#Televisão: Rafinha Bastos assume o “Agora é Tarde”, mas ainda não se encontrou no programa

março 06, 2014



Depois da conturbada saída de Danilo Gentili para o SBT, a Band optou por continuar o Agora é Tarde com outro apresentador. Para a função, foi escalado o polêmico Rafinha Bastos, que era um dos apresentadores de A Liga, já havia passado pelo CQC e pela versão mal-sucedida do Saturday Night Live (SNL), na RedeTV!.

A estreia dele à frente do talk show aconteceu na noite desta quarta-feira (05/03), por volta das 23h50, e contou com a presença do cantor (pop) sertanejo, Luan Santana.  Não houve nada de novo, até o cenário é uma releitura do que havia na temporada anterior. O programa obteve 3,8 pontos de audiência, com pico de 4,5 e share de 10,3%, segundo dados do Ibope. Número que foi considerado positivo pelos executivos da Band.

Mesmo com toda estrutura herdada do antigo apresentador, Rafinha ainda precisa se encontrar no programa. Coisa que futuramente pode ocorrer com o tempo e tem tudo para que aconteça mesmo. Mais moderado, a Band optou por um convidado light para a estreia do Agora é Tarde, uma vez que Luan Santana não está não está envolvido em nenhuma polêmica que justificasse a escolha para ser um convidado de estreia.

Poderia ser a hora da Band, mostrar um novo fôlego para o talk show como acontece na TV norte-americana, mas optou-se por fazer o feijão com o arroz e ir ajeitando o programa com o tempo. Pelo menos foi essa sensação que foi passada. Mais curto e praticamente sem intervalo comercial, o programa foi todo focado no único convidado e na histeria das meninas da plateia, fãs do cantor sertanejo.
Rafinha Bastos recebe o cantor Luan Santana no programa de estreia. Foto: TV Band / Divulgação.

Conhecido pelo humor ácido no CQC e pela piada sem graça com a gravidez de Wanessa Camargo, Rafinha vinha de uma experiência anterior no YouTube, ao comandar o talk show 8 Minutos, explorando ótimos ganchos de seus convidados. Para quem esperava alguma novidade significativa no Agora é Tarde, o programa continuou praticamente com o mesmo formato, o que é uma pena.

A única novidade nesta nova temporada é a participação de Gustavo Mendes, fazendo a presidente Dilma. Até Marcelo Mansfield e a banda com tiradas engraçadas continuam ali, do mesmo jeito, agora sob o comando de André Abujamra.

O público espera por novidades. Até porque, na semana que vem, Danilo Gentili estreia o seu talk show no SBT, o The Noite, no mesmo horário. E as comparações podem esvaziar o programa, ao invés de ajuda-lo a se fortalecer no ar.

Inspiração

Nos Estados Unidos, as três maiores redes de TV aberta (ABC, NBC e CBS) possuem talk shows com diversos humoristas à frente dos programas. É muito comum quando um apresentador sai ou vai para outra emissora, o título continuar, mas o programa ganhar uma nova identidade.

Recentemente, a NBC escalou o humorista Jimmy Fallon para substituir o apresentador Jay Leno que estava há 22 anos no comando do talk show, The Tonight Show

Aqui no Brasil, atualmente o programa é exibido na TV Paga no canal GNT. Na TV americana, além do tradicional monólogo de abertura, a entrevista é mais que um bate-papo: o convidado encara um joguinho no palco, faz declarações inéditas ou polêmicas e participa de esquetes ou paródias musicais.

E por mais que se tenha inúmeros talk shows no ar na TV norte-americana, cada apresentador, a sua maneira, consegue dar a sua cara ao formato. E isso é muito importante não só para o artista que dá a cara à tapa no vídeo, mas sobretudo para o público que quer assistir boas entrevistas, mas também quer se divertir ao ligar a televisão.
O ator e humorista Jimmy Fallon substitui Jay Leno na TV norte-americana. Foto: NBC / Reprodução.

Em breve, a TV brasileira vai viver algo semelhante na TV aberta, por volta da meia-noite. Jô Soares – que eternizou o gênero no Brasil primeiro no SBT e depois na Rede Globo, vai disputar a audiência com Danilo Gentili no The Noite, no SBT, e com Rafinha Bastos, no Agora é Tarde.

Inclusive, em alguns dias da semana, se junta a esta briga, Luciana Gimennez, com o seu Luciana By Night, na RedeTV!, e Roberto Justus, com o seu Roberto Justus Mais, na Rede Record. Ah, e não poderíamos esquecer de Marília Gabriela, que aparece todo domingo com seu programa de entrevistas no SBT (e na TV Paga no canal GNT).

Ou seja, em anos, é a primeira vez que a TV brasileira vive um momento tão plural de talk shows no fim de noite. E mais do que a oferta desta variedade de programas, é muito importante que cada um tenha a sua identidade e traga o fator novidade como frescor para atrair o público e não saturar o formato. Quem vai levar melhor neste novo momento, só o tempo dirá....ou melhor, o público, através do controle remoto.





Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários