Pesquisa inédita revela hábitos do brasileiro sobre consumo de mídia no dia-dia

março 07, 2014



O brasileiro passa quase 4 horas por dia conectado à internet, tem a TV como meio de comunicação predileto e dá mais credibilidade para uma notícia publicada em um jornal impresso, apesar de não ler mídia impressa com regularidade. Esta constatação faz parte da Pesquisa Brasileira de Mídia 2014: Hábitos de Consumo de Mídia Pela População Brasileira, divulgada nesta sexta-feira (07/03), pelo Governo Federal.

A pesquisa foi feita pelo Ibope Inteligência, a partir de uma encomenda da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) que queria saber por quais meios de comunicação o brasileiro se informa para subsidiar a elaboração de uma política nacional de comunicação.

Para a pesquisa foram ouvidas 18.312 pessoas em 848 municípios entre os dias 12 de outubro e 06 de novembro do ano passado. A pesquisa é focada diretamente nos hábitos dos brasileiros na forma como eles consomem os mais variados tipos de mídia no dia-dia. Abaixo, confira a pesquisa na íntegra:


Agora, confira alguns pontos curiosos da pesquisa de mídia selecionados pelo blog:

# 87% dos entrevistados com nível superior disseram ter acesso à internet pelo menos uma vez por semana.

# 26% das pessoas acessam a internet todos os dias, enquanto 4% de brasileiros dizem entrar na internet pelo menos uma vez na semana.

# 78% dos que têm entre 16 e 25 anos acessam a internet pelo menos uma vez por semana. Entre os idosos, com mais de 65 anos, o número cai consideravelmente, para 5%.

# 78% das pessoas que possuem renda até um salário mínimo disseram nunca usar a internet, enquanto a percentagem cai para 25% entre as famílias que recebem cinco salários ou mais.

# 53% afirmaram confiar poucas vezes em notícias de sites, redes sociais e blogs. Eles confiam mais no impresso.

# 20% dos entrevistados não confiam em informações redes sociais e blogs.

# 16% das pessoas não confiam em informações oriundas de sites.

# Quanto aos endereços eletrônicos mais acessados, o Facebook lidera com 63,6% de segunda a sexta-feira e 67,1% nos fins de semana.

# Os outros sites mais acessados são: Globo.com (7%), G1 (5,6%), Yahoo (5%) e YouTube (4,9%).

# A televisão é o meio predileto de comunicação dos brasileiros (76,4%), seguido da internet (13,1%).

# 53% dos entrevistados afirmaram não ter o hábito de acessar a rede mundial de computadores.

# O alcance da televisão é muito maior que o da web nos lares brasileiros: só 3% dos entrevistados disseram não assistir televisão.

# 75% dos entrevistados nunca leem jornais e 85% nunca leem qualquer revista. Apenas 6% dos brasileiros entrevistados disseram ler jornais diariamente.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.







Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários