#Copa2014: 13 momentos mais marcantes da Copa do Mundo no Brasil

julho 16, 2014

  
A Copa do Mundo da FIFA 2014™ no Brasil acabou. No último domingo (13/07), a Alemanha, merecidamente, ganhou o tetra campeonato no Mundial. E agora que o evento em si chegou ao fim vêm as lembranças. Para os apaixonados por futebol e pela grandeza do evento esportivo, ficaram algumas recordações.

Pensando nisso, resolvi listar 13 momentos marcantes da Copa do Mundo Brasil. Claro, como toda lista, é uma seleção pessoal daquilo que mais me marcou e não necessariamente pode ser que você concorde comigo. Antes que alguém me pergunte: porque 13? Por que é o meu número da sorte. Ah, todo mundo faz listagem com números terminados em 5 que resolvi propor algo diferente. Então, vamos aos destaques da Copa:

1) Os brasileiros: A frase é batida, mas não tem como fugir dela: o melhor do Brasil é o povo brasileiro. E posso falar? Nós brasileiros sabemos receber muito bem. E a prova maior disso são os turistas estrangeiros e a imprensa internacional elogiando a nossa receptividade. Tenho certeza que essa Copa do Mundo quebrou vários paradigmas e o Brasil não será mais o mesmo.

2) Os gringos: Antes da Copa começar a imprensa falava que os hotéis – principalmente aqui em BH, não estavam conseguindo chegar a ocupação mínima, que o Mundial ia ser um desastre na mobilidade urbana...blá, blá, blá....daí chegaram os turistas estrangeiros. Muitos deles não foram para hotéis de luxo, mas sim para hotéis mais baratos, pousadas, pensões, área de camping improvisada ou, até mesmo, alugando um quarto. No caso de BH, os gringos ajudaram, de uma forma indireta, fazer a capital mineira perceber a sua vocação para receber e entreter. Tomara que o legado fique!

3) Fernanda Gentil: Fazer TV não é fácil. E fazer TV ao vivo é muito difícil! E Fernanda foi um dos destaques do jornalismo nesta Copa! Fiquei de cara com a desenvoltura desta moça em entrar no ar e ao vivo várias vezes por dia. Imagino que ficar por conta de acompanhar a seleção brasileira (ou qualquer outra informação da Copa relacionada ao Brasil, in loco, onde a seleção estives) deve ser um trabalho de muito entrega e dedicação. Fora que Fernanda é carismática e muito talentosa....certeza que a Globo vai investir muito nela!
Fernanda Gentil é uma das repórteres que mais acompanhou a seleção brasileira durante a Copa do Mundo de 2014. Foto: TV Globo / Reprodução.

4) Fernando Fernandes: O experiente repórter esportivo da Band foi o responsável por fazer a cobertura da seleção brasileira na Copa para a emissora do Morumbi. Praticamente, apareceu em todos os noticiários e programas da casa, sempre com informações e opiniões relevantes a respeito do Brasil no Mundial. Uma das entradas dele que mais me chamou atenção foi uma leve discussão que ele teve com Milton Neves que cutucou os jornalistas da coletiva do técnico Felipão que não sabiam fazer perguntas. Fernando virou o jogo e disse a Milton que não é fácil ser repórter de rua e que o problema não era fazer perguntas, mas sim Felipão responder algo mais concreto. Não é à toa que a Record está de olho no passe dele!

5) Galvão Bueno: Muito mais light e amistoso no vídeo, a Globo praticamente trouxe outro Galvão Bueno no ar que em nada se compara ao eufórico e grosseiro locutor da Copa de 2010 que virou meme internacional com o “CALA A BOCA GALVÃO”. Para a Copa de 2014, Galvão resolveu aparecer mais simpático no vídeo e a dobradinha com a Patrícia Poeta, no Jornal Nacional, funcionou. Como de costume, Galvão escolheu um jogador para “puxar o saco” e desta vez foi o Neymar Jr, o que era de se esperar. O curioso é que enquanto a seleção estava sendo vitoriosa em campo – mesmo com vários problemas, Galvão era só elogio. Depois da derrota vergonhosa para Alemanha, os elogios deram lugar às críticas cada vez mais pesadas.

6) Granja Comari, O Reality: Em época de Copa do Mundo, todos querem saber o dia-dia da seleção brasileira. Justo. Mas, neste ano, a coisa foi muito, mais muito exagerada. Pela televisão, o telespectador viu a Granja Comari virar um reality show, literalmente. Tudo foi filmado, fotografado e virou nota. Tudo.  Se isso cansa o público, imagina nos atletas? Não acredito que bloquear o trabalho da imprensa resolveria alguma coisa – no sentido que o desempenho do Brasil fosse melhor na reta final da Copa, mas não vejo a necessidade deste excesso de exposição. Não tinha necessidade alguma.

7) A Zebra: Essa Copa do Mundo no Brasil foi a “Copa das Zebras”. Difícil demais de acertar um bolão porque seleções que até então eram tidas como “perna de pau”, vieram com tudo e arrasaram. Tivemos uma revolução no futebol colombiano como a muito tempo não via! Também vimos à garra da seleção da Costa Rica lutando até o último minuto, o excelente trabalho de dedicação do Chile e o bom preparo físico da equipe dos Estados Unidos. Foi surpreendente!
David Luiz é garoto propaganda de uma empresa de material esportivo. Foto: Site UOL / Reprodução.

8) David Luiz: Até então desconhecido do grande público, David Luiz virou um dos jogadores mais populares da seleção brasileira. A garra com que corre atrás da bola, a defesa que fez em campo e, principalmente, a humildade de ir lá consolar o colega James Rodriguez, depois da vitória suada contra a Colômbia, e por ter pedido desculpas ao povo brasileiro depois da derrota vergonhosa no Mineirão, David Luiz e a sua cabeleira ganharam o coração de muita gente, principalmente das crianças. Ele é o cara!

9) A Hora do Hino Nacional: Um dos momentos mais emocionantes da Copa do Mundo foi a torcida brasileira continuar cantando toda a estrofe do Hino Nacional, mesmo depois que a música instrumental havia terminado. Era uma coisa maravilhosa! De arrepiar! Se uma coisa que esta seleção fez pelo país foi a popularização do Hino, fazendo com que muitas crianças, jovens e até mesmo adultos revistassem a canção símbolo do nosso país. Não me lembro de uma seleção cantar o Hino com tanta paixão como esta....é algo que ficou para a história!

10) Mineirazo: Foi o apelido que a imprensa deu para o jogo entre Brasil e Alemanha que terminou com a humilhante derrota de 7 a 1. Em cem anos de seleção brasileira foi a primeira vez que a equipe perdeu com um resultado tão vexatório. O resultado tão ruim ajudou a vir à tona quanto a seleção estava sem foco e que a falta de treino – somada às escalações equivocadas, foram determinantes para chegar a este placar que entra para o Guinnes Book. O constrangimento pela derrota foi tão grande que a seleção alemã, em determinado momento da partida, parou de comemorar no campo.

11) Dona Lúcia: A derrota do Brasil de 7 a 1 para a Alemanha e de 3 a zero para a Holanda trouxe à tona uma outra personagem que muita gente desconfia se ela é real. O nome é Dona Lúcia. Personagem que escreveu uma cartinha para a seleção depois da humilhante derrota no Mineirão. A carta foi lida por Parreira, durante coletiva de imprensa. Dona Lúcia mostrou apoio ao Felipão, mesmo não entendendo muito de futebol. Real ou não, o fato é que no Twitter a Dona Lúcia Fake bombou e teve ótimas tiradas divertidas!

12) Memes: E por falar em diversão, uma das coisas mais legais desta Copa do Mundo aqui no Brasil foram os memes, principalmente nesta reta final quando o Brasil sofreu a derrota mais humilhante da sua história em Copa do Mundo, mas deu um show nas redes sociais ao criar vários memes e apelidos divertidos, como o jogador Fred, que foi apelidado de cone e de imóvel. Saber rir de si mesmo é uma grande virtude!
O jogador da seleção alemã Lukas Podolski durante coletiva de imprensa. Foto: Site UOL / Reprodução.

13) Lukas Podolski: Nascido na Polônia e naturalizado alemão, o jogador Lukas Podolski, de 29 anos, ganhou a simpatia dos torcedores brasileiros. Poldi, como ficou conhecido nas redes sociais, conseguiu desmistificar a fama de sisudos dos alemães, postando fotos do cotidiano da seleção alemã no sul da Bahia e com legendas em português. Na reta final da Copa, tirou foto com a camisa do Flamengo e até brincou que se sente meio brasileiro por assistir novela. Podolski ficou tão popular que os internautas criaram a hashtag #FicaPodolski e a deixaram entre os assuntos mais comentados no Twitter.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários