Fina Estampa – Nova novela das 9 aposta em tramas populares e discute valores morais

agosto 22, 2011




O que vale mais nos dias de hoje: caráter ou aparência? É a partir desse questionamento que surge Fina Estampa, nova novela das 9, da Rede Globo, que estreia nesta segunda-feira (22/08). Escrita por Aguinaldo Silva, a trama tem a direção de núcleo e geral de Wolf Maya e direção de Marcelo Travesso, Ary Coslov, Cláudio Boeckel, Marco Rodrigo e Marcus Figueiredo. No elenco, nomes como, Lília Cabral, Christiane Torloni, Dalton Vigh, Marcelo Serrado, Paulo Rocha, Malvino Salvador, Sophie Charlotte, Caio Castro, Adriana Birolli, Julia Lemmertz, Dan Stulbach, Dira Paes, Alexandre Nero, entre outros.


Em entrevista ao site oficial da novela, Aguinaldo Silva conta mais sobre como surgiu a proposta do folhetim. "Como tudo em minhas novelas, surgiu da leitura diária dos jornais, revistas e sites, que mostram que no Brasil existe uma verdadeira obsessão pela aparência, em detrimento do caráter. Somos cada vez mais lindos fisicamente, mas moralmente somos bastante discutíveis. Se esta exacerbação da aparência em detrimento dos outros valores continuar, onde é que chegaremos? Achei que era a hora de colocar essa questão diante dos telespectadores”, afirma o novelista.
A atriz Lilian Cabral, protagonista de Fina Estampa, na festa de lançamento 
da novela. Ela viverá a sua primeira protagonista na Rede Globo.

A trama principal gira em torno da personagem Griselda Pereira, vivida pela atriz Lília Cabral. Pereirão, como Griselda é chamada pelos moradores do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, deixou a vaidade feminina por anos para trabalhar como “Marido de Aluguel”, uma espécie de “faz tudo” na região, que ganha a vida realizando pequenos consertos domésticos para garantir o bem-estar da família. Depois de anos jogando na loteria, a vida de Griselda muda do dia para a noite ao ganhar R$ 30 milhões. Do filho que tinha vergonha dela ao marido desaparecido, todos querem tirar proveito da fortuna. Abaixo, assista o trailer de Fina Estampa:




"Griselda é de um caráter inquestionável que percebe que está se transformando com o dinheiro. Num mundo onde o culto ao corpo e a beleza física é uma verdadeira mania, as tramas de Fina Estampa, de um modo ou outro, têm a árdua tarefa de questionar essa opção. Fina Estampa é um folhetim clássico, com todas as características do gênero, só que modernizadas, adaptadas para a época em que vivemos. É uma novela com tramas fortes que se cruzam, de personagens muito reais e envolvidos com questões inerentes ao ser humano. É uma novela popular, urbana e profundamente brasileira", explica Aguinaldo Silva, em entrevista ao R7.

Curiosidades

Para quem não sabe, o folhetim nasceu em maio de 2009, durante a Master Class - um curso gratuito de roteiro com 15 alunos, promovido pelo novelista Aguinaldo Silva. Na época, o roteirista e seus pupilos desenvolveram a sinopse de uma novela chamada Marido de Aluguel. Com uma pegada mais popular, a novela seria ambientada na zona oeste do Rio de Janeiro e com personagens bem próximos ao cotidiano dos telespectadores. Interessada na história, a Globo comprou os direitos da obra, porém devido a problemas de registro de nome, a novela teve o título alterado para Fina Estampa. Ainda, Aguinaldo convidou alguns alunos para serem os seus colaboradores nesta empreita.
Primeira turma da Master Class, curso de roteiro promovido por Aguinaldo Silva.

Uma curiosidade é que o papel de Griselda foi pensado para ser vivido, inicialmente, por Glória Pires, que não pôde aceitar devido a uma incompatibilidade de agendas, já que ela estava reservada para Insensato Coração, de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, que antecedeu Fina Estampa. Por conta disso, Aguinaldo Silva e o diretor Wolf Maya, optaram por convidar Lilian Cabral para o posto, uma vez que ela brilhava na telinha, na época, no papel de Tereza, em Viver a Vida, de Manoel Carlos, e no filme Divã, de Marcelo Saback, inspirado no livro homônimo de Marta Medeiros.

Erradicado há anos em Portugal e vindo ao Brasil de forma quase que esporádica, o autor Aguinaldo Silva, trouxe uma novidade da Terrinha, diretamente para Fina Estampa. Trata-se do ator português Paulo Rocha, que viverá o personagem Guaracy, dono de uma padaria-bar chamada Tupinambar, localizada no Quebra Mar, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.  O personagem é apaixonado Griselda (Lília Cabral) e não medirá esforços para conquistar a amada. Clique aqui e confira uma entrevista do ator publicada no Blog do Aguinaldo Silva.
O ator e galã português Paulo Rocha estreia na TV brasileira em Fina Estampa.

Galã de sucesso em Portugal, Paulo Rocha está animado em estrear nas telenovelas brasileiras. "Apenas fiz três malas e peguei o avião. Sou muito solteiro e não tenho filhos", disse à coluna de Bruno Astuto, do jornal O Dia. “Parece que Aguinaldo viu minha atuação na novela Vingança [exibida em Portugal], na qual era o vilão, e durante uma entrevista em que perguntaram quais atores portugueses gostava, ele citou meu nome. Achei muito simpático da parte dele. Um tempo depois, quando ele foi lançar um livro em Portugal, fui convidado. Uma amiga nos apresentou, almoçamos juntos e ele me fez o convite [para Fina Estampa]”, contou o ator ao site iG.

Impressões

Aguinaldo Silva é um novelista polêmico. Sem papas na língua – tanto no seu blog, quanto no Twitter, Aguinaldo cultiva admiradores e desafetos, não só no meio artístico, mas entre os telespectadores e internautas. Aos 67 anos e com trabalhos de sucesso como Tieta (1989), Riacho Doce (1990) e Senhora do Destino (2004), Aguinaldo indiscutivelmente é um autor que sabe fazer uma novela mais popular. Mesmo com muitas críticas e problemas de audiência, sua última novela, Duas Caras (2007), foi craque em relatar com bom humor as desventuras de personagens que moravam numa fictícia favela carioca.
O roteirista Aguinaldo Silva está confiante no sucesso de Fina Estampa,
trama que traz Lilian Cabral como protagonista.

Admiro Aguinaldo por ter criado na web um alter ego tão polêmico, pela capacidade de fazer histórias populares e personagens que caem facilmente na boca do povo. Além disso, os vilões do novelista conseguem ter um flerte com o humor bem interessante. Quem não se lembra das tiradas de Nazaré Tedesco em Senhora do Destino? “Sua Anta Nordestina”, dizia Nazinha para a sua rival Maria do Carmo, vivida por Suzana Vieira.

Além disso, Fina Estampa se apresenta como um trama instigante por trazer à telinha novamente Lilian Cabral, que até bem pouco tempo atrás estava no ar com o seriado Divã. Como disse certa vez Manoel Carlos, Lilian Cabral é grife, uma atriz de primeira grandeza que consegue construir personagens humanos e próximos da realidade do público. Diferente de tudo que Lilian já fez na TV, Griselda tem uma história muito forte de superação e amor à família. Tenho certeza que vamos rir e nos emocionar muito com a atuação dela!

“A Tereza e a Marta [personagens das novelas Páginas da Vida e Viver a Vida, de Manoel Carlos] não exigiam composição [de personagem]. Você consegue visualizar uma pessoa como a depressiva Marta ou a autoritária Tereza. Você não sai na rua e vê um monte de mulher assim [como a Griselda]. É nesse sentido que digo que é o [papel] mais difícil. O lado feminino foi esquecido, mas ela tem uma delicadeza”, comenta Lilian Cabral, em entrevista ao caderno Ilustrada da Folha de S. Paulo desse domingo (21/08).
Cena de Fina Estampa em que Lilian Cabral
contracena com Christiane Torloni.

No mais, Fina Estampa chega às 21h com uma proposta popular como há muito tempo não se via nesta faixa. É uma trama que discute valores morais que precisam ser mais debatidos. Nem tudo na vida da gente pode ser uma mentira, uma máscara social para querer se dar bem na base do custe o que custar. O "jeitinho brasileiro" não pode ser usado apenas para o mal, para ganhar vantagem em tudo sempre. Acredito que a novela tem tudo para ser um sucesso, afinal o folhetim foi concebido a partir de uma idéia coletiva entre um roteirista experiente e aspirantes ao mundo ficcional das telenovelas. Já nasce diferente e colaborativa, assim como a nossa geração. E você, vai assistir?



Fotos: Francisco Patrício / TV Globo - Divulgação.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.




Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

5 comentários

  1. Tô chando que essa novela vai ser boa...gosteu dessa personagem da Lilian Cabral. Não sabia que essa novela veio da Master Class do Aguinaldo...achei isso um barato! Vou assistir. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pra falar a verdade, não gosto muito de novelas...mas reconheço que as novelas do Aguinaldo Silva sempre conseguem fazer um burburinho na mídia e entrar na boca do povo. Tomara que Fina Estampa seja boa...hoje a noite vou dar uma espiada.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela matéria sobre Fina Estampa, Wander. Você trouxe informações novas, diferente de tudo que já havia sido divulgado. Pelo trailer, a novela parece aquelas tramas das 7...tem tudo para ser bem humorada....vou assistir.

    ResponderExcluir
  4. Olá meu caro... tudo bem?

    Ótima pré-crítica da trama. Esclarecedora, gostosa de ler (como todos os seus textos) e com conteúdo reunido em toda a internet sobre a novela.

    Sabe que seu Blog, de uns tempos pra cá, tornou-se um dos meus favoritos para me atualizar e conferir sua opinião sobre os assuntos do momento.

    Como sempre, evoluindo sempre...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Wander!
    Não preciso dizer que sou sua fanzoca porque você já está cansado de saber.
    Mas definitivamente esse texto só vem corroborar o profissionalismo que todos nós que acompanhamos este blog já conhecemos.
    Um texto de fato impecável, com uma crítica equilibrada sobre essa personalidade tão contraditória que é o Aguinaldo Silva. Que delícia ler um texto tão bem elaborado e que trouxe uma crítica equilibrada feita de fato por um profissional do jornalismo. Sem nenhum apelo emocional e ou pessoal. Parabéns!

    Em tempo: Não assisto a trama das 21:00 mas acompanho tudo pelos jornais, sites e pelo blog.

    Beijos amore.

    ResponderExcluir