O Astro – Rede Globo transforma macrossérie em nova novela das 11

julho 11, 2011



O brasileiro ama novela. Não é à toa que, desde a época do rádio, o gênero sempre teve um carinho especial no coração do público. E para comemorar os 60 anos dessa atração na TV, a Rede Globo aposta no remake da telenovela O Astro, originalmente exibida em 1977/1978 e escrita pela “maga das oito”, Janete Clair. Para a versão 2011, que estréia nesta terça-feira (12/07), foram convocados os autores Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, sob a direção de núcleo Roberto Talma e direção de Mauro Mendonça Filho. 


Segundo a Rede Globo, a idéia é fazer um produto com poucos personagens e menos tempo no ar, o que deixaria o especial com o custo relativamente mais baixo, se compararmos com as novelas atuais da faixa noturna. Divulgada inicialmente como macrossérie com 60 capítulos, a emissora carioca, posteriormente, mudou de idéia e passou a divulgar O Astro como a sua "nova novela das 11h da noite", o que abre a possibilidade de mais um novo horário de teledramaturgia a ser explorado, junto com os seriados nacionais.

Considerado um dos mais badalados sucessos de Janete Clair – que eternizou a pergunta “Quem matou Salamão Hayalla?”, O Astro ganha uma repaginada contemporânea, com a inserção de novos personagens e saída de outros para dar mais ritmo à trama. Um exemplo disso é o personagem Ferragus, de Francisco Cuoco, que não existia na primeira versão, e que aparecerá no decorrer da história, como uma espécie de mentor e alter ego do protagonista.

Para a nova versão, o personagem Herculano Quintanilha, vivido por Francisco Cuoco no original, será interpretado por Rodrigo Lombardi. Ainda no elenco, nomes como Carolina Ferraz, Alinne Moraes, Thiago Fragoso, Daniel Filho, Regina Duarte, Henri Castelli, Carolina Kasting, Guilhermina Guinle, Tato Gabus Mendes, Marco Ricca, Ellen Roche, Antonio Calloni, Humberto Martins, Rosamaria Murtinho, Bernardo Marinho, Fernanda Rodrigues, entre outros. Confira o trailer de O Astro:


Uma curiosidade é que na época em que o assassino de Salomão Hayalla foi desvendado, o escritor Carlos Drummond, em sua coluna no Jornal do Brasil, escreveu o seguinte: “Agora que O Astro acabou vamos cuidar da vida, que o Brasil está lá fora esperando”, o que mostra o quanto a novela atiçou o imaginário popular e parou o país. 


Ainda falando da primeira exibição, o magnata Hayalla é assassinado por Felipe (vivido em 2011 por Henri Castelli), usuário de drogas e amante de Clô Hayalla (esposa de Salomão), que tem como comparsa o cabeleireiro Henri. Janete Clair inspirou-se em um caso real, o assassinato de Cláudia Lessin Rodrigues, ocorrido em 1977, para caracterizar o desfecho da história.

Ilusionismo

Na nova versão de O Astro, a trama começa no ano de 2002, durante a Copa do Mundo. É nesse período que o jovem Herculano Quintanilha (Rodrigo Lomabardi) planeja um golpe na paróquia da sua cidade natal, mas é traído pelo cúmplice Neco (Humberto Martins) e acaba preso durante oito anos. A partir daí que Herculano passa a conhecer o misterioso Ferragus (Francisco Cuoco), que lhe ensina alguns truques de ilusionismo e telepatia. Tempo depois, já como o consagrado Professor Astro, Herculano se apresenta na Lapa, no Rio de Janeiro, na casa de shows Kosmos, onde atrai multidões com os seus shows de magia.

Durante um show, Herculano conhece a arquiteta Amanda Mello Assunção (Carolina Ferraz) e se apaixona perdidamente, além de reencontrar o comparsa traidor Neco, de quem jurou vingança. Nesse meio tempo, o ilusionista se torna grande amigo do herdeiro Márcio Hayalla (Thiago Fragoso), depois que o jovem foge da clínica psiquiátrica onde foi internado pelo pai. A grade sacada de Janete Clair – que provavelmente será preservada no remake, é deixar o espectador na dúvida se Herculano possui um dom ou é charlatão?

Em entrevista ao jornalista @ZeanBravo, do Jornal Extra, o diretor Mauro Mendonça Filho acredita que o horário das 23h ajuda a dar mais liberdade à trama, uma vez que estamos vivendo numa época do politicamente correto. "Janete Clair deixou um legado de criatividade, liberdade, ousadia e espírito livre. Tinha um estilo único, meio água com açúcar, meio hardcore, com uma força dramatúrgica impressionante. Se estamos homenageando-a, adaptando uma de suas obras e buscando um horário novo, temos que beber na sua fonte, seguir seu exemplo de liberdade. Esse horário traz para os autores uma ótima oportunidade de abordarem e aprofundarem seus temas, incluindo os mais delicados", afirma o diretor.

Nos bastidores, comenta-se que caso “a nova novela das 11” se torne um sucesso, ela poderá passar de 60 para um pouco mais de 80 capítulos, o que depende diretamente da resposta do público. Em contrapartida, o (re)lançamento de O Astro como novela – e não mais como macrossérie, bate de frente com a reestréia de #AFazenda4, da Record, que provavelmente se confrontarão no mesmo horário.

Entre os críticos de TV, mais do que um especial comemorativo, O Astro é uma resposta da Venus Platinada à concorrência, devido o sucesso, no ano passado, da terceira edição do reality show rural - que, coincidentemente, inicia a quarta temporada, na semana seguinte, dia 19 de julho. Creio que, nesses anos todos de TV aberta, o horário das 23h, nunca foi tão concorrido, como agora. O público agradece a diversidade!





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

5 comentários

  1. Acho que o remake de "O Astro" vai ser um grande sucesso, apesar do horário tarde. Tem muita gente que chega da faculdade, do cursinho, do trabalho, neste horário. Adorei o trailler e, principalmente, o seu post, para variar....querido vc arrasa! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pra mim o único problema é ficar acordado,rsrs.
    Mas acho que fará grande sucesso, tal qual sua versão original.

    ResponderExcluir
  3. Wander,
    A única maneira da Globo manter um pouco de audiência é a novela, o resto esta ficando macete.

    Estão perdendo até para o S.Santos.

    João Bosco

    ResponderExcluir
  4. Se não me engano, nos anos 70 a Globo chegou a utilizar essa mesma faixa de horário para as novelas. Um dos maiores sucessos nessa época foi "O Bem Amado" (1973). Depois o horário foi exinto. Fiquei surpreso com essa retomada agora. Parece interessante a trama, ainda mais se tratando de Janete Clair, cujo trabalho infelizmente, a nossa geração nao pode conhecer.

    Achei fantastico principalmente a chamada onde aparece o Francisco Cuoco de Astro e ao se virar, se torna o Rodrigo Lombardi. Ficou algo como se fosse uma sucessão mesmo.

    O horário realmente é ruim, principalmente para quem acorda cedo, como no meu caso. Vai ser dificil conseguir assistir.

    Parabéns pelo post!

    Abçs!!

    Danilo Moreira
    http://blogpontotres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Bem interessante mesmo, essa nova ideia da Globo. Agora ficou extremamente claro pra mim.

    Obrigado Wander, pelos esclarecimentos.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir