Café Literário – Fórum das Letras, Dan Brown e livros digitais

maio 23, 2013



Bem-vindo ao Café Literário, a sua dose semanal de literatura! Nesta temporada, a seção está sob os cuidados do escritor em formação, apaixonado por literatura e autor do blog Escriba Encapuzado, Tiago K. Pereira*, novo colunista do blog @cafecnoticias. Semanalmente, você irá conferir por aqui novidades do mundo literário, entrevistas, resenhas e, até mesmo, sorteio de livros. Acompanhe:


Saudações literárias, querido leitor. Você já ouviu falar do Fórum das Letras? É fã de Stephen King e J.R.R. Tolkien? Costuma ler livros em celular ou em tablet? Já sabe sobre o novo livro de Dan Brown? Está em busca de curiosidades ou de dicas para aspirantes a escritor? Esta semana escrevo sobre tudo isso e um pouco mais nas Notas Literárias:


Fórum das Letras

De 29 de maio e 02 de junho, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) promove o Fórum das Letras de Ouro Preto. O objetivo do evento é valorizar a identidade e a diversidade da literatura produzida em países de língua portuguesa.

Desde sua primeira edição, em 2005, o Fórum das Letras vem recebendo os mais importantes autores da literatura contemporânea. O evento, cujas atividades são gratuitas, divide-se em Programação Principal, Fórum das Letrinhas, Ciclo de Jornalismo e Literatura e Via-Sacra Poética.

Simultaneamente ao Fórum, de 30 de maio a 01 de junho, acontece o 9º Encontro Nacional da História da Mídia com o objetivo de discutir as fronteiras conceituais e as diferenças entre história da comunicação e história da mídia. Entre os assuntos debatidos, o encontro vai discutir a TV Educativa no Brasil, as Redes Sociais na História da Mídia e a cobertura da imprensa no período ditatorial. Toda a programação é gratuita e pode ser conferida neste site.

Mãe de Santo Imortal

Maria Stella de Azevedo, ou Mãe Stella de Oxóssi, 88 anos, foi eleita para a Academia de Letras da Bahia, mais precisamente para a cadeira 33, outrora ocupada por ninguém menos que o poeta Castro Alves. Ela publicou seis livros – mais até do que alguns imortais da Academia Brasileira – e escreve quinzenalmente (e à mão) para o jornal A Tarde de Salvador. A posse ocorrerá em setembro. “(...) foi a comunidade que proporcionou isso e achei uma recompensa”, disse em entrevista publicada pela Carta Capital.

Academia Mineira de Letras

Já em Minas Gerais, quem foi eleito por unanimidade para a presidência da Casa foi Olavo Romano, 74 anos, autor de nove livros (sete deles adotados em escolas de todo o Brasil), contador de histórias e integrante do grupo de escritores Coletivo 21

Romano concorria como vice-presidente do candidato Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, mas assumiu a liderança da chapa depois que este foi nomeado presidente do Instituto Brasileiro de Museus em Brasília. O mandato terá duração de três anos.

Ofício da Palavra

O escritor mineiro Luiz Vilela participa da 57ª edição do Ofício da Palavra. Autor de Tremor de Terra, sua estreia literária agraciada com o Prêmio Nacional de Ficção de Brasília, Vilela tem mais de 40 anos de carreira literária. O romance Perdição (Record, 2011) é a sua obra mais recente. Dia 28, às 19h30, no Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte. Entrada franca.

E-books liberados

A Google Inc. atualizou o aplicativo de compra e leitura de e-books, o Play Livros: este passa a ter suporte aos formatos EPUB e PDF de compras feitas fora da Play Store, de sua propriedade. 

Os usuários de dispositivos móveis baseados em Android e iOS (sistema do iPhone e do iPad) podem carregar até 1000 livros na conta no Google Play gratuitamente e sincronizar a leitura de cada um deles, guardando posição da página, favoritos e notas.

Contra o e-book?

Em entrevista, o escritor norte-americano Stephen King disse que não tem planos para uma versão digital de seu novo romance, Joyland, com lançamento previsto para o dia 4 de Junho. Em 2000, King foi considerado um dos pioneiros do e-book ao publicar, exclusivamente neste formato, Riding the Bullet, vendido à época por $2,50 (algo próximo de R$ 5,00). O cenário de Joyland é um parque de diversão da Carolina do Norte do ano de 1973.

Inferno de Dan Brown

A nova aventura do simbologista Robert Langdon teve o lançamento adiantado para o último dia 20 pelo Arqueiro, selo da Editora Sextante. O protagonista de O Código Da Vinci, Anjos e Demônios e O Símbolo Perdido – obras que, juntas, venderam mais de 150 milhões de cópias pelo mundo – foi interpretado nos cinemas por Tom Hanks. Inferno está disponível em formato físico e digital.

O Grande Gatsby

Na onda do lançamento eminente da nova adaptação cinematográfica do clássico americano de F. Scott Fitzgerald, a Cia das Letras sorteará cinco livros à escolha daquele que for capaz de resumir a obra em 140 caracteres. A participação se encerra à meia-noite de 25 de maio e o autor da melhor resposta será divulgado no blog da editora no dia 29 de maio. Gatsby também está sendo relançado pela Editora Leya. Assista o trailer oficial de O Grande Gatsby:



Universo Butor

Obra que reúne poemas do contemporâneo escritor francês Michel Butor será lançada dia 25 em Belo Horizonte. O evento ocorre no Café com Letras, na Savassi, às 11 horas. A entrada é franca.

Senhor de Camelot

Foi lançado, recentemente, The Fall of Arthur, poema narrativo sobre o lendário rei britânico escrito por J.R.R. Tolkien, autor de O Hobitt e O Senhor dos Anéis. Editado pelo filho, Christopher Tolkien, o livro traz, a exemplo do que foi feito em Contos Inacabados, inúmeras experimentações e notas do autor que remontam à década de 30. O livro estará disponível em versão física e e-book e já tem tradução prevista para o final do ano pela WMF Martins Fontes.

Crônicas em Cordel

A ilustradora brasileira Marianna Steffens imaginou uma adaptação em cordel da obra do escritor americano George R. R. Martin e recriou as capas dos cinco livros da série Crônicas de Gelo e Fogo. A propósito, o autor deu sua primeira entrevista ao Brasil esta semana, falando de outra série autoral de sucesso, Wild Cards.

Capas cretinas

Inspirado por uma seleção de piores capas de livros clássicos promovida pela Flavorwire, o escritor Sérgio Rodrigues criou versões próprias para obras nacionais e desafiou os leitores de sua coluna no site da revista Veja a fazerem o mesmo. A resposta foi imediata e divertidíssima.

Não entre em pânico

No dia 25 de maio é celebrado o Dia Internacional da Toalha, uma homenagem bem humorada criada por fãs do escritor britânico Douglas Adams, falecido em 2001. Adams é o autor da famosa trilogia de cinco livros iniciada com O Guia do Mochileiro das Galáxias. Esta é a 13ª edição da celebração, que consiste em passar o dia com uma toalha a tiracolo. A data também é conhecida como Dia do Orgulho Nerd por corresponder à estreia do primeiro filme da série Star Wars, ocorrida em maio de 1977.

Dicas para escritores (e editoras)

Confira estes 10 valiosos tópicos elaborados por Andréa Biancovilli, sócia-proprietária da Editora Biancovilli. Leitura obrigatória para quem tem dúvidas sobre os modelos de publicação à disposição de escritores, iniciantes ou profissionais.



E então, leitor: curtiu as notas literárias? O que você gostaria de ver mais na seção Café Literário do blog Café com Notícias? Deixe seu comentário abaixo ou nos envie um e-mail e ajude a melhorar este espaço.





*Perfil: Tiago K. Pereira é escritor de coração e servidor público por necessidade. Aficionado por letras, livros e curiosidades do mundo nerd, Tiago busca realizar seu sonho de se tornar um escritor profissional. Entre rascunhos de histórias e telas de programação, ele se aproxima do mundo da literatura escrevendo no Escriba Encapuzado e para a seção Café Literário do blog Café com Notícias.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

8 comentários

  1. Bacana saber sobre mais um lançamento relacionado ao rei Arthur!esse é mesmo um personagem épico.Agora resumir uma história em apenas 140 caracteres exige muita capacidade de sintetização bem difícil! Parabéns e boa sorte com a coluna!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um poder sobrenatural de síntese como o dos mestres Sérgio Fantini, Rinaldo de Fernandes e outros. Mas com a prática... ;)

      Abraços,
      Tiago K. Pereira – Escriba Encapuzado
      _________________________________
      http://escribaencapuzado.wordpress.com/
      https://www.facebook.com/escribaencapuzado

      Excluir
  2. Francisco Bertoletta23 de mai. de 2013, 22:47:00

    Parabéns ao pessoal da UFOP pela ideia do Fórum das Letras. É fundamental que a juventude tenha interesse por leitura, por literatura. Parabéns pela coluna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eventos como o Fórum das Letras também são muito úteis para escritores, Francisco, especialmente para os que estão iniciando uma carreira. ;)

      Abraços,
      Tiago K. Pereira – Escriba Encapuzado
      _________________________________
      http://escribaencapuzado.wordpress.com/
      https://www.facebook.com/escribaencapuzado

      Excluir
  3. Desde que comprei um tablet, só leio livros digitais. Tem muito livro gratuito também e às vezes o livro online é mais barato que o impresso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No geral, e-books em português ainda são muito caros. Há livros por aí que chegam a ter valor muito próximo da edição física, o que é um absurdo. Por ora, infelizmente, o acervo de obras é mais vasto e acessível para aqueles que dominam o inglês.

      Abraços,
      Tiago K. Pereira – Escriba Encapuzado
      _________________________________
      http://escribaencapuzado.wordpress.com/
      https://www.facebook.com/escribaencapuzado

      Excluir
  4. Esse post é de utilidade pública! Muito bacana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pense assim, Sérgio.
      Esse é um dos objetivos do Café Literário.

      :)

      Abraços,
      Tiago K. Pereira – Escriba Encapuzado
      _________________________________
      http://escribaencapuzado.wordpress.com/
      https://www.facebook.com/escribaencapuzado

      Excluir