Café Literário – Livronauta, A 5ª Onda e Hercule Poirot

setembro 12, 2013




Bem-vindo ao Café Literário, a sua dose semanal de literatura! Nesta temporada, a seção está sob os cuidados do escritor em formação, apaixonado por literatura e autor do blog Escriba Encapuzado, Tiago K. Pereira*, novo colunista do blog @cafecnoticias. Semanalmente, você irá conferir por aqui novidades do mundo literário, entrevistas, resenhas e, até mesmo, sorteio de livros. Acompanhe:


Saudações, querido leitor. As Notas Literárias desta semana trazem muitas novidades. Vamos falar sobre o sucesso do livro A 5ª Onda, que já entrou para a lista dos mais vendidos, e dar uma dica interessante para quem curte livros, filmes e álbuns de música antigos ou raros. Também vamos repercutir o retorno de Hercule Poirot, célebre personagem de Agatha Christie. Confira e fique bem informado!

Best-seller

Escrito pelo americano Rick Yancey, A 5ª Onda é uma das maiores surpresas deste ano. Apenas duas semanas depois de seu lançamento em maio, o livro já ocupava o segundo lugar da lista dos mais vendidos do The New York Times, alternando posições pelos dois meses seguintes.

Descrito como uma ficção científica com elementos de ação, drama e romance voltada tanto para o público jovem quanto o adulto, a obra é a primeira de uma trilogia sobre uma invasão alienígena à Terra. Clichê? Nem tanto.

Inspirando-se em fontes do mundo pop, o livro traz uma trama distópica. Foram quatro os ataques que levaram a raça humana à beira da extinção: um pulso eletromagnético provocou o retorno à era pré-industrial; uma placa lançada sobre uma falha geológica gerou um tsunami descomunal; um vírus chacinou 99% dos sobreviventes; humanos foram abduzidos para ter suas consciências substituídas pela dos invasores.

Agora, um novo ataque está a caminho. No que consiste A 5ª Onda? Só lendo para descobrir. Como parece ser de praxe em obras do gênero, o trabalho de Yancey já teve os direitos de adaptação vendidos para a Sony Pictures, portanto, logo haverá um filme por aí. No Brasil, o livro foi lançado pela editora Fundamento e pode ser adquirido neste site.

Retorno

O detetive belga Hercule Poirot, personagem mais icônico da autora britânica Agatha Christie, voltará à ativa, 39 anos depois de sua última aventura em Cai o Pano – livro escrito na década de 1940, mas publicado apenas em 1975, menos de um ano antes do falecimento da “Rainha do Crime”.

De posse dos direitos sobre as obras de Christie, a Acorn Productions anunciou que a também britânica Sophie Hannah será a responsável pelo retorno de Poirot. "Espero criar um quebra-cabeça que confundirá e frustrará o incomparável Hercule Poirot por pelo menos alguns capítulos", declarou Hannah, que já publicou oito thrillers psicológicos em mais de 20 países.

A publicação do novo livro, ainda sem título, está prevista para setembro de 2014 no Reino Unido pela HarperCollins. Aos fãs do personagem, resta esperar e torcer para que novas aventuras venham por aí, a exemplo do que tem acontecido com outro famoso detetive em livros como A Casa de Seda e a série O Jovem Sherlock Holmes.

Livros baratos

Sebos são excelentes alternativas para o leitor que busca aquela edição rara de uma obra ou deseja abarrotar suas estantes de livros sem gastar muito. Mas percorrer a cidade em busca desses pequenos paraísos é exaustivo. Há livreiros que negociam seus acervos pela Internet, é claro, mas encontrá-los é um verdadeiro desafio à paciência. Ou assim costumava ser.

O portal Livronauta foi criado para facilitar a vida do leitor e aproximá-lo de sebos de diversas partes do país. Criado em 2010, o site conta hoje com mais de 500 lojas cadastradas e mais de 3 milhões de títulos.

Após um breve cadastro na rede, o usuário pode pesquisar em diversas categorias, comparar preços e comprar livros diretamente com os sebos, que entregam por encomenda. Negociando também LPs, CDs e DVDs, o Livronauta se mostra uma alternativa interessante ao Estante Virtual, outro grande portal de seminovos.

Infernos de Dante

Escrito pelo poeta italiano Dante Alighieri entre os longínquos anos de 1304 e 1321, A Divina Comédia é um clássico da literatura mundial que até hoje influencia diversas esferas artísticas. Pintores, escritores, cineastas e até desenvolvedores de jogos já se inspiraram no poema épico que trata da jornada de um homem pelo Inferno, o Purgatório e o Paraíso.

Este artigo, por exemplo, lista algumas dessas obras dantescas e trata um pouco da estrutura do poema. É uma pena que o autor não tenha comentado também sobre o jogo Dante's Inferno e o filme Amor Além da Vida, com Robin Willians.Confira o trailer de Amor Além da Vida:


Arte

Eis outro incrível trabalho de arquitetura a serviço da difusão da leitura e do conhecimento. A Biblioteca de Birmingham, na Inglaterra, foi projetada pelo escritório holandês Mecanoo para substituir a tradicional Biblioteca Central, fechada em junho e marcada para demolição no ano que vem.

Situado entre edifícios históricos e uma praça, o edifício exibe na fachada padrões de ouro, prata e vidro que referenciam um quarteirão de joalharias da cidade. Há espaços para leitura nos níveis inferiores, salas de pesquisa e acervo nos superiores, um anfiteatro e um agradável terraço.

Reservado para uma abrigar uma extensa coleção de obras de William Shakespeare, o último nível é uma atração especial. Inaugurada em setembro, a nova biblioteca pode até ser tida como a maior da Europa hoje, mas está longe de ser mais bonita do que aquela da cidade holandesa de Spijkenisse, sobre a qual já escrevi aqui na coluna. Confira mais imagens da Biblioteca de Birmingham aqui.

Proposta criativa

Esqueça o tradicional brinde com champanhe no jantar em família ou o arriscadíssimo (vai que a pessoa diz não?) pedido de casamento em estádio de futebol lotado. Cada vez mais criativas, as propostas de casamento hoje são feitas na forma de flashmobs, videoclipes, trailers de cinema, jogos e até de simulações de acidentes aéreos.


Ah, sim, e em livros infantis: Paul Phillips decidiu pedir a mão de sua então namorada Erika Ramos escrevendo um livro ilustrado sobre um gorila que se apaixona por uma girafa e propõe casamento em uma biblioteca. Clique aqui para conferir a historinha.






*Perfil: Tiago K. Pereira é escritor de coração e servidor público por necessidade. Aficionado por letras, livros e curiosidades do mundo nerd, Tiago busca realizar seu sonho de se tornar um escritor profissional. Entre rascunhos de histórias e telas de programação, ele se aproxima do mundo da literatura escrevendo no Escriba Encapuzado e para a seção Café Literário do blog Café com Notícias.



  


Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Gostei da dica do livro A 5ª Onda. Já li algumas resenhas sobre este livro e parece ser muito bom. Parabéns pela coluna!

    ResponderExcluir
  2. Francisco Bertoletta12 de set. de 2013, 18:50:00

    Como sempre, muito bem feita a coluna. Gostei de saber do site Livronauta. Não o conhecia.

    ResponderExcluir
  3. Linda essa biblioteca. Eu gosto muito de ver como arquitetura casa com a arte. Um dia ainda quero conhecer a Biblioteca de Birmingham, na Inglaterra. Uma obra de arte. Tô apaixonada!

    ResponderExcluir