Livro "MTV, Bota Essa P#@% Pra Funcionar" revela curiosidades da MTV Brasil

março 28, 2014



Não poderia ter um título melhor! Durante um show do Vídeo Music Brasil (VMB), em que Caetano Veloso iria se apresentar com David Byrne, o cantor baiano reclamou da microfonia e das falhas técnicas do som e soltou, ao vivo, a pérola que marca o título do livro Zico Goes, lançado recentemente pela editora Panda Books.

De forma muito intimista, o livro "MTV, Bota Essa P#@% Pra Funcionar" revela curiosidades e histórias da MTV Brasil sob os domínios da gestão do Grupo Abril, do período em que Zico Goes – diretor de programação e conteúdo da emissora musical, trabalhou no canal entre 1991 e 2008, e de 2011 até setembro de 2013, num total de 23 anos. Zico ficou apenas dois anos fora da MTV e retornou à emissora em seus momentos finais.

Para quem foi adolescente nos anos 90 e início dos anos 2000, a MTV Brasil marcou toda uma geração. São inúmeros programas de sucesso, um dos celeiros mais férteis da TV aberta brasileira que revelou inúmeros apresentadores e humoristas, como Astrid Fontenele, Adriane Galisteu, Zeca Camargo, João Gordo, Paulo Bonfá, Sabrina Parlatore, Babi Xavier, Cazé Peçanha, Sarah Oliveira, Penélope Nova, Fernanda Lima, Chris Nicklas, Didi Wagner, Marcos Mion, André Vasco, Marcelo Adnet, Dani Calabresa, Tatá Werneck, entre outros.

A MTV Brasil sempre foi ousada. E mesmo na sua despedida não deixou de ser criativa. Mas, se perdeu quando resolveu parar de focar na música e ir para outros caminhos. No livro, Zico Goes culpa a internet – mais precisamente o YouTube, pelo fato do público preferir assistir videoclipes na internet. Mais do que culpar a web, o fato é que os envolvidos não souberam qual caminho seguir, ao invés de tratar a internet como aliada e não como concorrente.

Aliás, esse é um problema não só da MTV, mas de muitas emissoras brasileiras que, por incrível que pareça, ainda enxergam a internet como concorrente e não como mídia de apoio para a promoção e divulgação de conteúdo audiovisual. Mas, voltando a falar do livro, Zico Góes acredita também que outro culpado pela “queda da MTV Brasil” foi a falta de direcionamento.

Se por mais de uma década, a MTV Brasil se fortaleceu pelo jornalismo musical e por programas que conseguiam dialogar com o adolescente de forma informativa e irreverente, ao tentar se tornar cult e apostar todas as fichas na música pop comercial reciclável ou em bandas/artistas alternativos demais, a MTV Brasil não soube fazer a transição do público que sempre a prestigiou com aquele que vinha das redes sociais e estava descobrindo o canal.

Mais do que relembrar com carinho os inúmeros bons e maus momentos da MTV Brasil, Zico Góes revela muitas curiosidades para o público sobre a emissora. Tem detalhes sobre o Erótica MTV – considerado uma das maiores audiências do canal, o Rock Gol, o VMB, e vários outros que fizeram história. Uma delas – a mais chocante, na minha opinião, era a manipulação dos clipes exibidos no Disk MTV.

Apesar de nunca ter aceitado um “jabá”, a MTV permitia que as gravadoras inservissem na escolha dos clipes, por mais que houvesse votação do público. Isso explica o fato do Disk, que era uma das maiores audiência da emissora e o programa de maior apelo com o público jovem, ter caído de audiência, até ser limado da grade de programação.

Outro ponto interessante do livro é sobre o relacionamento dos VJs – os apresentadores que ditavam estilo e tendência na emissora. Zico conta que sempre deu preferência para apresentadores que não tinham experiência, nem vícios de outras emissoras. No entanto, a emissora abriu algumas exceções como foi o caso de Fernanda Lima e Daniella Cicarelli.

Fernanda Lima foi uma das que mais deu trabalho por conta das exigências que fazia, segundo Zico Góes. "Ela já era uma celebridade quando se tornou VJ, algo com que nunca havíamos lidado. Tinha empresário e fazia campanhas fora da emissora. Era um pouco marrenta, exigente e difícil de lidar (...) Gastamos mais com Fernanda Lima que com outros VJs da casa, mas valeu a pena. Ela era uma apresentadora de alto nível”, diz o autor em um trecho do livro.

Apesar de ter deixado de lado detalhes de alguns programas e apresentadores que fizeram parte da MTV Brasil, Zico Góes fez um livro que permite aos fãs relembrar bons momentos, descobrir histórias e entender o fim da emissora que melhor conseguiu inovar na TV brasileira, sem medo de errar e de ousar. A MTV Brasil, mesmo com poucos recursos, era extremamente criativa. Coisa que falta nas atuais emissoras da TV.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários