Café vê TV – Retrospectiva mostra os destaques da TV brasileira em 2012

dezembro 31, 2012



Quais foram os programas, jornalísticos, séries, novelas e filmes que mais marcaram a TV brasileira em 2012? Nesta última edição da coluna Café vê TV, do blog @cafecnoticias, vamos analisar os principais destaques da telinha tanto na TV aberta, quanto na TV Paga. Acompanhe:

Mobilizou

A novela #AvenidaBrasil parou o Brasil e mobilizou os internautas em torno do acerto de contas entre Nina e Carminha. Fazia tempo que uma novela não despertava tanto interesse nas pessoas a ponto de criar memes na internet e uma forte empatia no telespectador. João Emanuel Carneiro (re)descobriu o subúrbio e criou personagens que já entraram para a história da teledramaturgia brasileira.

Encantou

A novela #CheiasDeCharme também falava do subúrbio, mas com um colorido todo especial: falava da difícil relação entre empregadas domésticas e patroas, e o sonho de brilhar no mundo da música. A estreia de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira como autores titulares encantou o Brasil com o som das #Empreguetes e as loucuras #Chayenne e cia. Foi a melhor novela das 7 dos últimos anos!

Ensinou

A novela #Carrossel trouxe de volta o SBT para o 2º lugar no Ibope no horário nobre e fez com que as crianças voltassem para a TV aberta, num horário que há forte concorrência de desenhos e séries na TV Paga. A turminha do Colégio Mundial diverte, entretém e ensina os pais a lidarem com problemas relativos a esta faixa etária. Destaque para a atriz Larissa Manoela – interpreta da Maria Joaquina, que rouba a cena e já se mostra uma atriz segura e bastante competente.

Refletiu

A novela #LadoALado trouxe um feito inédito nas novelas de época: mostrar como os negros sobreviveram depois da abolição da escravidão, sendo condenados a ficar às margens de uma sociedade branca, aristocrata e preconceituosa. 
Além disso, a novela valoriza a cultura afro-brasileira e mostra também várias questões relacionadas a liberdade, identidade sexual, intolerância e feminismo. Por tratar temas tão complexos, ter um texto bem construído e exigir um maior nível de interpretação do telespectador, a novela tem uma audiência abaixo da média do horário estabelecido pela Rede Globo, mas ainda se mantém líder absoluto no horário.

Brincou

A #GalinhaPintadinha foi a atração infantil mais aclamada pelas crianças em 2012. A personagem que ganhou popularidade na internet e uma fornada de DVDs, mostrou que o público infantil está carente de produtos de qualidade e que a criançada tem poder de escolha frente ao que é oferecido como conteúdo. O mais impressionante é que a Galinha não tem programa na TV aberta, muito menos na TV Paga, mas é um fênomeno de venda e de aceitação. Prova do empreendedorismo proporcionado pela internet.

Liderou

O programa dominical de #Eliana, do SBT, conquistou o público nas tardes de domingo e se fixou na vice-liderança. Além de forte apelo comercial, a atração tem permitido ao telespectador conhecer uma faceta mais descontraída e despojada de Eliana. Apesar de muitos quadros soarem armados – na minha avaliação, o programa tem os seus méritos e se difere dos demais programas de auditório do mesmo gênero.

Gastou

Anunciado como um investimento de R$ 10 milhões da Rede Record e um time diverso de colunistas, o Programa da Tarde ainda não decolou. Apresentado por Britto Jr., Ana Hickman e Ticiane Pinheiro, o programa reesquentou todos os quadros de sucesso da fase Vildomar Batista do Hoje em Dia e não trouxe nada de novo. 
O único destaque positivo foi a condução segura de Ticiane Pinheiro que começou como apresentadora substituta e, aos poucos, galgou o seu espaço. Merecido.

Cantou

O reality show #TheVoiceBrasil fez o Brasil parar nas tardes de domingo e mobilizou telespectadores de diferentes faixas etárias nas redes sociais. De formato importado e sucesso em vários lugares do mundo, a versão brasileira se mostrou mais compacta e menos grandiosa em relação à norte-americana, por exemplo, mas nem por isso perdeu o brilho e ajudou o país a revelar novos e bons cantores. O interessante é que o reality conseguiu um feito que nenhum outro reality show musical das outras emissoras conseguiu: formar não só um, mas vários ídolos musicais.

Cresceu

O ano de 2012 foi de #DaniloGentili, da Band. Como apresentador do #AgoraÉTarde ele se destacou como entrevistador e tirou uma má impressão que passava ao público na época do #CQC, quando insistia em piadas sem graças e preconceituosas. Danilo parece que aprendeu com os erros e está fazendo um humor menos agressivo, mostrando uma nova faceta: mais seguro e bastante à vontade em seu novo programa. Se continuar neste ritmo, tem tudo para crescer ainda mais na TV.

Sorriu

Os programas #ComédiaMTVAoVivo e #PânicoNaBand foram as atrações de humor que mais se destacaram na TV aberta. O primeiro mostrou toda a versatilidade de Marcelo Adnet, Tatá Werneck, Dani Calabresa, Paulinho Serra e Bento Ribeiro nas mais variadas esquetes, seja alfinetando a TV aberta, seja fazendo humor com as coisas do cotidiano. Já a Turma do Pânico mostrou uma evolução na produção dos quadros do programa depois que foi para a Band, principalmente nas imitações e paródias como no #JornalDoBoris, #AvenidaBrarril e #SaveGeorge. Destaque para os humoristas Eduardo Sterblitch e Márvio Lúcio, o Carioca

Analisou

A série #SessãoDeTerapia, do canal GNT, foi um dos grandes destaques da TV Paga em 2012. Dirigida por Selton Melo, a série desvendou os segredos de uma sessão de análise e fez com que muitos telespectadores se identificassem com os pacientes da história. Destaques para Selma Egrei e ZéCarlos Machado.

Reinventou

O programa #MaisVocê foi o programa matinal que apresentou a produção mais criativa do ano. Depois de quase treze anos consecutivos no ar, Ana Maria Braga tem trago um programa com quadros variados, reality, informação e entrevistas para o telespectador. É uma evolução que merece ser destacada!

Estreou

Depois de muita expectativa, Fátima Bernardes saiu da bancada do Jornal Nacional e estreou o programa #Encontro, nas manhãs da Rede Globo. A proposta é uma alternativa interessante para as manhãs, mas ainda precisa se encontrar e acertar o seu tom. O pouco espaço para as notícias factuais e ausência de Fátima na rua, fazendo entrevistas ou indo no local das notícias é o que mais faz falta.

Mudou

O telejornal local #MGTV também apresentou muitas mudanças na sua linha editorial em 2012. Mudanças que o destacou ainda mais se compararmos com os outros telejornais que insistem em cobrir apenas a área policial e de grandes tragédias. 
O telejornal da TV Globo Minas deu mais espaço para a editoria de polícia, mas não abandonou a sua vocação de ser uma revista eletrônica. Também lançou o Projeto Parceiros do MGTV, que promete ajudar ainda mais o noticiário a mostrar pautas cada vez mais locais.

Conversou

Ainda falando da programação local, o programa #BrasilDasGerais, da Rede Minas, foi outro destaque positivo. Por meio de temas cada vez mais atuais, o programa é um mosaico interessante de entrevistas, conversas e debates sobre os mais variados assuntos. A apresentação de Roberta Zampetti faz a diferença.

Brigou

O reality show #FazendaDeVerão, da Rede Record, não decolou em audiência, mas tem mostrado algo como há muito tempo não se via em programas dos gêneros. Participantes que se surpreendem com as regras dos programas e brigam com bastante intensidade para continuar na disputa. 

O destaque fica para a apresentação segura de Rodrigo Faro e da participante Angelis Borges, que movimenta todo o programa e, provavelmente, será a grande ganhadora desta edição especial.

Despediu

A apresentadora #HebeCamargo faleceu no dia 29 de setembro de 2012 aos 83 anos e deixou saudades. Pioneira na TV brasileira, Hebe teve uma parada cardíaca enquanto dormia em sua casa, em São Paulo. Na quinta-feira (27) anterior, o SBT havia anunciado a volta dela à emissora. Ela estava afastada do canal de Silvio Santos desde dezembro de 2010, quando não renovou seu compromisso e migrou para a Rede TV!. Clique aqui e leia o obituário completo.

Caiu

A #RedeTV! teve o seu pior ano em 2012. Depois de perder o #Pânico para a Band, a emissora não conseguiu se recuperar de sua crise financeira, atrasou salários dos funcionários e não emplacou nenhum grande sucesso. 
As inúmeras repercussões negativas relacionadas ao alto padrão de vida dos donos em comparação a crise da emissora fez com que o mercado publicitário se afastasse cada vez mais. Já passou da hora de se reinventar e dar um tratamento mais profissional às coisas relacionadas ao andamento da empresa e do conteúdo dos programas exibidos.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

8 comentários

  1. Achei muito legal a retrospectiva da coluna, contando os destaques da TV em 2012. Você escreve muito bem. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Francisco Bertoletta1 de jan. de 2013, 10:48:00

    Da sua retrospectiva, o que mais me chamou a atenção foi a sua colocação sobre Lado a Lado. É uma novela diferenciada, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  3. Realmente o MGTV teve uma mudança boa em 2012. Continua com aquelas matérias frescas de culinária, cabelo e moda, mas abriu espaço para falar de violência, das coisas que acontecem nos bairros. É o jornal que mais gosto. Os outros só falam de tragédia.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei de Sessão de Terapia, mas achei o final muito triste. O Theo se perdeu nos próprios problemas e não conseguiu se reerguer. Os psicanalistas devem ter ficado revoltados...hehehe. Adorei a retrospectiva. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Difícil entender como uma novela como Lado a Lado tem uma audiência baixa. É a melhor novela em cartaz na Globo na minha opinião. Detesto Guerra dos Sexos e Salve Jorge me dá sono.

    ResponderExcluir
  6. O Rodrigo Faro apresenta A Fazenda melhor que o Britto Jr. Fato! O foda é que a Record vive boicotando a Fazenda de Verão....faz um tempinho que não assisto, mas o formato do reality é muito bacana.

    ResponderExcluir
  7. Wander, acompanho a sua coluna de TV aqui no blog e posso falar uma coisa? Adorei a retrospectiva. Você pontuou coisas de BH e coisas da TV nacional. Parabéns por manter o projeto com tanta qualidade. É uma coluna que tinha tudo para estar num jornal diário. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Amigo, adorei o seu formato de retrospectiva. Bem criativo! Bjo

    ResponderExcluir