O poder da Era das Imagens e da interpretação

julho 10, 2012



Uma imagem vale mais que mil palavras. Tudo bem: é clichê. Mas, na era das redes sociais, a imagem tem um poder avassalador. Em tempo real, a imagem pode informar, divertir, criticar, comparar, revoltar e refletir. A imagem pode ser compartilhada, retuítada, replicada, viralizada. A imagem pode parar em blogs e correntes de e-mails. Virar reportagem, artigo, crônica, editorial. Enfim, são muitas possibilidades. A imagem vira assunto. Deixe de ser ícone e verbaliza.

O fato é que a imagem chama a atenção. Sintetiza impressões. Amplia corações. A imagem é um recorte do olhar. E quando é viralizada coloca uma lupa num determinado ponto. Geralmente, esse ponto está na crista da onda das discussões e se torna um dos assuntos mais comentados. Ou ainda, quando algo bacana é compartilhado de amigo para amigo, amplia esse ponto e intercalando esse círculo.

E para uma imagem viralizar é preciso ter utilidade. Tudo bem, utilidade pode ser uma palavra forte. Nem tudo que é viral é útil. Mas, como explicar um banner sobre uma campanha de vacinação infantil com mais de cinco mil compartilhamentos e retuítes? Isso é utilidade. Mas, no caso mais comum ligado ao entretenimento, o ideal é usar outra palavra: Identificação. Tem internauta que se identifica com um assunto a ponto de criticar, comentar ou recomendar. É a imagem virando assunto.

Nesse ponto, a semiótica é algo fascinante. Do mesmo jeito que uma imagem tem um significado para mim, pode ter outro completamente diferente para você. Isso é diversidade. Signos e significados também são elementos culturais. Ditam comportamentos éticos e morais. Imagem é comunicação. E comunicação não é só palavra.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Parabéns pelo artigo, Wander. Foi direto ao ponto. Estamos na era das imagens nas redes sociais, imagens com identificação e utilidade. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Estou fazendo uma pós sobre Imagens e Cultura Midiática. Esse artigo vem a calhar numa disciplina que estou estudando....vai me ajudar muito.

    ResponderExcluir