“Sinfonia para uma Cidade-Jardim” é destaque no Circuito Cultural Praça da Liberdade em BH

junho 26, 2014



Imagina encontrar em um único ambiente algumas das paisagens culturais mais relevantes de BH? Esta é a proposta da instalação audiovisual Sinfonia para uma Cidade-Jardim, do fotógrafo Júlio Toledo, que está em cartaz até o dia 15 de julho no 2º andar do Centro de Atendimento ao Visitante (prédio verde) do Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

A instalação vai ficar aberta ao público de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Quinta-feira, das 10h às 21h. A entrada é gratuita. No local, os espectadores poderão conferir uma projeção de fotos e de vídeos em quatro grandes telas dispostas numa sala escura com trilha musical.

Estas telas de imagens da natureza da cidade são representada por diversas florações, sobretudo dos ipês (flor-símbolo do Brasil), em harmonia com o patrimônio histórico e diferentes tipos de arquitetura que traduzem o título de “cidade-jardim” concedido a Belo Horizonte.

Os cenários desta instalação audiovisual são ruas, praças, avenidas, prédios emblemáticos, a Serra do Curral, dentre tantos ingredientes típicos da paisagem cultural da capital mineira. "No dia a dia, as pessoas passam distraidamente por essas belezas sem que ninguém as contemple pela falta de tempo e pelo frenesi típico de uma metrópole", afirma Júlio Toledo.
Fotos: Júlio Toledo / Reprodução.

Assim, como um “flaneur”, Júlio compartilha a descoberta de lugares de afetos por meio da visibilidade fotográfica que percorre a cidade. Em cada frame registrado, o fotógrafo busca aguçar a percepção das pessoas para "lugares especiais" criados pelo encontro da arquitetura e do paisagismo notáveis.

Esse trabalho vem sendo desenvolvido por Júlio Toledo há cerca de sete anos, cujo resultado final é fruto de uma parceria entre o fotógrafo e a Voltz Design. E ele confessa: "foi difícil editar tantos anos de trabalho de forma que as imagens representassem um dia inteiro na cidade". Mas o artista afirma que a tarefa valeu a pena.

Além da instalação audiovisual, Júlio é autor do projeto BH Cidade-Jardim, que contempla postais da Coleção Ipês, vendida em várias livrarias da capital, como Mineiriana, Belas Artes e CCBB-BH. Para completar, o fotógrafo está em fase de captação de patrocínio para publicar o livro BH Cidade-Jardim, aprovado pela Lei Rouanet. Para saber mais sobre a instalação audiovisual Sinfonia para uma Cidade-Jardim, ouça a entrevista que Júlio concedeu ao programa Plug, da Rádio Inconfidência:








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários