Livro “12 anos de Escravidão” inspira filme e revela os horrores deste período histórico

fevereiro 06, 2014



Considerada uma das passagens mais repugnante da história recente da humanidade, a escravidão dos negros de origem africana deixou marcas na nossa sociedade que até hoje ainda não foram cicatrizadas completamente. O preconceito e a discriminação são as principais chagas desse período histórico e sombrio.

Com intuito de dar voz a esta passagem da nossa história que, muitas vezes, é contada sob o ponto de vista de uma sociedade branca e elitizada, o livro 12 anos de Escravidão, lançado aqui no Brasil pela Editora Seoman, revela os horrores da escravidão sob a ótica muito particular de um homem negro livre que, após ser sequestrado, viveu 12 anos como escravo.

Baseado numa história real, Solomon Northup, cidadão livre de Nova York, foi sequestrado em Washington em 1841, e resgatado em 1853, em uma plantação de algodão em Louisiana. Ele, que era um homem casado, trabalhador e violinista, foi afastado do convívio da sua família, após uma falsa promessa de emprego.

A história que choca até hoje pela riqueza de detalhes se transformou em filme pelas mãos do diretor britânico Steve McQueen e do roteirista John Ridley. O filme tem estreia prevista no Brasil para o dia 21 de fevereiro, com distribuição da Disney Filmes. 12 anos de Escravidão concorre ao #Oscar2014 em nove categorias e, recentemente, ganhou o Globo de Ouro na categoria melhor drama. Assista o trailer:


Solomon Northup é um homem letrado, violinista e conhecido por ser um empreendedor em ascensão. Após receber uma oferta falsa de trabalho, ele é sequestrado, drogado e comercializado como escravo na região do Rio Vermelho, no estado de Louisiana, onde permaneceu por 12 anos.

Em linhas gerais, o livro conta toda jornada de servidão de Northup, com relatos de sua vida e dos acasos que a pontuaram. De forma dramática e angustiante, o protagonista discorre sobre a sua rotina exaustiva de trabalhos e de castigos, passando por vários senhores no decorrer dos anos. Apesar de tudo, por todo este tempo, ele não perdeu a esperança e aguentou firme até ser resgatado.
Cena do filme "12 anos de Escravidão". Foto: Divulgação.

Ainda, a obra discorre sobre a crua realidade que as pessoas negras eram submetidas nas senzalas, e isto ocorre já em uma época em que os abolicionistas lutavam arduamente pelos direitos dos escravos. Mas ainda em alguns estados era comum ver cidadãos sendo levados e escravizados às vezes até por toda vida.

Em uma escrita simples, ágil e intimista, o livro retrata a vida de um escravo, uma narrativa que conta o período muito difícil para a população negra dos Estados Unidos: detalhes históricos, perigos e horrores da escravidão. Mesmo com muita luta e persevença, a libertação de Northup só acontece em janeiro de 1853, graças ao abolicionista canadense Avery Bass.

Narrado em primeira pessoa, o livro relata com uma riqueza de detalhes este período sombrio na história dos Estados Unidos, cuja abolição total da escravatura só viria ocorrer dez anos depois, em 1863, por meio da sentença do presidente Abraham Lincoln. A obra foi publicada pela primeira vez em 1854 e só recebeu uma adaptação cinematográfica no ano passado.
Cena do filme "12 anos de Escravidão". Foto: Divulgação.

Solomon Northup nasceu em julho de 1808, em Saratoga Springs, Nova York. Ele escreveu o livro seu primeiro ano de liberdade como forma de dar voz às crueldades cometidas no período que permaneceu como escravo, apesar de ser um homem livre.

Ele também deu dezenas de palestras, em todo nordeste dos Estados Unidos, sobre suas experiências como escravo, a fim de apoiar a causa abolicionista. As circunstâncias e data da morte de Northup são incertas, mas suspeita-se que tenha ocorrido no ano de 1863.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Sem sombra de dúvida, um livro muito interessante sobre um importante período da história. Além disso, trata-se também da jornada de um homem que renasceu da dor e da justiça de uma época cruel como a retratada no livro. Infelizmente, ainda não tive a oportunidade conhecer a obra mas estou muito interessado.

    ResponderExcluir
  2. Eu também ainda não tive a oportunidade de ler a obra, mas penso que o texto leva-nos à uma importante reflexão sobre um momento muito triste da história da humanidade. Quanto ao filme, acredito que este contribuirá bastante para a divulgação do livro.

    ResponderExcluir