MediaOn 2011 – Evento discute a revolução midiática provocada pela internet

novembro 23, 2011

  

Abrir um amplo painel de debates sobre a revolução digital na indústria cultural e as mudanças no ciclo da notícia provocada pela internet, sobretudo nas redes sociais. Esta é a proposta da MediaOn – Seminário Internacional de Jornalismo Online, que está na sua 5ª edição e vai do dia 22 a 24 de novembro, no Itaú Cultural, em São Paulo. A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos 30 minutos antes de cada painel. Além disso, o evento é transmitido via internet pelo portal Terra em três idiomas: português, inglês e espanhol. Ao final do dia, você também irá conferir aqui no @cafecnoticias os principais destaques do seminário. Fique ligado!


» Clique aqui e veja como foi o 2º dia do MediaOn 2011.


Realizado anualmente pelo portal Terra e Itaú Cultural, o @mediaon é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo online, digital e novas mídias, contando com a presença de representantes de diversos veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos. O tema do evento deste ano é: A transformação do ciclo da notícia, a revolução na indústria cultural e os efeitos na produção de conteúdo criativo.

O MediaOn possui a curadoria dos jornalistas Antonio Prada (diretor de Mídia do Terra), Fernanda Cerávolo (gerente de Mídia do Google) e Jaime Spitzcovsky (escritor e colunista da Folha de S. Paulo). A produção executiva é de Felipe Morales Fonseca e Paula Grinover com a equipe do Itaú Cultural. De acordo com a organização do evento, a escolha do tema desse ano se deu por conta do "boom" das ferramentas de financiamento colaborativo, o crescimento do jornalismo empreendedor independente e a interferência das redes sociais na divulgação de notícias.

Primeiro dia

Nessa terça-feira (22), dia do início do MediaOn, contou com uma painel de debates, somente para convidados, com o jornalista e editor-executivo do site ProPublica, Stephen Engelberg. O ProPublica é um dos exemplos mais bem sucedidos de Jornalismo Independente Online no mundo, produzindo jornalismo investigativo de interesse público. Em 2010, tornou-se o primeiro site de notícias independente (e não veiculado a nenhum conglomerado de mídia) a vencer um Prêmio Pulitzer – um dos mais prestigiados prêmios de comunicação do mundo.
Stephen Engelberg, editor do portal ProPublica, durante a abertura
do MediaOn 2011, no Itaú Cultural. Foto: Rubens Chiri.

O ProPublica foi lançado em 2007 e é mantido por doações de grandes instituições e também pessoas físicas. Atualmente, o site conta com 18 jornalistas trabalhando na redação e 1.300 colaboradores voluntários em todo o mundo. Trata-se de uma organização de jornalistas independentes, sem fins lucrativos e com sede em Nova York (EUA).

O veículo conta com um orçamento anual de US$ 2 milhões e investe em reportagens investigativas de prestação de serviço à sociedade. Stephen Engelberg, do ProPublica, disse ainda que o site está aberto a colaborações de jornalistas que tenham boas histórias para serem investigadas. Os interessados devem enviar um e-mail para stephen.engelberg@propublica.org

“Nosso objetivo era contratar jornalistas que encontrassem lides e fontes originais. Encontrar coisas que nunca ouvimos falar. Também queríamos que os repórteres não mandassem e-mails para as fontes, mas que as encontrassem e falassem pessoalmente com elas. (...) E por que não colocamos essas 18 pessoas trabalhando de casa, de pijamas? Isso é muito comum agora nos Estados Unidos. Queríamos criar uma identidade na ProPublica e por isso reunimos todos em uma redação. (...) Nos Estados Unidos é comum que jornalistas coletem dados de bancos de dados do governo, mas nós pretendíamos coletar dados para criar nosso próprio arquivo”, disse Engelberg durante o MediaOn.


___________________________________
Colaborou: Larissa Corrêa, de São Paulo.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Wander querido! Arrasou na cobertura do MediaOn. Não conhecia o evento e fiquei morrendo de curiosidade de ver de perto...deve ser muito bacana ouvir essas feras do jornalismo online. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse evento que já está na 5a edição, pelo que vc falou. Achei bem interessante, já que é gratuito.

    ResponderExcluir