Chuva em Minas Gerais – Balanço da tragédia, ações do governo e doações

janeiro 09, 2012

O governador Anastasia visitou Ouro Preto e as demais regiões atingidas
pelas enchentes e chuva que provocou vítimas em várias cidades.
Foto: Antônio Cruz/ABr.

Os estragos causados pela forte chuva que atinge Minas Gerais nos trazem alguns números que impressionam. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), 12.875 pessoas estão desalojadas e 15 morreram. Ao todo, são 2.251.574 pessoas afetadas pela chuva em Minas, o que equivale a quase toda a população de Belo Horizonte, segundo uma comparação feita pelo jornal Estado de Minas.

No início da noite desta segunda-feira (09/01), subiu para 116 o número de cidades em situação de emergência em Minas Gerais devido à chuva. Os municípios são das regiões da Zona da Mata, Rio Doce, Central e Norte de Minas. Desde outubro do ano passado, o Governo de Minas Gerais lançou o Plano de Emergências Pluviométricas (PEP) 2011/2012, que leva em conta o histórico dos períodos chuvosos de anos anteriores, o que facilita a ações das prefeituras diante de situações de emergência no período chuvoso. O detalhe que chama a atenção é que nem toda prefeitura adere ao plano, alegando baixo orçamento e deixando a população completamente à mercê de desastres naturais.

Com o intuito de evitar novos sustos, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) vai monitorar, de forma preventiva, o nível do Rio Grande, na região de Ribeirão Vermelho, no Sul de Minas Gerais. Nesse domingo (08/01), por exemplo, as chuvas que atingem a região provocaram a elevação do nível do Rio das Mortes, de seis para nove metros em apenas 12 horas. O objetivo é estabelecer um contato direto com as autoridades locais para que sejam tomadas todas as ações possíveis, no sentido de minimizar eventuais impactos ao município.
O lixo e entulho se acumulam nas ruas alagadas em boa parte da cidade de
Brumadinho que sofre com a cheia do Rio Paraobeba. Foto: Antônio Cruz/ABr.

À tarde, nesta segunda-feira (09/01), na Cidade Administrativa, o governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia, conheceu a proposta de representantes do Banco do Brasil, autoridades e gestores para a implantação de um plano de ação para auxiliar na assistência aos atingidos pelas chuvas em Minas. Também foi criado um escritório estratégico de apoio, localizado em Ubá, na Zona da Mata, para que os prefeitos possam providenciar, conforme critérios legais, a documentação necessária para obtenção de recursos federais.

As medidas, a serem adotadas nas cidades onde for decretada situação de emergência, incluem liberação de crédito, adiamento de pagamentos, prioridade no pagamento de seguros, disponibilização das estruturas das Associações Atléticas do Banco do Brasil (AABBs) e a abertura de uma conta para recebimento de doações. Além disso, haverá apoio para a reestruturação das comunidades e o retorno da atividade econômica e a promover parcerias para potencializar ações locais. Clique aqui para saber as ações de enfrentamento do Governo de Minas em relação às chuvas.

Doações

· O Movimento Minas Solidária, o Servas – Serviço Voluntário de Assistência Social e Cedec/MG – Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, estão recebendo doações para atendimento emergencial a famílias desalojadas e desabrigadas em mais de 80 municípios atingidos pelas chuvas. As doações podem ser entregues na Polícia Militar, Corpo de Bombeiros ou na sede do Servas, localizado na avenida Cristóvão Colombo, bairro Funcionários. Doações financeiras podem ser depositadas no Banco do Brasil – Agência 1229-7 – C/C- 64.529-X . Informações: (31) 3349-2400.

·    O Boulevard Shopping também está realizando, até o dia 17 de fevereiro, uma campanha de arrecadação de doações para as vítimas das chuvas. estão sendo recolhidos alimentos não perecíveis, roupas e agasalhos, itens de higiene pessoal e brinquedos, no piso 2 do shopping. Informações: (31) 2571-7538.
Donativos enviados pelo Governo são distribuídos em Guidoval.
Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG.

·   O site de crowdfunding LET’S, que realiza financiamento colaborativo pela Internet, lançou um projeto com a meta de conseguir R$ 10 mil para as vítimas da chuva em Minas. As doações serão utilizadas para a compra de materiais básicos, como leite, água, material de limpeza e alimentos não-perecíveis. Quem quiser colaborar, basta acessar o site e doar a quantia que desejar ou seguir um parâmetro para auxílio aos desabrigados, de acordo com preços praticados nos supermercados.

·  Doações podem ser enviadas para a sede da Cruz Vermelha, na Alameda Ezequiel Dias, 427, em BH. Telefone: (31) 3224 2987.

·    Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). De segunda a sexta, das 08h às 18h, no hall do prédio principal da ALMG, na rua Rodrigues Caldas, nº 30, Bairro Santo Agostinho. Telefone: (31) 2108-7800.

·  Posto de arrecadação da Legião da Boa Vontade (LBV), localizado na avenida Cristiano Machado, 10.765, bairro Planalto, BH. Telefone: (31) 3490-8101.


P.S.: Quando acontece esse tipo de tragédia natural, a primeira coisa que nos vem à cabeça é questionar as ações do governo, como fiz nos outros post de cobertura da chuva em BH e em Minas Gerais. Quando me deparei hoje com os releases de ações do governo estadual, achei válido também dar voz ao outro lado e, principalmente, questionar prefeituras que não se envolvem diretamente com planos de prevenção. Creio que vale essa reflexão. 



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Triste ver nos noticiários o que está acontecendo em Minas por conta da chuva, Wander. Mas, como vc bem pontuou no final do post, existe o contraponto e algumas ações já sendo realizadas...e neste momento isso é o mais importante.

    ResponderExcluir
  2. É de causar nojo essas desculpas esfarrapadas dadas por políticos a cada tragédia mais do que anunciada e provocada pela inércia e pelo descaso deles com o povo.

    ResponderExcluir