Que deselegante! Jornalista da TV Globo é agredida em link ao vivo do Jornal Hoje

outubro 31, 2011



Um ato de violência gratuita. Foi isso que aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (31) com a repórter da TV Globo, Monalisa Perrone, que estava em um link ao vivo, direto do Hospital Sírio Libanes, em São Paulo, para o Jornal Hoje, da TV Globo.

Após ser chamada pela apresentadora Sandra Annenberg, Monalisa começou a passar as informações sobre o estado de saúde do ex-presidente Lula, que começou recentemente um tratamento contra o câncer de laringe.

Assim que começou a falar as informações que tinha apurado, Monalisa foi empurrada por um grupo de desordeiros intitulados de Merd TV. “Que deselegante!”, disse a âncora do Jornal Hoje indignada com a situação. Rapidamente, a expressão de Sandra, ao lado do nome da repórter da Globo, foi parar no Trendig Topics do Twitter. Abaixo, assista a cena:

Ao ser agredida de forma gratuita, a repórter sofreu uma pequena queda, mas no ar afirmou que estava bem. Monalisa foi amparada pelo também repórter da Globo, José Roberto Bounier, com quem ela apareceu novamente no vídeo e, de forma bastante profissional, passou a bola para o colega, após o ataque, por não ter condições emocionais de prosseguir com o link.

Bastante nervosa e tremendo, Monalisa chamou o fato de inusitado. “Levei um susto enorme. Estou bem, sim. Tô tremendo, né....nem sei se consigo falar direito. Em 20 anos de profissão, isso nunca me aconteceu. Desrespeito enorme, mas enfim...televisão ao vivo é isso. Eu e o Bournier estamos desde cedinho aqui acompanhando o estado de saúde do ex-presidente Lula. Eu ia informar para vocês uma série de coisas, mas quem continua agora é o meu amigo José Roberto Bounier que vai me dar uma força. (...)”, disse Monalisa Perrone ao vivo durante o link.

Procurada, a Central Globo de Comunicação (CGCOM) repudiou o ataque do grupo de manifestantes e disse que não é a primeira vez que isso acontece. No último sábado (29), os mesmos integrantes da Merd TV também invadiram o link ao vivo da Globo, só que dessa vez era do Jornal Nacional, onde o repórter José Roberto Bounier, novamente, dava informações sobre o estado de saúde de Lula.

"Trata-se de pessoas cujo propósito é aparecer. Não é a primeira vez. Como houve agressão, a TV Globo estuda que medidas legais tomar", informa o comunicado da CGCOM. Ainda, a Rede Globo orientou a repórter a prestar queixa na delegacia contra o grupo, além de reforçar com seguranças a equipe de repórteres para não sofrer novos ataques.

Em nota, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) também se mostrou indignada com a violência gratuita da repórter. Leia a íntegra da nota da ABI:

A ABI (Associação Brasileira de Imprensa) de São Paulo, estarrecida com o ato de vandalismo contra a jornalista Monalisa Perrone durante sua participação ao vivo no Jornal Hoje, vem prestar solidariedade à jornalista e à direção de jornalismo da Globo, num momento tão delicado onde vândalos agridem a liberdade de imprensa e o trabalho do jornalista.
Jamais, em tempo algum, ato de agressão física é aceito por qualquer motivo que seja. Debates e diferenças de ideias devem ser mostradas em discussões civilazadas e com o mínimo de dignidade.
O ato de agredir publicamente um jornalista no desempenho de sua profissão e no desempenho da informação livre ao povo é o mais baixo de todos os atos, que deve ser punido como tortura contra a pessoa, que foi o que realmente aconteceu, além de ameaça direta e pública contra o povo livre.
A ABI já viveu momentos de defesa da liberdade de imprensa contra as torturas e ameaças de violência contra a liberdade de ideias nos momentos mais triste do Brasil. Exatamente por isto não podemos deixar de passar este momento de agressão à mídia e à imprensa sem prestarmos solidariedade à Rede Globo e repulsa a todos aqueles que agridem moral e fisicamente a liberdade.
Rodolfo Konder e James Akel.

Opinião

Mais do que se mostrar contra ou a favor a determinados grupos de comunicação e/ou canais de TV, é importante pensarmos que por detrás de uma empresa há pessoas. Pessoas trabalhando, que tem familiares e amigos e que precisam pagar as contas no final do mês como qualquer outra pessoa. Por isso, ações como essa contra a repórter Monalisa Perrone me deixam revoltado e só mostra o quanto a violência gratuita tem ganho força em nome de uma pseudo liberdade de expressão.

Ao ver essas imagens, fiquei estarrecido com a falta de respeito com o trabalho alheio e, mais do que isso, de empurrar uma outra pessoa – no caso ainda mais grave, uma mulher, em nome de uma tentativa desesperada de aparecer para ganhar os chamados “15 minutos de fama”. Lamentável....e como disse a Sandra: que deselegante!





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

8 comentários

  1. Wander querido, tô passada com essa história da repórter da Globo. A que ponto chegamos...credo! Não vi isso na hora porque estava trabalhando, mas ao ler o seu post e ver o vídeo também fiquei indignada. Que falta de respeito! Parabéns por repercutir essa selvageria de forme honesta e elegante. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que aflição me deu na hora que eu vi aquele bando de louco empurrando a Monalisa...imagina se tivesse acontecido alguma coisa mais grave...Deus me livre.

    ResponderExcluir
  3. Isso mostra a educação de uma parte do povo brasileiro, diga-se de passagem e este o nível da educação que o próprio ex-presidente Lula ajudou a criar. lamentável.

    ResponderExcluir
  4. Deselegante é muito pouco para definir isso!

    É de um vandalismo tal, que ainda bem que não assisti ao vivo porque estraga o meu dia.
    Foi hoje mesmo que vi a repórter, tão concentrada pela manhã, sendo totalmente imparcial, como compete a profissionais de ponta, e agora vem esses tipos perturbar a ordem?
    Vamos ver se a justiça vai toamr alguma providência.
    Coisas assim, não podem continuaro ocorrendo!

    Abraços,
    Mary:)

    ResponderExcluir
  5. Wandinho,
    Terminei hoje, dia 31 de outubro, um curso da Unesco sobre Cultura de Paz e Mediação de Conflitos em Contagem, uma das observações que fiz na avaliação foi como sinto necessidade de que mais pessoas, muitas, de várias áreas, pudessem vivenciar as experiências e aprender, descobrir e construir os conhecimentos acerca deste tema. Quando vejo situação como essa este meu desejo se multiplica ainda mais, pois estas atitudes de desrespeito, violência e falta de humanidade é que provocam conflitos ainda maiores nas comunidades, na sociedade...
    Precisamos, todos, aprender e praticar a NÃO-VIOLÊNCIA, precisamos entender que enquanto família, grupo, turma, comunidade, estado, pátria... somos uma unidade e que quando um de nós sofre, de alguma forma, os demais também são prejudicados.
    "Cultura de paz é uma necessidade estratégica e não um sonho poético" Lia Diskin
    Preâmbulo: "posto que as guerras nascem na mente dos homens, é na mente dos homens que se deve construir os baluartes da paz" Constituição da Unesco

    ResponderExcluir
  6. É triste mais é a realidade de nosso país.
    Aqui tudo pode e tudo acontece.
    E pior, ninguém é punido.

    ResponderExcluir
  7. Ridículo esses caras que só querem aparecer e para isso atrapalham jornalistas que estão trabalhando. Se são contra a Globo, que reclamem com a direção da Globo. Agredir jornalistas é pura covardia. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Falta de educação, criatividade e noção! Um protesto idiota, sem fundamento e totalmente ridículo. Quer ser diferente? Protestar contra a Globo? Use a inteligência, as redes sociais...

    ResponderExcluir