#AFazenda4: Duda é expulsa por agressão e reality show sofre com problemas de roteiro

agosto 10, 2011


Polêmicas à parte, a regra do Manual do Fazendeiro é clara: agressão física gera expulsão. Foi isso que aconteceu na noite dessa terça-feira (09/08), em #AFazenda4. A lutadora de boxe Duda Yankovich foi expulsa do reality show por ter agredido com um tapa o ator Thiago Gagliasso. Devido à expulsão da peoa outra (sub)celebridade irá entrar no jogo ainda esta semana.

Quem será que vai entrar na equipe Ovelha? A repercussão do acontecido e, conseqüentemente, o anuncio da expulsão de Duda, aumentou a audiência do reality show que estava estaciona há algumas semanas em 12 pontos para 14 com picos de 18. Clique aqui e leia a resenha feita pelo blog Cartas Para Pi que, sabiamente, analisou todo o problema estrutural do programa de ontem (09/08). Mas antes, confira abaixo algumas impressões:

  • Antes de mais nada, acredito que Duda, mesmo sabendo que se excedeu ao ter respondido Thiago com um tapa, se mostrou verdadeira ao assumir o seu erro e ter a humildade de reconhecê-lo. Fiquei emocionado com a saída dela pelo fato dela ter humildade de aceitar o cumprimento de uma regra e ver que um sonho está terminando.

  • A história de Duda é igual a de muitos atletas profissionais brasileiros que estão ainda no esporte por amor, pois o lado financeiro é bastante complicado. Quando ela falou que ganha R$ 360 por mês, logo me veio isso a cabeça....espero que não só os amigos que ela fez no programa a ajudem a ter mais dignidade no boxe, como os empresários se sensibilizem a patrociná-la.
  • Também fica o apelo para que o Programa do Gugu, da própria Record, conhecido pelos seus quadros assistencialistas, compre a pauta e ajude a Duda a ter mais dignidade como atleta profissional.
  • Na internet, muitos internautas lembraram da chicotada que Dado Dolabella deu em Miro Moreira na primeira edição de A Fazenda em que a direção do programa colocou “panos quentes”. Confesso que entendi o tapa de Duda como um pedala, um “chega para lá”, não como uma agressão premeditada e gratuita. Até porque Duda é boxeadora....se ela quisesse mesmo dar um tapa, soco ou qualquer outro golpe em Thiago, o menino estava perdido...rs.
  • No entanto, apesar da enrolação – e da chatice do Britto Jr de sempre querer fazer “tempestade em copo d’água” para chamar atenção da audiência, achei justo a regra do programa ter prevalecido.

  • Quem será que vai entrar? Entre os nomes cogitados estão a irmã do jogador de futebol Wagner Love, Vânia Love, e a socialite e cantora de funk carioca Heloísa Faissol. Particularmente, torço para Helô Quebra Mansão, como a funkeira é conhecida, entre na disputa porque ela é "dá pá virada" e pode render muito para o programa.
  • Na manhã desta quinta-feira (11/08), o comentário no Twitter é que quem entrará mesmo no lugar de Duda é a ex-Panicat (e ex-namorada do jogador Adriano), Dani Bolina. Será? Atualmente, Dani é casada com o modelo Mateus Verdelho - que também concorreu a uma vaga nesta quarta edição de A Fazenda, mas não foi selecionado pela produção.
  • De todos os participantes de @fazendarecord, nutro uma simpatia declarada por Joana Machado (ex-namorada do jogador de futebol Adriano Imperador) e acredito que ela tem grandes chances de ganhar o prêmio final de R$ 2 milhões. Ao retornar a sede, depois da Prova do Fazendeiro que lhe garantiu a imunidade e liderança por uma semana, ela renegou a comemoração e anunciou a saída de Duda com transparência e respeito. Fora que Joana, apesar de não levar desaforo para casa, se tornou a protagonista desta edição. Tem a minha torcida! #TEAMJoana
  • Falando do programa: o grande problema de #AFazenda4 não são os participantes, mas sim o roteiro final, o modo como a “novelinha diária” é contada para o público da TV aberta.
  • Muitas histórias importantes para a compreensão geral do Jogo são omitidas ou mal contadas. Os roteiristas esquecem que tem que apresentar personagens, e não apenas cenas. Mostrar um barraco, uma divergência, dá Ibope, mas sem contexto não há como telespectador leigo lá de casa entender o que se passa.

  • Prova disso é o fato do “delay” de um dia dos acontecimentos que se passam na Fazenda. Por exemplo: se uma briga acontecer hoje a tarde, ela só passará amanhã. Ou ainda pior, a votação dos participantes é colocada à noite, ao vivo na TV aberta, e o público fica boiando diante de uma intriga que aconteceu de manhã e que mudou todo o rumo [de votação] do Jogo.
  • O telespectador fiel de A Fazenda tem que se esforçar para ficar por dentro dos acontecimentos dos participantes e, na maior parte das vezes, fazer o papel de produção, garimpando histórias para poder ligar os fatos e entender o que se passa no Jogo. Assim fica difícil, né! Duvido que o telespectador tradicional da TV aberta faça essa pesquisa diariamente.
  • A transmissão pelo R7 é uma furada! #FATO. A produção do programa omite diálogos [no Ao Vivo pela internet] e tenta inibir ao máximo que o público fique por dentro do que rola no reality rural. Uma coisa é nítida: infelizmente, a internet é vista como rival, e não como apoio de mídia.
  • A “novelinha diária”, que é a base do reality show de confinamento, está sendo muito mal contada nesta quarta temporada. Não por culpa dos participantes que estão rendendo boas histórias, mas pela falta de atenção da produção de #AFazenda4 que deveria contratar novos roteiristas com urgência, antes que seja tarde demais. Ainda faltam dois meses pela frente....se houver boa vontade, dá tempo de corrigir. O sinal amarelo já está aceso!





# Atualizado às 13h, do dia 11 de agosto.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitterassine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Jornalista 

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Fiquei morrendo de dó da Duda ter sido expulsa do programa....acho que ela agiu errado sim, mas ela pediu perdão e o Thiago a perdoou....acho que deveria ter tido uma excessão ali....em todo caso, parabéns pela análise! O roteiro do reality é péssimo...fico com pena do Britto Jr pq é ele que recebe todas as críticas.

    ResponderExcluir
  2. Me desculpa, o roteiro de #AFazenda4 pode até ser ruim, mas o Britto Jr não ajuda....vamos combinar? O que foi ele anunciando toda hora a decisão de expulsar a Duda? O telespectador não é débil mental....se pudesse eliminaria o Britto da apresentação do programa....kkkkkkk.

    ResponderExcluir
  3. Puts...Dani Bolina na Fazenda....vão colocar duas moças que foram namoradas do Adriano....own, isso não vai prestar....kkkkk...a Record adora um barraco.

    ResponderExcluir