Café Convidado – Google aumenta o rigor ao conteúdo pirata

setembro 07, 2012



Na seção Café Convidado de hoje, o universitário Gustavo Silva Mariano, estudante de Publicidade e Propaganda da Universidade de São Paulo (USP) e social media da Agência Conversion, fala sobre a mudança de regra do buscador Google para punir conteúdo pirateado [e duplicado] na internet que não menciona a origem desse conteúdo. A medida é uma forma de valorizar os produtores de conteúdo e ajudar ao internauta que busca por informações legítimas. Originalmente, o artigo foi publicado no blog da empresa em que ele trabalha. Abaixo, confira a versão enviado a seção:

Conteúdo pirata será critério 
de punição no Google


*Gustavo Mariano


Recentemente, o Google anunciou, por meio do seu blog oficial, que irá colocar em prática mais um critério de peso no ranqueamento dos sites nas SERP: o número de denúncias relacionadas a direitos autorais. O objetivo é  facilitar que os usuários encontrem fontes de conteúdo legítimas e de qualidade. 

Ou seja: conteúdos duplicados e qualquer outro tipo de apropriação sem a devida referência ou créditos farão com que o robô do Google considere o site de má qualidade e o apresente em posições bem desfavoráveis nos resultados de pesquisa.

Nada mais justo, sendo que a produção de um bom conteúdo focado na melhor experiência para os usuários é uma das partes mais importantes tanto do SEO On Page, através dos textos otimizados em cada página de um site, tanto do SEO Off Page, escrevendo conteúdos originais e de autoridade para Blogs e Redes Sociais com o intuito de conseguir mais links.

Na internet, a noção que muitos têm em relação a propriedade intelectual é muito vaga e imprecisa. Até que ponto dois textos podem ser considerados semelhantes? A partir de qual percentual  de similaridade entre os tópicos e palavras-chaves irá desviar a atenção dos mecanismos de busca (ou até mesmo dos autores originais)?

A verdade nua e crua é a seguinte: se não quer ter preocupações dessa natureza, simplesmente transforme o seu conhecimento prático em palavras e escreva um texto a partir de suas próprias concepções. Com certeza há uma possibilidade de abordagem de diferentes ou novos insights mesmo sobre os assuntos que já parecem estarem esgotados de discussões.

Não é vergonha nenhuma dar créditos para um autor que teve uma sacada muito boa (que nós mesmos queríamos ter pensado) mesmo sendo seu concorrente no mundo dos negócios. Os usuários que passarem pelo seu site e verem o link de referência com certeza darão maior credibilidade ao conteúdo e, consequentemente, à sua empresa, por estar sendo transparente e compartilhando conhecimento. Eles gostam do conteúdo indicado e voltam. O objetivo deve ser “fidelizar usuários”.


_______________________________
*Perfil: Gustavo Mariano é estudante de Publicidade e Propaganda na USP e trabalha com Mídias Sociais na Conversion. Adora pesquisar e identificar tendências na rede, além de ler Blogs de cultura pop. É aficcionado por grandes festivais de música e, no tempo livre, se dedica ao Rock n’ Roll.




  • Para participar da seção Café Convidado, do blog Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@gmail.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, videocast ou podcast. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes de qualquer outra profissão. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café! OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. O que mais existe na internet são blogs que copiam conteúdo de outros blogs ou de grandes portais. Plágio é crime. Infelizmente, nem todo mundo se dá conta disso. Bom artigo!

    ResponderExcluir
  2. Já aconteceu comigo de procurar uma notícia específica e vir de um blog que plagiava as notícias do G1 na cara dura. Acho isso uó....se quer fazer um blog de notícia que tenha pelo menos a decência de reescrever com as suas palavras a informação e oferecer algum diferencial ao leitor.

    ResponderExcluir
  3. Só mesmo o Google aumentando o nível de punição para os plagiadores caírem na real e pararem de duplicar conteúdo que não é autorizado sem dar os devidos créditos.

    ResponderExcluir