Café vê TV – Amor à Vida, Dona Xepa, Conta Corrente e futebol

maio 20, 2013



Compartilhar informações sobre os bastidores da TV, além de opinar sobre lançamentos e atrações. Trata-se da proposta desta seção do blog @cafecnoticias, o Café vê TV. De forma semanal, você confere as principais notícias do mundo do entretenimento. Acompanhe:
Final

Difícil não começar a coluna desta semana sem falar no final estranho da novela das nove Salve Jorge, que deixou inúmeras histórias no ar. O “último voo” da trama de Glória Perez, garantiu 45 pontos e um share de 75% dos televisores ligados na volta de Morena para o Morro do Alemão. Mesmo na liderança absoluta do horário, Salve Jorge sai de cena como um dos trabalhos mais gongados de Glória, seja pelos erros de continuidade na história, seja pela vilã canastrona, o herói pastel e o país exótico – no caso a Turquia, que não emplacaram.

Em anos, foi a primeira vez que assisti um final de novela das nove com todos os desfechos previsíveis e sem nenhum gancho dramático que pudesse surpreender o telespectador que acompanhou o folhetim nos últimos meses. O mérito maior da novela foi ter levantado o debate a respeito do terror do tráfico humano e, além disso, ter dado status de protagonista a delegada Helô, de Giovanna Antoneli, e de antagonista a Maria Vanúbia, de Roberta Rodrigues, que tinha tudo para ser um daqueles personagens de esquetes eternas do Zorra Total.

Ao não aceitar as inúmeras críticas dos telespectadores e insistir que o público deveria “aprender a voar” com a sua novela, Glória Perez se perdeu na sua própria história, tendo que muitas vezes recorrer ao Twitter para explicar alguns “voos”, como foi no caso da Igreja aberta 24 horas e no alçapão de fuga na boate das traficadas que Morena sabia, mas que nunca usou, nem compartilhou com as outras meninas. Escrever novela não é fácil....e Glória escreve novelas há anos sozinha. Talvez esteja na hora de pedir a colaboração de mais um roteirista para que os próximos voos sejam em céu de brigadeiro.

Estreia

Nesta segunda-feira (20/05), estreia a nova novela das nove da Rede Globo, Amor à Vida. Escrita por Walcyr Carrasco, com direção de núcleo de Wolf Maya e direção geral de Mauro Mendonça Filho, a trama é ambientado em São Paulo e mostrará também paisagens do Peru nos primeiros capítulos. Além de abordar o debate dos vários tipos de amores que uma grande cidade pode ter, a novela vai debater temas interessantes como a adoção, autismo, união estável gay, barriga de aluguel, inveja entre irmãos, ética e até que ponto o ser humano é capaz de ir por dinheiro? Para assistir o trailer da novela, clique aqui.

Walcyr que quase saiu da Globo, após as acusações de Aguinaldo Silva de que o teria plagiado, se mostra bastante empolgado em entrar para o primeiro time de autores da Globo. "Quero falar de famílias. Desde as mais tradicionais, com segredos ocultos, até as modernas, em suas novas formações. São Paulo é uma cidade internacional, com parques incríveis. É esse lado que vamos valorizar! A ideia é propor ao público uma novela ágil, com ritmo de série e com vários acontecimentos ao mesmo tempo....é um trabalho diferente de tudo que já fiz, apesar de sempre escrever as minhas novelas em São Paulo, cidade que eu amo, conheço e vivo há muito tempo”, conta.

Amor à Vida começa contando a difícil escolha de Paloma (Paolla Oliveira) diante de um impasse que poderá mudar sua vida: seguir a carreira de médica, como seu pai César (Antônio Fagundes) e sua mãe Pilar (Susana Vieira) desejam; ou se entregar às aventuras de um louco amor nos braços de Ninho (Juliano Cazarré)? Escolhas que podem mudar o destino dela e de seu irmão, Félix (Mateus Solano), um homem ambicioso e que não poupará nem mesmo a irmã para atingir todos os seus objetivos. E o acaso também reserva uma surpresa para Paloma: Bruno (Malvino Salvador) e sua filha, Paulinha (Klara Castanho). Esse encontro mudará de vez o rumo destas três vidas.

Remake

Nesta terça-feira (21/05), a Rede Record estreia a nova novela das 22h, Dona Xepa. Inspirada na peça teatral homônima de Pedro Bloch, o folhetim é escrito por Gustavo Reiz e marca uma nova fase da teledramaturgia da emissora. Pela primeira vez, a Record aposta em uma novela mais curta, com 96 capítulos, 36 personagens e inteiramente gravada em 24 quadros, mesmo recurso já utilizado nas novelas da Rede Globo, que lembra cinema.

Com custo de R$ 200 mil por capítulo, esta é a primeira vez que a atriz Ângela Leal, de 66 anos, encarna uma protagonista. “Além de me sentir valorizada, minha experiência faz com que tudo pareça mais leve. Não existe o peso que essas jovens atrizes de hoje sentem em carregar uma novela nas costas. Tenho 40 anos de televisão. Estava em um momento de trabalhos esporádicos e mais tranquilos. Mas não conseguiria dizer 'não' para esse papel”, confessa.

Sob direção geral de Ivan Zettel, a novela é ambientada em São Paulo e conta a história de uma mãe que faz tudo pelos filhos. Sem muita instrução, Dona Xepa (Angela Leal) fala tudo errado e isso envergonha os filhos Rosália (Thais Fersoza) e Édison (Arthur Aguiar). A feirante ganhou esse apelido por distribuir as sobras em sua barraca aos pobres. Abandonada pelo marido Esmeraldino (José Dumont), Xepa sustenta os filhos trabalhando muito. Em sua primeira novela solo, Gustavo Reiz pretende dialogar com a internet e debater as mudanças de costumes provocadas pela ascensão na nova Classe C. Assista o trailer da novela: 


Nacional 

O modelo e ator, Gui Inácio – que trabalha também como apresentador do TNT Movie Club e do Discovery Channel, quer investir cada vez no mercado brasileiro. Nascido aqui no Brasil, ele mora nos Estados Unidos desde os 13 anos e afirma que começou na carreira de modelo por acaso, graças ao apoio de uma namorada do irmão mais velho dele. Depois, começou a fazer comerciais e tomou gosto pela atuação e, consequentemente, pela apresentação.

“Sinto que com cada nova temporada do programa, eu posso melhorar algo, colocando em pratica o aprendizado obtido na temporada anterior. O TNT Movie Club já me abriu portas para inúmeros outros trabalhos, inclusive um projeto para o Discovery Channel. E agora com toda essa exposição, estou decidido a dedicar maior parte do meu tempo ao mercado Brasileiro”, diz @guiinacio em entrevista ao Blog Televizão.

Novidade
 

Nesta sexta-feira (24/05), a apresentadora Adriane Galisteu estreia no canal Investigação Discovery (canal 71 na Oi TV), com o programa Paixões Perigosas. A atração reconstitui histórias reais de aventuras amorosas que parecem saídas obras ficcionais como séries, filmes e novelas, mas são casos reais. 
“É um trabalho muito diferente de tudo que já fiz na televisão e como uma pessoa movida a desafios está sendo uma excelente experiência. Sempre assisti a programas de crime e investigação, mas nunca imaginei que estaria envolvida em um deles”, explica Galisteu.
 

O programa vai contar casos de traições, triângulos amorosos, romances tórridos e clandestinos são temas que deixaram de ser apenas de novelas. Relacionamentos extraconjugais empreendidos por homens e mulheres são abertamente discutidos por novelas, filmes, noticiários ou conversas ocasionais. Abaixo, confira o making of do programa:


Ignorou

Apesar da ótima fase do futebol do clube Atlético-MG – que ganhou nesse domingo (19/05) o Campeonato Mineiro, a Rede Globo optou por cortar, de forma abrupta, a comemoração dos jogadores mineiros para passar a vitória do Corinthians, casada com o primeiro bloco do Domingão do Faustão. Se a TV é nacional, porque a insistência de evidenciar apenas um clube? E outra: se uma Praça está transmitindo a final do seu mais importante campeonato, porque cortar para transmitir um time de outro Estado? Ninguém entendeu nada.
Foto: João Godinho / O Tempo / Reprodução.

E por falar em ignorar, a Globo optou por não transmitir na TV aberta, o próximo jogo do time mineiro na #Libertadores contra o Tijuana, nesta quinta-feira (23/05), às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Caliente, no México. Como a prioridade de audiência da TV aberta sempre foi São Paulo ou o Rio de Janeiro, a Vênus Platinada não mostrou mais interesse com o campeonato, uma vez que os principais clubes – como Corinthians, Palmeiras e São Paulo, saíram da disputa. Com isso, nem a TV Globo Minas exibirá o jogo na TV aberta de forma local, apenas os canais da TV Paga, SporTV e FOX Sports. O esporte nacional só perde com isso.

Canja

A atriz e humorista Tatá Werneck, que está no elenco de Amor à Vida, deu uma canja da sua versatilidade ao ser repórter por um dia no Fantástico, no último domingo (19/05). Ao fazer a matéria sobre a vida das "maria-chuteira", Tatá mostrou que além de atriz é uma ótima comunicadora, pois se saiu muito bem. Poderia ter, inclusive, um quadro fixo nesta linha no @ShowdaVida. Abaixo, assista a matéria:

Economia

Desde o dia 09 de abril, a Globo News (canal 40 na OiTV) está exibindo de segunda a sexta-feira, sempre às 21h, o novo Conta Corrente. Apresentado pelo jornalista e economista Dony de Nuccio, em meia hora, o programa foge do “economês” e trata de temas ligados a economia que estejam mais presente no dia do telespectador. Desde que as mudanças foram implementadas, o noticiário ficou mais leve e tem se tornado um dos destaques positivos entre os assinantes do canal de notícias da Globosat.

"Estamos fazendo um jornal mais próximo de quem não é especialista. Afinal, quem não quer dicas para avançar mais rápido na carreira, organizar a vida financeira, conhecer boas alternativas de investimento e se familiarizar com os passos que levam os empreendedores ao sucesso? São assuntos que interessam a todos, independentemente do momento profissional, da idade ou da classe social", disse Dony em entrevista ao Portal Imprensa. Abaixo, assista um trecho do novo Conta Corrente:


Pelo Twitter













Tem sugestão de pauta? Envie e-mail para wander.veroni@gmail.com





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.

                                                                    


Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Tenho as minhas dúvidas se essa novela Amor à Vida vai ser boa mesmo. Enfim, pelas chamadas na TV parece interessante. Vou ver hoje para tirar a prova dos 9...rs

    ResponderExcluir
  2. Falta de respeito da Globo Minas cortar a comemoração do Atlético-MG e, ainda por cima, não passar nacionalmente o jogo do Galo na Libertadores. Que decepção!

    ResponderExcluir
  3. Assisti Salve Jorge e fiquei revoltada com o final da novela. Ficou um monte de coisa no ar que não teve resposta, nem um final decente. Me interessei por essa novela da Record que nem sabia que ia estrear....parece que vai ser boa, hein.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Wander.

    Apenas um esclarecimento: o jogo entre Tijuana e Atlético-MG não terá exibição da Globo. E não é por opção da emissora ou por preterir o Atlético. O jogo é quinta, às 21h30, e o único horário de futebol durante a semana, na Globo, é quarta, às 22h, depois da novela.

    ResponderExcluir