#14elw: Encontro da Locaweb em BH aponta tendências de trabalho na web

abril 27, 2012




Nesta quinta-feira (26/04), a convite dos organizadores, participei da edição Belo Horizonte do 14° Encontro Locaweb de Profissionais de Internet. A proposta do evento foi reunir, em único dia, um ciclo de palestras com vários especialistas falando sobre o trabalho na web no âmbito profissional em redes sociais, produção de sites, lojas virtuais, modelo de negócios, abordagem ao cliente, empreendedorismo, games, entre outros. O encontro, que já aconteceu em Salvador e na capital mineira, agora vai para Porto Alegre (10/05), Curitiba (24/05), Rio de Janeiro (26/06) e São Paulo (04/07).

Foi a primeira vez que participei e achei muito interessante, principalmente pela estrutura do Hotel Ouro Minas, onde aconteceu o evento. Por conta de compromissos profissionais, só pude ficar na parte da manhã, mas o pouco tempo que fiquei valeu muito, mas muito a pena! Além de fotos e muitas anotações que fiz sobre os assuntos abordados na palestra, por meio da minha conta pessoal, @wanderveroni, fiz a cobertura em tempo real. Ah, além disso estava rolando uma promoção super bacana para quem twitasse mais sobre o evento, veja aqui.

O único problema que percebi foi o acesso à rede de internet sem fio do evento que, até o momento que fiquei, não estava funcionando devido ao alto número de acessos. Mas, desde que o problema foi identificado, a organização se mostrou a apta a querer solucionar o quanto antes. Ser consciente do problema e se propor a solucioná-lo faz toda a diferença!
Eu e a amiga jornalista Elisandra Amâncio no #14elw. Foto: Arquivo Pessoal.

Para quem não pôde ir, a hashtag no Twitter #14elw – que ocupou durante todo dia as primeiras posições do Trendig Topics do Twitter, pode ser acessada para conferir as impressões de várias pessoas a respeito do que relou de mais interessante no evento. Desde já, parabenizo o @Locaweb por promover este tipo de encontro que ajuda os profissionais da internet – seja ligado à comunicação ou a tecnologia, a terem um espaço propício para reciclagem e troca de conhecimento. Abaixo, confira algumas impressões e dicas:

# A primeira palestra que assisti foi a de Gustavo Mautner, presidente da Locaweb. Além de apresentar os produtos da empresa, ele falou sobre criação de sites e como se posicionar em relação ao cliente que desconhece inteiramente o trabalho em internet.
Palestra do presidente da Locaweb Gustavo Mautner. Foto: Wander Veroni.

# Mautner falou sobre uma nova ferramenta da Locaweb que possibilita um criador de site manual, mesmo que a pessoa tenha nenhum ou pouco conhecimento com HTML. Achei interessante porque é uma alternativa para quem quer montar um site a baixo custo e benefício.

# Também foi apresentado um novo Programa de Parceiros da Locaweb que foi especialmente criado para atender desenvolvedores e empreeendores online a criarem uma receita por meio de um programa afiliados personalizado. Pelo que foi apresentado, tem tudo para dar certo!

#Seja pro-ativo! Apresente para sua empresa ou cliente mais soluções do que problemas.
Palestra da jornalista Janaína Depiné. Foto: Wander Veroni.

# Depois da palestra, aconteceu um coffee break para os participantes do evento. Esse tipo de confraternização é muito importante para conhecer outros profissionais e aumentar o network. Uma ótima sacada dos organizadores foi de colocar stands de apoiadores/patrocinadores do encontro.
# Logo em seguida, começou a palestra que mais gostei do dia, a da jornalista @JanainaDepine, sobre etiqueta em redes sociais.

# Janaína começou a palestra falando da importância de se eleger um assunto (ou uma gama de assuntos que você domina) para criar um elo com os outros internautas para os posts nas redes sociais. Qual é o tipo de conteúdo que você oferece aos seguidores no Twitter, por exemplo, a ponto de você se tornar referência? Acredito que o maior problema hoje das redes é a gestão do conteúdo. Assuntos vazios estão sempre os mais comentados, infelizmente.

# A partir do foco no assunto, é possível entender que Twitter e Facebook possuem dinâmicas diferentes. O Twitter é broadcasting, transmissão em tempo real de conteúdo e troca de idéias apontado, geralmente, por temas do momento. Já o Facebook (re) inaugurou a era da imagem e os debates são mais direcionados. Além disso, no face o excesso de postagens não é bem visto na rede.

# Outro ponto que me chamou atenção é o desabafo nas redes sociais. Expor a vida pessoal de maneira excessiva, principalmente com reclamações sobre tudo, não é legal. Uma coisa é reclamar de um serviço que não foi entregue, reivindicando direitos de maneira educada e aberto ao diálogo. Outra coisa é baixar o nível, pois você está sendo monitorado! Tudo que você posta pode ser usado contra você.

# Em momento algum, não fale mal do seu trabalho ou do seu cliente nas redes sociais. Tenha civilidade de tratar problemas internos de forma presencial e olho no olho. Janaína comenta um episódio de uma colaboradora da empresa dela que reclamava do trabalho nas redes e que chegou a ser demitida, mesmo depois de algumas advertências sobre este comportamento. Tempos depois, um contratante chegou a ligar pedindo referência do trabalho dessa colaboradora para Janaína e ela comentou sobre este episódio.

# Janaína também fala de pessoas que não conseguem trabalho – principalmente na área da comunicação, por conta do perfil em redes sociais em que a imagem dele está envolvida com balada, bebedeira, incitação ao ódio, preconceito, entre outros comportamentos agressivos ou mal educados. Lembre-se que grande parte dos contratantes fazem uma pesquisa na internet sobre a pessoa antes de contratá-la.
Palestra do empreendedor Guilherme Mazzola. Foto: Wander Veroni.

# Evite demonstrar carência excessiva nas redes sociais, clamando por atenção a toda hora ou expondo demais problemas pessoais. Esse tipo de atitude afasta as pessoas de você! Um comentário pertinente dentro do assunto do post ou do tweet é um modo muito mais eficaz de se estabelecer uma amizade ou debate.

# Diga não a ostentação nas redes sociais. Falar que vai comprar, passear ou viajar antes da hora soa atrai olho gordo. Fale quando já conquistou aquilo que almeja e se realmente for relevante.

# Muito cuidado ao criar um email profissional. Se o email não é de um domínio próprio, evite colocar apelidos, números ou palavras pejorativas.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.







Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Boas dicas para quem usa qualquer mídia social. Embora possam parecer simples, são essenciais, e infelizmente, esquecidas por um percentual considerável de usuários. Outro ponto positivo com relação ao texto é o fato de que essas dicas servem para todas as pessoas presentes nas redes sociais on-line e não apenas para quem trabalha neste ambiente.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ei querido....parabéns pela cobertura do evento da Locaweb no Twitter e aqui no blog. Aprendi muita coisa que nem fazia ideia. Obrigada por compartilhar conhecimento. Beijos

    ResponderExcluir