. Ninguém entendeu o critério da escolha. 

Ainda, o alemão Müller terminou em segundo lugar e o holandês Robben ficou em terceiro. Na disputa pelo prêmio de melhor goleiro, o escolhido foi o alemão Manuel Neuer, que levou apenas quatro gols na competição. Além de conquistar o título mundial, ele venceu a eleição pelo prêmio individual contra o costarriquenho Navas e o argentino Romero.

Já o prêmio de melhor jogador jovem da Copa foi dado ao meia francês Pogba, de 21 anos. James Rodrigues, da Colômbia, foi o artilheiro do Mundial com seis gols, enquanto a seleção do país dele, eliminada nas quartas de final, conquistou o troféu de Fair Play (Jogo Limpo). Abaixo, confira algumas curiosidades sobre a final da Copa do Mundo no Maracanã:

# A transmissão da Copa do Mundo rendeu, mais uma vez, as primeiras posições de audiência para a Rede Globo e a Band. A emissora carioca obteve uma média de 29 pontos, enquanto a do Morumbi fez 8 pontos. Não foi a melhor audiência do Mundial, mas serviu para deixar estas TVs no primeiro e segundo lugar, respectivamente.

# Na TV aberta, mais especificamente na Rede Globo, chamou à atenção a rouquidão de Galvão Bueno que emendou duas transmissões seguidas: o jogo de Brasil e Holanda pela disputa do terceiro lugar no sábado (12/07) e a final No Maracanã, do domingo (13/07). Na TV Paga, Datena roubou a cena no canal Band Sports e conseguiu emplacar hashtags divertidas, além de ser mais uma vez bastante criticado por torcer contra a Argentina o tempo inteiro.
Fotos: Site da FIFA / Getty Images / Reprodução.

# Curiosamente, a festa de encerramento da Copa do Mundo foi feita horas antes do jogo. Focando mais na música do que no show propriamente dito, a FIFA apresentou Shakira, Carlinhos Brown, Carlos Santana, Alexandre Pires, Jean Wyclef e Ivete Sangalo. Foi tudo muito rápido. Shakira entrou descalça e cantou o sucesso “”Lá, lá, lá (Dare)”, ao lado de Carlinhos Brown.

# Em seguida, entrou Carlos Santana, Alexandre Pires, Jean Wyclef. Ivete Sangalo entrou no palco tempo depois, ao lado do mascote Fuleco, e terminou a apresentação com um pout-pourri de alguns dos seus maiores sucessos. Pela TV, chamou a atenção à apatia do público em relação às apresentações. No estádio, os torcedores não vibraram, nem cantarolaram as músicas. Parecia uma plateia de gringos que estavam vendo aquilo tudo pela primeira vez.

# Muito comentado nas redes sociais, o vestido verde usado por Ivete Sangalo foi feito pela estilista Martha Medeiros e conta com 26 mil cristais e crinol suíço. Segundo a estilista, o vestido foi feito em 15 dias e contou com o trabalho simultâneo de 13 costureiras. "Estava na Califórnia quando a Ivete me ligou. Interrompi as minhas férias e voltei de lá direto para Salvador. Comecei a trabalhar na renda do vestido há 10 meses. Tinha certeza de que o Brasil ia pedir para a Ivete Sangalo cantar na final da Copa", diz Martha.

# Carismáticos, a seleção alemã recebeu das mãos da presidente Rousseff a Taça da Copa do Mundo. Chamou a atenção a alegria dos jogadores que colocaram a taça no campo, no centro de uma roda, e simularam uma dança indígena em homenagem aos índios Pataxós, do sul da Bahia. Teve até dois jogadores que ensaiaram simular um selinho, mas desistiram quando a câmera chegou mais perto. Parabéns, Alemanha! Vocês agora são tetra!!!

# Mario Götze, autor do gol que deu a vitória à Alemanha na Copa do Mundo no Brasil, não é tão desconhecido do público assim. Em 2012, ele já havia se envolvido em uma polêmica. É que Götze foi flagrado com a “barraca armada” por fotógrafos, em um iate no litoral de Ibizza, enquanto abraçava a namorada. Na época, o assunto ganhou destaque nas revistas, jornais e nos sites/blogs esportivos e de celebridades.
Celebridades marcaram presença no Maracanã, no Rio de Janeiro. Fotos: Site da FIFA / Getty Images / Reprodução.

# E por falar em celebridades internacionais, algumas delas vieram dar o ar da graça para assistir o jogo final da Copa do Mundo no Rio de Janeiro. Entre os presentes estavam David Beckham, Mick Jagger, Rihanna, Ashton Kutcher e Gisele Bündchen. Discretos, eles não deram entrevistas à imprensa e se limitaram a posar para fotógrafos ou dar declarações curtas.

# Você sabe onde vai ser a próxima Copa em 2018? Então, fique ligado: vai ser na Rússia. O anúncio foi feito oficialmente pelo presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Joseph Blatter, em cerimônia restrita para convidados e com a presença dos presidentes Dilma Rousseff e Vladimir Putin, no Maracanã. Tirando a parte das falcatruas e roubalheiras, para quem gosta de futebol a Copa no Brasil foi muito divertida. Dá vontade de ter mais uma aqui!

# Bom, é isso pessoal! A Copa do Mundo no Brasil acabou, gente! Hora dizer tchau ao Mundial. O Café com Notícias, desde já, agradece o carinho e a interação dos internautas durante toda Copa. Foi uma experiência única poder cobrir um evento deste porte no meu próprio país, com as alegrias e dessabores. Obrigado a todos pela audiência! O Brasil fez uma Copa linda. Sem falsa modéstia, uma das mais emocionantes. Arrasamos!!!







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários