#Crônica: O despertar do Lobo

agosto 31, 2011



Reza a lenda que cada um de nós tem um animal protetor. Uma espécie de estrela-guia que nos fortalece e nos mostra o melhor caminho a ser seguido. A natureza é sábia. E os antigos observavam os animais para aprender com eles ensinamentos valiosos para enfrentar as adversidades do dia-dia. 


É algo tão redentor e complexo que é difícil delimitar uma linha entre fé e misticismo. É Universo, contemplação e um pouco mais além. Depende da interpretação pessoal de cada um. E você, acredita nisso? Tem algum animal que lhe causa admiração, ensinamento e reflexão? 

Bom, descobri o meu animal em um sonho. Sou lobo. Gosto da simbologia das coisas. De uns tempos para cá, tenho me tocado mais a respeito dos significados. Nada na vida acontece por acaso. Tudo tem um motivo, um aprendizado. 


Ao conversar com uma amiga muito querida, tenho descoberto coisas importantes sobre mim mesmo que estavam adormecidas e que, por reflexão pessoal, me foram reveladas. A jornada da descoberta pessoal envolve um olhar para si mesmo, um aprender a escutar aquilo que o coração manda. Respeitar-se.

Despertei o lobo que existia dentro de mim. Foi uma revelação, um sonho. Talvez o Cara Lá De Cima quisesse me alertar. E conseguiu. No início, tive medo. Mas depois, ao meditar, vi que isso era um sinal e agradeci ao Universo. 


O lobo que há dentro de mim, uivou para a lua e pôde correr novamente livre pela floresta. Com seus olhos marcantes, quis me mostrar um ensinamento importante: aprenda a escutar a minha própria voz interior. Descobri o meu chamado e uivei para a lua.

Ás vezes, agir por impulso, no calor da emoção, pode ser fatal. Causar desarmonia interna por algo que nem sempre lhe pertence, que é do outro, não seu. Por isso é importante encerrarmos ciclos e deixar a porta aberta para as coisas boas que ainda virão. 

Mas, para chegar nesse entendimento, é necessário cultivar o amor próprio. Valorizar-se. Lamber a ferida aberta para cicatrizar, e seguir adiante. A dor é inevitável, o sofrimento é opcional, já dizia o poeta.

No site Xamã Urbano, há uma descrição muito bonita sobre este animal. "O lobo é gracioso, tem iniciativa, e ama a liberdade. Pessoas Lobo são geralmente muito confiáveis, generosas e com sentimentos profundos pelos seus amados. 

Seu objetivo máximo é encontrar a cultivar o amor em suas vidas. A qualidade do Lobo é a compaixão, e por causa disso é uma pessoa sensível, intuitiva e muito criativa. 

Sempre pronto a acudir quem precisa de ajuda, no fundo, o que o Lobo deseja é que respeitem seu espaço vital e sua liberdade de movimentos. É muito afetado pelos atos e palavras dos outros, e é com freqüência tímido. É porém sincero, reflexivo e digno de confiança. No amor é carinhoso, romântico e possessivo".

Sou Lobo. Descobri, através de um sonho, o meu animal protetor. No Dicionário de Sonhos, "ver um lobo em sonho pode ter diversos significados, positivos ou negativos, em função das circunstâncias envolventes. 

A maior parte das vezes o lobo simboliza a sobrevivência, então o sonho em que se mata o lobo pode significar o fim das dificuldades, o inicio de uma melhoria. Sonhar que está caçando o lobo significa que você tomará grandes decisões".

Quando a gente passa a entender o significado dos símbolos, o quebra-cabeça da vida começa a fazer mais sentido. Prova disso é que o lobo que há dentro de mim me apontou um novo norte. E ele uivou para a lua em sinal de liberdade para convocar aqueles que ele chama de seus. 

Fiel ao seu grupo, a energia do lobo nos ensina a procurar a nossa verdadeira matilha, uma nova clã que nos permita ser aceito do jeito que somos, com as nossas qualidades e defeitos, sem cobrança ou recalque. O lobo é o despertar da voz interior, um chamado individual para que possamos nos incluir na pluralidade do mundo.

No xamanismo, o lobo é professor, guerreiro e precursor de novas idéias. Não gosta do mais do mesmo, é inovador. Ele vive em alcateia  mas é capaz de passar uma temporada solitário para, depois de um tempo, compartilhar o conhecimento adquirido com o seu bando. 

O lobo que há em mim uiva mais uma vez e quantas vezes forem necessárias. Quer convocar os seus! O seu uivo chama a matilha, amedronta o inimigo e delimita o território. No final das contas, o lobo pode até assustar, mas o que ele quer mesmo é proteger o que é dele, da sua matilha, e ser feliz. 

Dar mais espaço para ouvir a sua própria voz interior. E para ser feliz, é necessário matar um lobo em sonho, nem que seja para despertar a si mesmo. Ouça a música abaixo do cantor David Guetta, "She Wolf":









Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. Wander querido, é muito lindo isso que vc escreveu. Toca lá no fundo da alma da gente e nos faz querer fazer esse exercício de auto-reflexão, de escuta pessoal. Fico contente em saber que dias melhores estão chegando para você. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Cara, achei muito interessante a sua crônica e a forma como você foi conduzindo todo o texto, parabéns. Primeira vez no seu blog e já vou por nos meus favoritos...gostei da proposta do Café com Notícias.

    ResponderExcluir
  3. Amigo, adorei a crônica... É mais do que uma crônica... É um despertar de um Lobo. Bacana demais. Shalom!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que profundo isso que você escreveu. É edificante em todos os sentidos. Admiro muito as aves, a iberdade do voo. Talvez eu ainda esteja numa fase anterior a sua, a procura do meu animal de proteção. Sei que um dia ainda irei descobrir....o negócio é não desistir.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela crônica. Quando nos propormos a conhecer a nós mesmos estamos dando um passao importante para valorizarmos o amor próprio e auto estima.

    ResponderExcluir
  6. Muito bonito amigo.. O Blog Arcanjo Lycan vai postar essa crônica bem em breve... Parabens! Verá seu texto em nosso Blog!

    ResponderExcluir