Belo Horizonte é palco do Festival Internacional I Love Jazz 2014

julho 30, 2014



Trazer para o público mineiro o clima das primeiras décadas de surgimento do Jazz. Esta é a proposta da edição deste ano do Festival Internacional I Love Jazz, evento com entrada gratuito que acontece nos dias 08, 09 e 10 de agosto em Belo Horizonte, na Praça do Papa.

O festival quer mostrar que o Jazz tradicional é, em sua essência, popular. Para desmistificar o ritmo, considerado elitista e sofisticado, o festival promove apresentações gratuitas de jazz tradicional em locais públicos, estimula o intercâmbio entre artistas nacionais e internacionais e traz os jovens mais perto da verdadeira essência do jazz.

Uma das marcas deste ano é que o festival quer apresentar uma diversidade de nacionalidades entre os seus convidados de lugares como Estados Unidos, Argentina e Uruguai, dando espaço, sobretudo, para os clássicos. “O diferencial do festival é apresentar o jazz como se tocava naquela época, um ritmo popular, feito para dançar”, apresenta o curador Marcelo Costa.

Para chegar neste resultado, o trabalho de curadoria do festival é feito de forma ininterrupta durante todo o ano. A curadoria fica em constante contato com outros importantes festivais dedicados ao jazz de diferentes países, como o JazzAscona, na Suíça, e o French Quarter Festival, em New Orleans, berço do ritmo, nos Estados Unidos, para poder trazer novidades e convidados de outras nacionalidades.
Fotos: Portal Uai / Reprodução.

Neste ano, o I Love Jazz recebe dois gigantes do saxofone tenor, Scott Hamilton e Harry Allen, para uma apresentação inédita: os saxofonistas sobem juntos ao palco para um duelo musical. Os dois músicos estão entre os principais nomes do saxofone tenor em atividade nos Estados Unidos. Hamilton tem mais de 40 trabalhos lançados desde 1977, enquanto Allen é conhecido por suas parcerias com músicos como John Pizzarelli, Tony Bennett e James Taylor.

Entre os destaques da edição 2014 estão Maria Noel Taranto, cantora uruguaia, conhecida por sua forte presença de palco, com um estilo voltado para a musa do jazz Ella Fitzgerald; a brasileira Taryn, que também é diretora artística da Rio Jazz Orchestra, uma das mais importantes big bands em atividade no país.

Também vão tocar no festival a Swiss College Jazz Band, grupo formado em 1975 por suíços radicados no Brasil, que tem como lema para suas apresentações “O Jazz tocado com alegria”; Mark Lambert & Orquestra Radio Swing, liderado pelo músico norte-americano Mark Lambert, com um repertório dançante, focado nos anos 40; e os argentinos da Creole Jazz Band, um dos principais nomes do jazz latino-americano. Por mais de 22 anos o grupo tocou no tradicional Café Tortoni, um dos mais conhecidos pontos turísticos de Buenos Aires.


Programação


08 de agosto (sexta-feira)
19h – Maria Manoel Taranto
20h – Creole Jazz Band 

09 de agosto (sábado)
16h - Aula de dança (Lindy Hop)
17h – David Kerr e Canastra Trio
18h30 – Swiss College Dixie Band
20h – The Scott Hamilton Quartet with Harry Allen

10 de agosto (domingo)
16h - Aula de dança (Lindy Hop)
17h – Magnólia Brass Band
18h30 – Taryn
20h – Mark Lambert & Orquestra Radio Swing







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários