Obituário – Morre Steve Jobs, um dos inventores mais criativos do nosso século

outubro 06, 2011




Uma notícia deixou os fãs de tecnologia entristecidos. É que nesta quarta-feira (05/10), o inventor, empresário e cofundador da Apple.Inc, Steve Jobs,  faleceu aos 56 anos. Desde 2004, o executivo passava por um tratamento de câncer no pâncreas, o que o deixou muito debilitado, mas não cessou a sua capacidade criativa. Pai do Macintosh (Mac), iPod, iPhone e iPad, Jobs também foi o criador do estúdio de animação Pixar, que hoje pertence a Disney. Coincidentemente, a morte de Jobs ocorreu um dia após o lançamento do iPhone 4S – smartphone que se tornou um dos símbolos da criatividade da Apple que ele comandou até agosto.

Confesso que a notícia me pegou de surpresa ontem à noite. Claro, Jobs passava por um momento delicado na saúde que o fez a se afastar da Apple, mas acreditava que ele iria dar a volta por cima, principalmente pela força de vontade e capacidade criativa. Ao olharmos a história de Jobs, não tem como não pensar em superação e na revolução que esse homem trouxe ao mundo da tecnologia e do entretenimento. 

Para quem trabalha com edição de imagem, vídeo e diagramação, os computadores Mac sempre estiveram um passo à frente por oferecer conceito único e extrapolar os limites da criatividade. Já no mundo da tecnologia, quem nunca ouviu falar do linha “i” da Apple: iPod, iPhone e iPad? Sem contar no iTunes que revolucionou o modo de pensar e compartilhar música, além da loja de aplicativos da Apple que permite uma infinidade de ações e experiências.

Por isso, sempre me causou admiração as empreitadas da Apple, que batem de frente, em muitos casos, na imensidão de produtos gratuito oferecido pela Google. A empresa de Steve Jobs conseguiu criar um modelo de negócio lucrativo e que despertou o coração de milhares de fãs ao redor do mundo. Pense no iPad e no iPhone? Dois produtos que estão em alta e mudaram a experiência do usuário de tecnologia em relação a tudo que conhecíamos até então como web e de interface gráfica/visual. Quer mais inovação do que isso? 

Não é a toa que várias empresas estão entrando na onda e lançando smartphones e tablets que oferecem uma experiência parecida. Hoje, de manhã, ao conversar com uma amiga, descobri outra vertente de Jobs que não conhecia, a de filósofo. Ele possui várias citações e frases interessantes que o eleva também a categoria de pensador e crítico. Clique aqui e conheça algumas citações de Steve Jobs.

A morte de Jobs causou grande comoção e inúmeros comentários nas redes sociais. O volume de citações relacionadas a Steve Jobs atingiu aproximadamente 4,5 milhões de menções nas primeiras 12 horas após a confirmação do falecimento. Quando o mundo completou 24 horas sem Steve Jobs, esse valor passou de 8 milhões de postagens com o termo avaliado. 36 horas depois, mais de 8,6 milhões de tweets homenagearam o grande homem da Apple.  A criação de hashtags relacionadas à perda do mestre e ídolo da tecnologia somou aproximadamente 1 milhão de tweets no mesmo período, o que mostra o quanto o executivo da Apple é admirado. 


Mas ao ler a biografia de Jobs, uma coisa me chamou a atenção: o fato dele ter desistido da faculdade e ter iniciado um curso de caligrafia. Ele conta que foi a partir desse curso que o empresário teve o insight de que a tecnologia não poderia vir ao usuário simplesmente crua, tinha que ter conceito, usabilidade e desing. “O único problema da Microsoft é que eles não têm estilo. Eles não têm estilo nenhum. E não falo isso nas pequenas coisas, falo em tudo, no sentido de que eles não pensam em ideias originais e de que eles não levam cultura para os seus produtos”, disse Steve Jobs no Documentário ‘Triumph of the Nerds’, de 1996.

Admiro os produtos da Apple, mas sempre fui fã da Google. Quem me conhece sabe disso. Mas tenho que “tirar o chapéu” para o legado de Jobs que foi além da tecnologia e arriscou passos importantíssimos para o mundo do cinema, da animação, graças ao estúdio Pixar. Foi a partir dessa empreitada de Jobs que houve toda uma revolução no modo como começaram a ser produzidos os desenhos animados. 

Arrisco dizer, sem medo, que Steve Jobs foi o “Leonardo DaVinci” da nossa geração, pois era tamanha a sua capacidade de inovar, de criar. Jobs não era só um empresário, um homem da tecnologia, mas era um inventor...um dos maiores do nosso século! Alguém que pensava à frente do próprio tempo. E isso é raro e merece o nosso aplauso! Que descanse em PAZ nos braços da eternidade!






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twittercurta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plus, assine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. O legado de Steve Jobs é, sem sombra de dúvida, algo que vai ficar marcado na história. Parabéns pelo post em homenagem a ele. Gostei!

    ResponderExcluir
  2. Jobs foi um cara único...o que ele inventou foi ousado e a frente de todos...é um dos nossos gênios da humanidade.

    ResponderExcluir