#CaféLiterário: E-book gratuito do livro "Volta ao mundo em 13 escolas"

janeiro 16, 2014



O Café Literário desta semana quer propor uma discussão sobre a educação no Brasil e no mundo. Será que é possível descobrir experiências inovadoras nesta área? Foi a partir deste questionamento que os autores André Gravatá, Camila Piza, Carla Mayumi e Eduardo Shimahara escreveram o livro, Volta ao mundo em 13 escolas.

Com versão digital gratuita, o livro apresenta ao leitor diversos exemplos de escolas de ensino básico, fundamental, médio e superior que investem em modelos diferentes de educação que conseguem dialogar melhor com o mundo contemporâneo. E o mais bacana é que essa volta ao mundo da educação começou pelo Brasil.

E, por mais que estejamos acostumados de ver nos noticiários exemplos ruins de escolas que estão em greve e professores com péssimas condições de trabalho, existe sim aqui no Brasil vários exemplos de escolas que resolveram quebrar algumas barreiras culturais, políticas e sociais para propor uma educação de qualidade aos seus alunos.

Esse grupo de pesquisadores e autores do livro viajou pelos cinco continentes atrás de instituições de ensino que trabalhassem a educação aliada ao empreendedorismo e ao incentivo à realização dos sonhos, bem como os conceitos de valorização pessoal, autoestima, afinidade, cooperação e felicidade.

Para elaborar o livro, os autores se dividiram em visitas pela Argentina, Estados Unidos, África do Sul, Suécia, Inglaterra, Espanha, Indonésia e Índia. No Brasil, foram escolhidos três exemplos em São Paulo e um em Minas Gerais. E detalhe: ele foi totalmente financiado de forma colaborativa na internet, o chamado crowdfunding.

Mais do que contar todas as histórias maravilhosas que há neste e-book, gostaria de convidar os leitores do Café com Notícias para ler esse livro. Independente se você é ou não educador, se tem filhos, sobrinhos ou conhecidos em idade escolar. Acredito que a educação é de todos nós. Um trabalho coletivo da sociedade por um mundo melhor.

E como o e-book é gratuito não tem desculpa: é só baixar e compartilhar o link com os amigos e, quem sabe, com os profissionais da escola do seu filho, irmão ou sobrinho. Todos juntos pela educação! Bora semear bons exemplos. Para baixar o e-book Volta ao mundo em 13 escolas, clique aqui.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários