TV Uni-BH passa por reformulações após modelo antigo ser desativado

agosto 31, 2011



Uma notícia pegou todo mundo de surpresa na manhã desta quarta-feira (31/08). Após 13 anos de funcionamento e formando profissionais de destaque no jornalismo mineiro, a TV Uni-BH, como conhecíamos, chegou ao fim para dar lugar a uma nova proposta. Profissionais foram demitidos e durante um período a TV Universitária irá veicular reprises, até que se estréie o novo formato. A notícia me foi dada por um amigo que trabalhou durante anos na TV Uni-BH. Confesso que fiquei perplexo. Como pode o Uni-BH destruir um dos principais cartões de visita do curso de Jornalismo? Na hora, ninguém entendeu nada.

O ocorrido rapidamente se espalhou pelas redes sociais e virou um auê. Alunos e ex-alunos do curso de Jornalismo da instituição ficaram decepcionados (e revoltados) em saber do fim do modelo da TV Uni-BH. Nas redes sociais, os protestos foram intensos e bastante calorosos. No Facebook, em conversa com a colega Renata Renault – que também ficou chateada com o episódio e abriu um tópico na sua própria página, argumentei. “Renatinha, estou triste pelos profissionais demitidos e por ver que eles vão reprisar programas.....a TV Uni-BH foi escola para muita gente boa que está no mercado até hoje. A TV nunca foi bem aproveitada internamente, mas fechá-la foi uma das coisas que mais entristeceu....espero que a coordenação de jornalismo e a reitoria repensem isso...estão jogando contra eles mesmos.... :(”.

E de fato, o Uni-BH se predispôs a esclarecer o fato e da sua versão do ocorrido. “Todas essas reformulações fazem parte de uma reestruturação para integrar a TV com as outras disciplinas, dando ao aluno liberdade de experimentação e criação de novas linguagens”. Foi o que me disse por telefone, a amiga, colega jornalista e professora do Uni-BH, Lorena Tárcia.

De acordo com Lorena, a TV Uni-BH não deixará de existir, só irá voltar reformulada. “Passei de sala em sala avisando os alunos, mas a notícia tomou uma proporção avassaladora. O objetivo é fazer com que os alunos passem pela disciplina com prática em telejornalismo, fazendo uma TV universitária onde o aluno tenha autonomia e liberdade editorial para produzir novas linguagens. Inclusive, estarei viajando daqui a algumas semanas para comprar novos equipamentos no exterior que serão usados pelos alunos neste novo projeto. A TV Uni-BH não fechou e não irá fechar. Está apenas passando por uma reformulação para ser melhor integrada à graduação”, adianta Lorena que está aberta para sugestões para essa nova proposta da TV universitária.

Logo depois que conversei com a Lorena pelo telefone, postei uma nota no Facebook, pois até então só havia escutado um lado da história. A premissa do bom jornalismo pede para que se ouça um ou mais lados, e fiz isso, como quero fazer agora neste post. Fazer o contraponto e abrir o espaço para o debate e reflexão. Será que a crise do jornalismo [comercial] também chegou no mundo acadêmico? De manhã, ouvi (e li) alunos, ex-alunos e ex-funcionários. Porque não ouvir o lado da faculdade? É o coerente. Ao conversar com a Lorena, sinto que, pelo menos dá parte dela, há uma intenção de diálogo e de (re)começar a TV Uni-BH do zero, para que se encontre um novo modelo.

Apesar dos percalços, foi na TV Uni-BH que muitos profissionais que hoje estão brilhando no jornalismo mineiro tiveram a oportunidade de dar os primeiros passos na profissão. Mesmo quem não teve a oportunidade de estagiar na TV, pôde utilizá-la para aprender de forma independente o fazer jornalístico em Televisão, seja em disciplinas, trabalhos, reportagens independentes ou na produção de documentários. Todos os câmeras, editores e profissionais que trabalhavam na antiga gestão da TV Uni-BH, sempre foram abertos à troca de experiência e o aprendizado...era uma grande escola!

Claro, como a maioria das emissoras de TV em Minas Gerais, a TV Uni-BH também tinha os seus problemas estruturais [e de gestão], falta de investimento, visibilidade, não tinha transmissão interna dentro da faculdade, muito menos era veiculada ao vivo na internet – pelo menos até na época em que estudei lá. Mas, mesmo assim, a TV Uni-BH foi um celeiro importante para que futuros jornalistas possam dar os primeiros passos na profissão e, desse modo, montar um portfólio.

“É com muita tristeza que informamos aos nossos amigos e telespectadores da TV UNIBH, que fechamos. Agradecemos a todos vocês que estiveram presentes nesses 13 anos de caminhada e que ajudaram a escrever uma história que nunca será esquecida por quem passou por aqui. Os últimos anos foram de grande luta para os funcionários e estagiários que carregaram a TV “literalmente” nas costas. E mesmo assim nosso compromisso com a credibilidade e a qualidade não faltou. Tudo isso para que você tivesse em casa uma programação diferenciada que fugisse do convencional. Hoje recebemos a notícia do “congelamento” da TV, os programas Holofote, Saúde, Expressão, Curtagora, Informando, Eu Faço, Quem conta um conto e Nós na fita acabaram”, anuncia a descrição da página Luzes apagadas na TV UNIBH.

“Estou pessoalmente envolvida neste projeto da TV. Sabemos o valor e a contribuição da TV universitária para a formação dos nossos alunos e vamos retomar a produção em breve”, reforçou Lorena. A TV Uni-BH, apesar dos percalços, foi a porta de entrada de muita gente de qualidade que hoje está no mercado. Uma escola importante em todos os sentidos para a formação profissional dos estudantes de jornalismo do Uni-BH. Os programas da TV Uni-BH, mesmo com todos os problemas da emissora, foram muito bem produzidos e premiados. Foi um marco, um ciclo que se fechou e que se inicia na história do curso de jornalismo do Uni-BH. No mais, vem aí uma nova TV Uni-BH, começando do zero. Cabe aos alunos atuais participarem desse debate e lutar por uma TV universitária de qualidade. Torço muito para que este novo projeto dê certo!





Fotos: Rodrigo Neiva e Leandro Couri / Uni-BH.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Que chato isso, hein? Como uma faculdade demite vários profissionais e querem que os alunos a apoie? Não achei justo como tudo foi acontecendo...faltou bom senso para tratar a TV Uni-BH com o respeito e a história que ela tem dentro do curso de jornalismo

    ResponderExcluir
  2. Wander, difícil opinar até pq não sou de BH, mas é como vc disse no final do post: cabe aos alunos lutarem por um nova TV Uni-BH e não ficar só de #mimimi na internet....tem hora que é preciso partir para ação. A luta e a causa são mais do que justas!

    ResponderExcluir