FIQ BH 2011 – Evento aproxima público dos autores de História em Quadrinhos

novembro 10, 2011


Mostrar para o público a força cultural e econômica dos mais variados gêneros de História em Quadrinhos (HQs). De 09 a 13 de novembro acontece na Serraria Souza Pinto, na área central da capital mineira, a sétima edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ BH 2011). Na edição deste ano, o FIQ BH 2011 homenageia Mauricio de Sousa – criador da Turma da Mônica, e a Coréia do Sul – país cuja produção de quadrinhos, os manhwás, tem aumentado muito nos últimos anos. De acordo com a organização, na última edição do FIQ, em 2009, o Festival recebeu cerca de 75 mil pessoas.

Durante a cerimônia de abertura do FIQ BH 2011, no início da noite desta quarta-feira (09/11), o autor e desenhista Maurício de Sousa elogiou a proposta do evento. “Acredito que o FIQ é o principal evento do Brasil quando falamos em quadrinhos. Nesse sentido, BH sai na frente por realizar um festival com essa proposta que consegue cativar o público das mais variadas idades e aproximar os autores com o leitor”, afirma Maurício que é considerado o mais famoso e premiado autor de quadrinhos brasileiro, com mais de 1 bilhão de revistas publicadas, cuja criações são lidas em mais de 30 países.
O desenhista e autor Maurício de Sousa é o homenageado do FIQ BH 2011.
Foto: Nathália Turcheti.

Ainda no FIQ, Maurício fez o anúncio da criação da Graphic MSP que dará a oportunidade a novos desenhistas e autores de histórias em quadrinhos de mostrarem o seu trabalho no âmbito profissional e comercial. “A idéia nasceu depois do lançamento do MSP Novos 50, terceiro livro do projeto MSP 50, que começou em 2009, para homenagear os meus 50 anos de carreira. Tínhamos ali muitos artistas bons que ainda estavam começando, mas que ainda não tiveram o seu lugar ao sol. Daí pensamos em criar um projeto em que eles pudessem desenvolver um trabalho autoral, de acordo com os padrões do mercado internacional. Teremos várias histórias novas que serão lançadas em 2012, tais como O Astronauta, de @danilobeyruth; o novo Chico Bento, de @_gustavoduarte; a nova versão do Piteco, feita pelo paraibano @derbyblue e, para finalizar, a nova versão da Turma da Mônica, feita pelos mineiros @vitorcafaggi e @lucafaggi”, revelou @mauriciodesousa.

O evento

Realizado a cada dois anos – desde 1999, o @fiq_bh é considerado o maior evento do gênero na América Latina. Ao todo, são mais de sessenta convidados, quarenta oficinas e uma programação intensa de debates, além da oportunidade de conversar com desenhistas, cartunistas e ilustradores de perto, como é o caso do estudante Victor Hugo da Silva, de 18 anos, que veio com grupo de amigos ao evento. “O bom do FIQ é a possibilidade de conhecer HQs diferentes, comprar revistas em quadrinhos dos mais diferentes autores – principalmente os independentes, e ter a sorte de ter a revista autografada, o que é bem legal”, comenta.
Vista área do FIQ BH 2011, na Serraria Souza Pinto, em BH.
Foto: Nathália Turcheti.

De acordo com o coordenador executivo do FIQ BH 2011, Afonso Andrade, o evento vai oferecer nesses cinco dias uma intensa programação cultural e de troca de experiências. “Além da presença ilustre do nosso homenageado Maurício de Souza – que dispensa apresentações pela importância e qualidade da sua obra, o FIQ desse ano está cheio de oficinas e espaços para bate-papo, o que é muito importante para aproximar ainda mais os autores do público”, diz.

Para a coordenadora Geral do FIQ BH 2011, Silvana Cóser, o Festival começou como um evento voltado para os amantes dos quadrinhos, mas hoje abrange um público muito mais vasto. “O crescimento do FIQ representa um ganho muito significativo para Belo Horizonte. A população tem contato com o que há de mais atual na produção de quadrinhos e com as iniciativas de promoção da leitura, através das diversas atividades realizadas. Além disso, pessoas do Brasil inteiro comparecem ao evento, fomentando setores da economia como a rede hoteleira e alimentícia”, finaliza. Veja mais detalhes do FIQ na reportagem de Aline Aguiar:

Programação Cultural

Logo no início do salão da Serraria Souza Pinto, o público pode conferir um painel ilustrado com toda a história da Turma da Mônica nesses 50 anos e ver de perto a evolução do traço de Maurício de Souza. Outra exposição bastante interessante são os desenhos dos autores da Coréia do Sul, que também é um país com intensa produção de HQs.

Além disso, desenhistas/autores nacionais e internacionais irão lançar títulos inéditos e fazer sessões de autógrafo na Praça Sergio Bonelli e nos Estandes. Serão mais de sessenta lançamentos e diversas sessões de autógrafo, com artistas renomados como Bill Sienkiewicz, Mauricio de Sousa e os gêmeos Fabio Moon e Gabriel Bá.
Painel que mostra a história dos mais de 50 anos da Turma da Mônica.
Foto: Nathália Turcheti. 

Durante os cinco dias do Festival, mais de quarenta oficinas serão oferecidas no local, sendo as aulas ministradas por profissionais conceituados, como Rodney Buchemi, Wander Antunes e Érica Awano, com o objetivo de capacitar iniciantes e artistas experientes. No domingo (13/11), último dia do evento, acontecerá um painel sobre a Marvel Comics, às 18h, na Arena Carlos Trillo, com a presença de Matt Fraction – roteirista de quadrinhos norte-americano, que já escreveu títulos para a Marvel Comics, Casanova e Image Comics. Clique aqui para saber mais informações sobre a programação do FIQ BH 2011.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Ei, Wander. Ai que tudo esse festival de quadrinhos, ainda mais com a presença do Maurício de Souza. Cresci lendo os gibis dele....que emoção poder ter visto ele de perto, hein. Parabéns pela cobertura. Beijos

    ResponderExcluir
  2. BH está de parabéns por promover um festival desse tipo e com presenças importantes do mundo dos quadrinhos. Gostei!

    ResponderExcluir
  3. Vou ver se consigo ir no FIQ neste final de semana. Acho que é uma oportunidade de ouro para conhecer os autores e comprar muitas revistas, para quem é fã de HQs, claro.

    ResponderExcluir