Café Rapidinhas – Venda de Terrenos em BH, Lula, Redes Sociais e Turismo

maio 17, 2012





Vamos dar um giro nas principais notícias do dia e outras que você só vê com exclusividade aqui no @cafecnoticias? Topa? Então, escolha o seu café preferido e fique bem informado:

Café Polêmico: Reportagem publicada no jornal Estado de Minas pela repórter Alice Maciel mostra que a Prefeitura de Belo Horizonte está tentando vender a preço de banana áreas verdes, terrenos ocupados por empresas e até lotes destinados a equipamentos públicos na surdina, sem querer fazer um grande alarde por conta da fragilidade do período pré-eleitoral. A venda só não foi realizada até agora porque falta uma aprovação da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Um dos principais problemas identificados pela Diretoria do Legislativo da Câmara Municipal é que boa parte dos terrenos e dos lotes não foi identificado no cadastro de plantas do município ou o nome das ruas listadas não confere com o projeto de Lei 1.698/11. 
Reportagem publicada no jornal Estado de Minas. Foto: Reprodução.

Se vendidos, os terrenos podem render aos cofres públicos a bagatela de R$ 222.257.200,00. Os vereadores Arnaldo Godoy (PT), Iran Barbosa (PSDB) e Neusinha Santos (PT) foram os únicos a se manifestar de forma contra a medida completamente incabível da administração municipal que privilegiará apenas os grande empresários, enquanto famílias da Ocupação Dandara e Eliane Silva, em Belo Horizonte, aguardam uma posição oficial do prefeito para resolver a questão. Dois pesos e duas medidas. Clique aqui para ver a retranca do caso publicada no portal EM.com.

Café Eleitoral: Em declaração à imprensa nesta semana, a ministra do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carmen Lúcia, disse que um dos grandes desafios nas eleições municipais deste ano serão as redes sociais e que é difícil regulamentá-las por causa da liberdade de expressão. “O número de pessoas que lidam com as redes sociais é enorme e não há nada a ser feito em termos de regulamentação por causa da liberdade de expressão. Esse é o desafio porque há pessoas que entram na Justiça reclamando dos abusos que destroem reputações. Fraudes, abusos, corrupções terão uma resposta do TSE e dos TREs. Entretanto, o uso da mídia (na internet) não é regulamentada. O que precisamos saber é que, no caso das redes sociais, é que aquilo que pode ser posto por qualquer um, se atingir alguém, como essas pessoas reagem, fica na conta dos cidadãos”, diz disse Carmen durante a Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF.

Café Fake: Prática muito usada por empresas, políticos e os mais diversos setores com o intuito de induzir os usuários das redes sociais a um determinado pensamento, os perfis fakes que funcionam como um robô compartilhando a exaustão alguns mensagens, foi o grande destaque da revista Veja desta semana. A principal publicação da Editora Abril acusa o PT de criar perfis falsos no Twitter para difamá-la. Também chamado de boots por alguns analistas de mídias sociais, esses perfis ficam repetindo a exaustão uma série de ataques direcionados. Profissionais que trabalham de forma séria com redes sociais condenam essa prática que é uma clara tentativa de manipulação da informação e da opinião pública. Em nota, o PT disse que não fez nada disso e que as pessoas são livres para postar o que quiserem na internet. O fato é que com ou sem fake/boots, a Veja passa pela sua pior crise editorial dos últimos anos após o escândalo com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Café Midiático: Lançado nesta quinta-feira (17/05), a fan Page no Facebook do ex-presidente Lula conseguiu mais de 96 mil curtições em pouquíssimas horas. “Queremos reunir aqui todos os interessados em continuar compartilhando esperança e solidariedade na luta por um mundo mais justo", disse Lula no vídeo publicado na fan page. Em outro post da página, Lula agradece a algumas pessoas que o incentivaram a criar o espaço e explica que o novo canal na internet será uma forma de ajudar a divulgar as ações do Instituto Lula no Brasil e em outros países.

Café Fotográfico: Criada em março de 2010 nos Estados Unidos pelo americano Ben Silbermann, o Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos, em forma de mural, que ganhou grande visibilidade por ajudar marcas e empresas no direcionamento e tráfego para sites e-commerce, no final de 2011. De acordo com o TechTudo, o Pinterest vem crescendo muito em 2012, ao ponto de já ter ultrapassado em números de acesso sites como Linkedin, Google+ e Tumblr. Com o grande sucesso da rede, os administradores do site estão contratando pessoas para traduzirem a rede social de compartilhamento de imagens em diversos idiomas, inclusive o português. Os interessados em traduzir a página do Pinterest, podem entrar em contato enviando suas dúvidas para o e-mail translate@pinterest.com . Em breve, a rede social estará incluindo os idiomas holandês, polaco grego, italiano, coreano, malaio, russo, chinês simplificado, sueco e turco.

Café Blogueiro: O jornal O Estado de São Paulo está contratando estudantes de jornalismo para manter um blog especializado em divulgar assuntos relacionados à periferia paulistana. Para colaborar com o novo projeto do Estadão é necessário cursar o terceiro ou quarto ano de jornalismo e morar nos “extremos” das zonas sul, leste, norte ou oeste da capital paulista. A ideia veio do jornalista Bruno Garcez, correspondente da BBC Brasil, que coordenou três turmas de oficinas de jornalismo cidadão aos moradores das regiões periféricas da cidade. Os interessados pelo projeto devem enviar currículo para estadao@gmail.com . É necessário colocar título no e-mail “blog colaborativo” e a região (distrito ou bairro) em que mora.  O candidato que editar alguma página na internet deve mandar o link para a equipe do Estadão junto com o currículo.
Home do site Dicas do Mundo. Foto: Reprodução.

Café Viagens: As férias de Julho estão chegando e não sabe para aonde ir? Está se programando para aquele feriadão e quer saber quais são as melhores opção da cidade onde pretende visitar? Então acesse o site Dicas do Mundo. Lá você vai encontrar a opinião de vários internautas que fazem resenhas sobre as cidades que moram ou que já viajaram, recomendando pontos turísticos, restaurantes e outros locais que não pode faltar no seu roteiro de viagens. Ah, e se você não conhece BH ou está procurando locais para passear acesse a página Dicas de BH para saber todos os principais points da capital mineira. O projeto é assinado pelo casal de amigos blogueiros e empreendedores online Dani Furlan Di Gregorio e Dan Di Gregorio que vivem em Roma. Para fazer parte do time que ajuda turistas e de quebra divulgar sua cidade basta clicar no botão Proponha-se, preencha o formulário e envie seus dados. Participe!

Café no Turismo: Nos dias nos dias 18 e 19 de maio de 2012, em Belo Horizonte, acontece o 4º Salão Mineiro do Turismo. O evento tem como objetivo incentivar a comercialização e a divulgação dos destinos turísticos de Minas Gerais aos profissionais do setor, à imprensa e ao público em geral, contribuindo para estruturá-los e qualificá-los no mercado, divulgando o processo de regionalização do Turismo no Estado. De acordo com os organizadores, o evento será uma oportunidade de comercialização de produtos, troca de conhecimento, capacitação e promoção dos roteiros turísticos de todas as regiões de Minas Gerais, bem como a apresentação de setores de destaque em Minas, tais como o artesanato, gastronomia, manifestações culturais, turismo de negócios e palestras. O Salão Mineiro de Turismo será realizado das 10h às 20h, no Minascentro, na avenida Augusto de Lima, 785 – Centro.

Café na TV: O Terra de Minas deste fim de semana faz uma viagem  pelo rio São Francisco.  A equipe do programa acompanhou um grupo que tem a missão de levar o cinema à população ribeirinha e mostra a transformação de praças em salas de cinema. Em cada parada, uma curiosidade. Até os moradores vão parar na grande tela, em documentários produzidos nos povoados e exibidos antes da sessão de cinema. E ainda: as ilhas no meio da imensidão de água: o que existe nelas? E a receita, é claro, tem o sabor do norte do Estado: tropeiro de fava e carne de sol. O Terra de Minas é exibido na TV Globo MinasInter TV Grande Minas, InterTV dos Vales e EPTV o Terra de Minas no sábado, às 11h55. A Globo Internacional exibe o programa também no sábado. Na TV Panorama e na Rede integração o programa vai ao ar no domingo, às 06h55.


 
Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Francisco Bertoletta18 de mai. de 2012, 11:25:00

    Parabéns por divulgar essa polêmica dos terrenos em Belo Horizonte, Wander. Quem sabe o seu post estimula as pessoas a verem o quanto precisamos uma mudança geral no legislativo, quanto no executivo da capital mineira. Meu voto o Lacerda não tem!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela força, Wander!
    Grande abraço :)

    ResponderExcluir