Cine Café – Documentário "Blood Money" discute a indústria do aborto inseguro

novembro 19, 2013


Você é contra ou a favor do aborto? Independente da sua resposta, saiba que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 20 milhões de abortos inseguros são praticados no mundo. Entende-se por inseguro, a interrupção da gestação feita de forma insalubre e/ou sem o auxilio de um profissional de saúde qualificado.

Mas, e quando há por detrás um forte comércio de clínicas clandestinas para a realização do aborto? O que fazer? Este é o pano de fundo do documentário americano "Blood Money - aborto legalizado", de David Kyle, que denuncia a milionária indústria do aborto nos Estados Unidos. Confira o trailer:

Mesmo após os 40 anos de legalização do aborto nos Estados Unidos, o documentário apresenta uma série de casos e de depoimentos de mulheres que foram coagidas pela sociedade ou até mesmo pelos próprios companheiros a realizar um aborto e como as consequências deste ato as abalaram de forma psicológica e afetiva.

"Blood Money - aborto legalizado" está em exibição em algumas salas de cinema brasileiras, desde a última sexta-feira (15/11). No Rio de Janeiro, o documentário está sendo exibido no Espaço Itaú de Cinema, localizado na Praia de Botafogo, 316, sala 3, às 15h30; 17h; 18h30; e 20h (legendado). 

No Recife, a exibição acontece no Cine Rosa e Silva em horários alternativos, segundo a programação. Em Belo Horizonte, ainda não há uma data, nem lugar de exibição, divulgados. Para ver a lista completa das cidades que o documentário será exibido, clique aqui. Ou ainda, o documentário "Blood Money" está disponível no YouTube com uma versão em inglês e outra em espanhol.

O documentário mostra, por exemplo, o desespero inicial da maioria das mulheres ao descobrir uma gravidez indesejada ou fora de hora – além de mostrar um posicionamento crítico perante o número de casos de depressão e de suicídios após o aborto nos Estados Unidos.

"Blood Money - aborto legalizado" mostra ainda o drama de mulheres que "despejam" seus bebês no vaso sanitário, quando recorrem a remédios em vez do aborto em clínicas legalizadas, porém, em sua maioria sem higiene e boas condições de esterilização. O índice de hemorragias é enorme e pode levar à morte.

O filme é apresentado por Alveda King, ativista pró-vida e sobrinha do líder pacifista Martin Luther King. "A maior parte dos 3.500 abortos/dia é feita em mulheres negras, sem nenhuma orientação de saúde qualificada, com sérias consequências a saúde destas mulheres", explica.

No Brasil, uma das maiores porta-vozes do filme é a cantora Elba Ramalho. "Assim que cheguei ao Rio, ainda em início de carreira, engravidei e optei pelo aborto. Isto me traumatizou durante anos, afinal, naquele momento eu produzi a morte. Hoje, procuro me redimir levantando a bandeira Pró-Vida e fazendo um trabalho voluntário com as meninas grávidas de baixa renda”, disse a cantora na pré-estreia do filme, no Rio de Janeiro.

O aborto

No Brasil, uma mulher morre a cada dois dias devido a abortos inseguros. Dados da Pesquisa Nacional do Aborto (PNA) apontam que 60% das mulheres brasileiras já fizeram aborto entre 18 e 29 anos, enquanto 24% fizeram entre 20 e 24 anos.

Segundo o artigo 128 do Código Penal brasileiro, de 1940, o aborto é permitido em caso de violência sexual assim como em caso de risco de vida para a mãe e, em decisão posterior do Supremo Tribunal Federal (STF), também nos casos de anencefalia fetal.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários