Márcio Atalla lança documentário “Naquela Época e Hoje” sobre saúde e qualidade de vida

março 20, 2014

O educador físico Márcio Atalla lança documentário "Naquela Época e Hoje". Foto: Divulgação.


Nosso dia-dia é uma correria. Família, trabalho, estudo, namoro e amizades. E quando é que temos tempo para nós mesmo? Durante um dia atribulado, o que você faz para a sua saúde? A partir destes questionamentos, o educador físico Márcio Atalla apresenta o documentário “Naquela Época e Hoje”. O filme mostra vários depoimentos de especialistas sobre qualidade de vida e histórias reais de pessoas que mudaram seus hábitos para uma vida mais saudável.

“A ideia é mostrar para as pessoas a importância que o movimento tem na vida delas. O filme é um alerta. Uma grande reflexão", diz o educador físico que trabalha como apresentador do quadro Medida Certa, do Fantástico, na Rede Globo, e do programa Loucuras de Verão, do GNT, além de colunista da rádio CBN e da revista Época.

Com direção de Luiz Adelmo, o filme é fruto do desenvolvimento natural do trabalho realizado por Marcio há quase 15 anos como preparador físico de atletas, personalidades e artistas. Produzido pela Crug Filmes, o projeto foi realizado com apoio da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, através do ProAC 2013 (Programa de Ação Cultural).

O documentário terá lançamento nacional exclusivo para convidados no dia 24 de março, às 21h, no Espaço Bourbon de Cinema, em São Paulo, e participará das seleções de festivais internacionais, como Cannes. Em 2015, integrará o acervo das bibliotecas municipais de São Paulo. Assista o teaser do documentário:

“Eu quis levar para o filme esse trabalho sobre qualidade de vida, mostrando que, na verdade, o meio ambiente é que determina o estilo de vida das pessoas. Se pegamos como exemplo as décadas de 60 e 70, como fazemos no documentário, vemos que as pessoas faziam muito mais movimento. O corpo tinha o mínimo de movimentos para funcionar bem. Hoje, com tanta tecnologia, com a alteração do meio ambiente, pela primeira vez na história o ser humano faz menos movimento do que realmente precisa”, alerta Marcio.

Além do sedentarismo, o filme questiona como a vida moderna exige das pessoas maiores sacrifícios, principalmente nos centros urbanos. A proposta é mostrar que nem sempre o progresso levou em conta a preocupação com a qualidade de vida. E o resultado desse sacrifício na saúde pode aparecer para cobrar de nós mesmos esse descuido.

“Estamos em uma época em que temos todas as oportunidades de proporcionar exercício para o nosso corpo, e de uma maneira programada. A medicina evoluiu. Você consegue diagnóstico precoce de várias doenças. Consegue tratá-las de forma muito mais eficiente. A tecnologia também trouxe coisas boas. Queremos mostrar os aspectos positivos e negativos. A proposta do filme é fazer a gente pensar como a gente pode, com toda essa tecnologia, por meio dessas informações, viver melhor e dar esse movimento que o corpo hoje já não tem mais, naturalmente”, finaliza Márcio.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários