Mulheres ainda são tratadas com diferença no mercado de trabalho

março 08, 2014

Foto: Getty Imagens / Reprodução.


Basta olhar para o lado. Em muitas profissões, o sexo feminino ganha a cada dia mais espaço no mercado de trabalho. E isso se deve, sobretudo, ao aumento da escolaridade das mulheres: de cada 100 brasileiros com 12 anos ou mais de estudo, 56,7% são mulheres, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mas, mesmo com todo esse alcance, as mulheres ganham bem menos que os homens no mercado de trabalho. A maior diferença está no rendimento médio: os homens tem em média um salário de R$ 3.161, enquanto as mulheres recebem R$ 2.497 quando ocupam o mesmo posto. Além disso, apenas 27% dos cargos de liderança no Brasil são ocupados por mulheres.


# Leia também: Mulheres são finalmente anistiadas da Ditadura Militar


Mesmo ainda com essas diferenças, o Brasil está acima da média global que é de 21%, segundo dados da Grant Thornton. Apenas 3% dos cargos executivos no país são ocupados por mulheres – dado abaixo da média global, de 9%. Já quando o assunto é carteira assinada, 2,3 milhões de mulheres no Brasil conseguiram emprego desde 2011, dentre os 4,5 milhões de novos postos de trabalho abertos nos últimos três anos.

“Nós somos mais de 50% da população e mãe da outra metade. E até bem pouco tempo atrás, o protagonismo da mulher era muito invisível. Agora, a mulher está presente em diversos segmentos do mercado de trabalho em áreas até então ocupadas pelos homens, tais como Construção Civil, Metalurgia, Mecânica, Informática e tantas outras. Os números ainda são desiguais, mas há uma clara evolução do protagonismo da mulher no mercado”, diz a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci.

No Brasil, a maior parte das mulheres que ocupa cargos de liderança o faz na área de recursos humanos (16%), mas elas também se destacam no mercado financeiro, onde 15% são diretoras e 13% executivas. Ainda, segundo a pesquisa, apenas 14% das companhias pesquisas revelaram ter planos específicos para contratar ou promover mulheres para cargos de liderança nos próximos 12 meses. Além disso, 33% disseram não ter nenhuma mulher em posição de liderança.
Foto: Getty Imagens / Reprodução.

“Na prática ainda é um dilema a mulher assumir cargos de liderança, tendo em vista seu perfil multitarefas. O mercado ainda exige que as mulheres tenham um perfil masculino para chegar lá. No entanto as mulheres estão correndo atrás e buscando se aperfeiçoar cada vez mais para galgar melhores colocações dentro das empresas”, diz Ana Claudia Oliveira, sócia da Grant Thornton Brasil.

Outro dado curioso é que apenas 13% de mulheres ocupam posição no conselho das empresas brasileiras. Ainda sim, 57% apoiam a introdução de quotas em grandes companhias abertas para participação de mulheres nos boards. No mundo, o setor de saúde é o que possui maior percentual de mulheres em posição de liderança (45%), seguido pelo de educação e serviços sociais (44%) e hospitalidade (41%). Os segmentos de construção e imobiliário e mineração são os que menos possuem mulheres liderando (ambos com 19%).

Para a psicóloga especialista em Terapia Comportamental, Letícia Guedes, as mulheres desempenham com brilhantismo atividades antes realizadas apenas pelos homens e ainda continuam em busca de valorização e de direitos iguais. “A taxa média da participação da mulher no mercado de trabalho aumenta a cada dia. O homem define sucesso de acordo com seu status ou dinheiro, como as mulheres estão cada vez mais ocupando postos elevados na sociedade, elas estão ajudando a ampliar essa definição criada por eles de sucesso”. Ainda, a especialista sugere cinco dicas que podem auxiliar a mulher na obtenção do sucesso pessoal e profissional:

  • Primeiramente, toda mulher deve gostar de si. Se você não gosta do corpo que tem, procure alternativas que lhe tragam autoestima. Uma mulher poderosa se cuida, se gosta e não é desleixada.
  • Mulheres são mais emotivas! Portanto, busque o controle emocional e mantenha o equilíbrio. Procure não demonstrar fraqueza diante dos problemas cotidianos.
  • Redescubra-se. Saia da rotina, faça atividades físicas, trabalhe seu lado intelectual, desenvolva suas habilidades. Você é capaz, basta acreditar!
  • Não seja competitiva, interaja com sua equipe de trabalho. Tenha sempre uma postura profissional e simpática.
  • Exija respeito entre os colegas de trabalho. Em toda carreira bem sucedida é preciso ter postura, respeito e parceria.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários