Café vê TV – Got Talent Brasil, Programa da Tarde, TLN, Roda Viva e Malhação

janeiro 14, 2013



Compartilhar informações sobre os bastidores da TV, além de opinar sobre lançamentos e atrações. Trata-se da proposta desta seção do blog @cafecnoticias, o Café vê TV. De forma semanal, você confere as principais notícias do mundo do entretenimento. Acompanhe:

Talento

Em breve, a Rede Record vai estrear um novo programa de talentos: a versão brasileira do Got Talent. Trata-se de um reality show que já revelou sucessos internacionais como a cantora Susan Boyle. Apresentado pelo ex-CQC Rafael Cortez, a atração promete trazer muitas curiosidades de diversas partes do Brasil. 

E enquanto o Got Talent Brasil não estreia, acontece uma seletiva do reality nesta segunda-feira (14/01), na capital mineira. Se você tem algum talento e deseja participar do programa, faça a sua inscrição no site oficial e compareça, no dia 14 de janeiro, no Espaço Cultural Pitágoras, na rua Santa Madalena Sofia, nº 25, no bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte, de 08h às 18h. Não perca tempo e boa sorte! Assista o vídeo:



Agora, assista a participação de Susan Boyle no Britain's Got Talent:


Mexicano

O canal TLN (Televisa Networks) deixará de ser exibido pela Oi TV, no canal 104,  a partir do dia 10 de fevereiro. Os clientes da Operadora de TV Paga foram avisados por e-mail, mas não foram informados do motivo. Especula-se que o TLN – que já é exibido em pouquíssimas operadoras, foi limado da TV Paga brasileira por não atender a Lei 12.485/11 que determina que os canais estrangeiros por assinatura tenham até três horas e meia no horário nobre de conteúdo produzido no Brasil. 

Uma das alternativas encontradas pela Televisa era exibir as novelas já produzidas em parceria com o SBT e Record no TLN, porém as emissoras não chegaram a um consenso sobre o valor destas reapresentações. Além disso, com baixo investimento, o TLN nunca exibiu propaganda paga de anunciantes e, com isso, o seu faturamento se resumia ao valor repassado pela assinatura do canal às operadoras. Nitidamente, faltou visão comercial e gestão, pois a Televisa tem um rico acervo de novelas, séries e programas.

Vespertino

O Programa da Tarde, da Rede Record, volta a ser exibido ao vivo a partir desta segunda-feira (14/01), às 14h30. Apresentador por Britto Jr., Ana Hickmann e Ticiane Pinheiro, a revista eletrônica vai reestrear com novo cenário, novos quadros e a participação especial da banda Calypso cantando os seus maiores sucessos. 
Após um pouco mais de três meses no ar, a Record resolveu reformular o Programa da Tarde que tem como missão alavancar a audiência da emissora para a faixa noturna. Outra novidade desta temporada é a contratação da socialite Narcisa Tamborindeguy como repórter especial. No entanto, a ricaça só deve estrear em março, após o término do reality show Mulheres Ricas, na Band. Além disso, a partir de maio, Britto Jr deve se afastar do vespertino para se dedicar a apresentação da sexta temporada do reality show A Fazenda, que estreia no dia 19 de junho.

Entrevista

Nesta segunda-feira (14/01), o programa Roda Viva, da TV Cultura/Rede Minas, exibido às 22h, traz como convidado o jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira. Na atração, Gabeira irá falar sobre jornalismo, cultura, meio ambiente, política, além do seu recém-lançado livro de memórias “Onde está tudo aquilo agora?”. 
O Roda Viva é apresentado por Mario Sergio Conti e conta com a participação dos jornalistas debatedores Gabriel Manzano Filho (repórter do Estadão), Daniela Chiaretti (repórter especial do Valor Econômico), Ivan Angelo (colunista da Veja São Paulo), Liana John (blogueira do site Planeta Sustentável),  Beto Bombig (editor de 'Brasil' da Época) e a participação do cartunista Paulo Caruso. Diferente das outras edições, o programa desta semana será gravado, e não ao vivo, apesar de inédito.

Verão

A Mix TV (canal 24 UHF em Belo Horizonte e canal 141 na Oi TV) preparou uma programação especial para o #Verão2013. Entre os destaques está o reality show O Melhor Verão da Minha Vida, apresentado por Karina Bacchi, que estreou na última sexta-feira (11/01), às 22h30 com reprises no domingo e na segunda-feira às 23h30. 
Em cinco episódios, o telespectador vai acompanhar as aventuras da estudante de direito e teatro, Isabela; o barman Renato; a estudante de enfermagem Thayza; o repórter e estudante de teatro Danillo; a estudante de midialogia Marina e o publicitário Jambo, que passaram o verão em uma casa na Barra do Sahy, no litoral de São Paulo. Assista o vídeo:


História

A novela das seis Lado a Lado, da Rede Globo, não anda bem das pernas do Ibope, mas é sucesso de crítica e de público. Diferente das novelas de época já exibidas, o folhetim é uma aula de história do Brasil após a abolição da escravidão. Com poucos e fortes personagens, a trama fala da história da cultura afro, do futebol, do samba, da capoeira, racismo e feminismo. Na semana passada, a personagem Laura (Marjorie Estiano) roubou a cena ao viver uma tentativa de agressão sexual, mostrando o quanto a mulher divorciada é renegada às margens da sociedade. 
Outro destaque foi o personagem Zé Maria (Lázaro Ramos) que de uma maneira poética ensina capoeira às crianças do Morro da Providência e, ao mesmo tempo, levanta a autoestima delas, valorizando a cultura negra. Não é a toa que Lado a Lado segue como a melhor novela no ar atualmente na TV aberta, na opinião do autor desta coluna.

Jovem

Difícil entender também a baixa audiência e a rejeição do público perante a história contada na temporada 2012/2013 de Malhação. Pode ser que nas Praças do Rio de Janeiro e de São Paulo a novelinha teen esteja em baixa, mas no restante do país a coisa muda de figura: há muitos elogios de quem assiste. De todas as temporadas já apresentadas – desde o fim do Colégio Múltipla Escolha, talvez seja esta a temporada que mais falou a linguagem dos jovens de maneira clara, comovente e direta. 
Destaques para os jovens atores Guilherme Prates (Dinho), Alice Wegmann (Lia), Juliana Paiva (Fatinha), Agatha Moreira (Ju) e Daniel Blanco (Gil) pela entrega em cena e carisma. Para tentar reverter este quadro, vem mudanças por aí. Nas próximas semanas, Dinho sai de cena e entra um novo personagem em seu lugar, o motoqueiro Victor.  Internamente, a Rede Globo já assumi o fracasso desta temporada e na próxima – que deve estrear em junho, a ordem é começar a história do zero e com muito mais interação com as redes sociais e aplicativos móveis.




Tem sugestões de pauta? Envie e-mail para wander.veroni@gmail.com





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Por mim a Globo daria fim a Malhação e colocava o vale a pena ver de novo no horário fazendo aquecimento pras novelas rs

    ResponderExcluir
  2. Francisco Bertoletta14 de jan. de 2013, 20:11:00

    Nunca vi esse canal TLN. Tenho NET e já tive SKY. Uma pena mesmo porque é sempre bom ver que os outros países oferecem nas suas televisões.

    ResponderExcluir
  3. Amo a novela "Lado a Lado". É uma das novelas de época mais bonita que a Globo já fez. Tem lirismo, crítica, história e um texto inteligente, coisa que está ficando cada vez mais rara na TV aberta.

    ResponderExcluir
  4. Tenho um amigo que se inscrevei na seletiva de hoje do Got Talent Brasil aqui em BH. Ele faz coisas de circo com marabales, muito bom. Tomara que ele passe. É um cara batalhador.

    ResponderExcluir