6ª Mostra CineBH – Evento dissemina o cinema por toda Belo Horizonte

outubro 18, 2012



De 18 a 23 de outubro acontece, em Belo Horizonte, a 6ª edição da Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte (Mostra CineBH). Diferente dos outros anos onde o evento aconteceu – em sua grande parte, na Praça Duque de Caxias, no bairro de Santa Tereza; este ano a Mostra será realizada em vários pontos da cidade. A abertura será realizada às 20h30, no Grande Teatro do SESC Palladium com uma homenagem à produtora mineira Teia.

Paralelo a 6ª Mostra CineBH acontece também, pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil Cine Mundi. A programação conta com a presença e participação de convidados internacionais, nacionais e representantes da indústria audiovisual mundial. De acordo com os organizadores, o evento representa uma importante ferramenta de capacitação, formação e treinamento de profissionais da área do audiovisual, visando à inserção da produção independente no mercado internacional, além de contribuir para o desenvolvimento da indústria cinematográfica no Brasil.

Com uma programação completamente gratuita, a 6ª Mostra CineBH irá oferecer ao público 126 filmes nacionais e internacionais, em todos os gêneros e formatos, muitos deles premiados em importantes festivais internacionais e que terão a primeira exibição no Brasil. Ao todo, serão 43 longas, 5 médias e 78 curtas – dos Estados Unidos à Filipinas, passando por Chile, Canadá, Portugal e Uruguai, entre outros.

Entre os filmes brasileiros, os destaques ficam por conta do mais recente filme de Bruno Safadi, Éden – projeto viabilizado graças ao prêmio recebido no último Brasil CineMundi, e O Que Se Move, de Caetano Gotardo, um dos principais destaques do Festival de Brasília. Já a programação internacional trará os novos filmes dos mestres Frederick Wiseman (CrazyHorse, selecionado para os Festivais de Londres, Toronto e Nova York) e William Friedkin (Killer Joe, que concorreu ao Leão de Ouro no último Festival de Veneza).

“A Mostra CineBH cumpre seu papel de ser instrumento de formação, reflexão, difusão do cinema brasileiro em intercâmbio com o mundo, amplia a rede de contatos e negócios, aproxima profissionais da indústria audiovisual e dá visibilidade para a produção independente”, afirma a coordenadora da 6ª Mostra CineBH, Raquel Hallak.


_______________________________
  * Com informações e fotos da Universo Produção.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. BH de parabéns por fazer um evento de cinema gratuito como esse. Cultura e arte para o povo é a melhor coisa que tem.

    ResponderExcluir