Projeto audiovisual ensina História do Brasil através da internet

junho 14, 2011



Resgatar importantes momentos da história do Brasil retratando não apenas os fatos, mas também os hábitos e costumes da população nos últimos cinco séculos. Esse é o objetivo da série “Histórias do Brasil”, produzida pela Conspiração Filmes e patrocinada pelo Instituto Claro. O projeto audiovisual conta com o apoio do Fundo Setorial da Ancine/FINEP e mescla dramaturgia e documentário.

Composta por dez capítulos de 30 minutos cada, a série conta passagens históricas como o descobrimento do Brasil, o cotidiano dos escravos de engenho, a guerra pelo açúcar, o contrabando de ouro, a Guerra do Paraguai, o Estado Novo até o período de mandato de Juscelino Kubitschek.  Em breve, “Histórias do Brasil” também poderá ser visto na programação da TV Brasil e da TV Escola, parceiras da iniciativa. Enquanto isso, é possível assistir os episódios da série pelo site.

Cada um dos episódios traz cenas de ficção que recontam passagens da vida cotidiana dando, através dessas “pequenas histórias”, a dimensão do impacto das grandes passagens históricas na vida dos cidadãos tido como comuns. Costurando essas cenas, surgem depoimentos de professores e pesquisadores convidados que ajudam o espectador a entender melhor o momento abordado. 

De acordo com o roteirista da série, Renato Fagundes, as cenas de ficção de “Histórias do Brasil” são baseadas numa rigorosa pesquisa sobre cada período, e tratam de personagens secundários da história oficial. “São pessoas comuns, que vivem o impacto da transformação cultural e social em sua vida cotidiana. E que dão forma, com suas histórias, à História do Brasil”, explica.

Otimista, a vice-presidente do Instituto ClaroCarime Kanbour, explica que o projeto é uma forma do educador trabalhar a história do Brasil, sob uma nova perspectiva. “Este projeto, composto de cenas de ficção, funcionam como ilustração para cada período histórico abordado. Ele foi realizado com a ideia de servir como alternativa de ensino para o professor em sala de aula e, com isso, facilitar e contribuir de forma diferenciada com o aprendizado dos alunos”.

As filmagens aconteceram no segundo semestre de 2010, nas cidades do Rio de Janeiro e Paraty. Uma equipe de historiadores da Revista de História da Biblioteca Nacional auxiliou como consultores durante a produção da série, tanto nas cenas de ficção – do roteiro à direção de arte e figurinos – quanto no conteúdo documental, que inclui entrevistas e pesquisa de imagens, documentos e objetos. 

Para o diretor da série, Arthur Fontes, a consultoria reitera o compromisso com a veracidade dos fatos. "A nossa intenção foi produzir uma série com um rigor tanto histórico quanto estético, raros de ver na programação das nossas TVs. Um programa educativo, mas num formato absolutamente original, e com o aval dos melhores historiadores do país".

Promoção 

Para difundir o projeto audiovisual "Histórias do Brasil", o Instituto Claro fará uma promoção em sua página no Facebook, de 9 a 15 junho, onde serão sorteados DVDs com todos os episódios da série. O anúncio será feito em 16/6 e cada ganhador poderá indicar uma instituição de ensino para também receber o material completo.






Colaborou: Suelen Lima Mendonça.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Wander, que projeto bacana!!! Uma oportunidade interessante para que os professores ensinem as crianças a história do Brasil. Parabéns a todos envolvidos com o vídeo. Adorei!!! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Iniciativa que merece ser aplaudida e repercutida pelas redes sociais....os nossos professores precisam descobrir esse vídeo!!! Também vou divulgar... =]

    ResponderExcluir
  3. Fico muito contente quando descubro na internet projetos que estão ajudando as nossas crianças a terem uma educação de qualidade. Torço para que os nossos professores e alunos possam ter acesso a esse material, cuja a qualidade me surpreendeu. Parabéns por divulgar esta iniciativa no seu blog.

    ResponderExcluir