Eduardo e Mônica – Vivo transforma música em curta-metragem no Dia dos Namorados

junho 11, 2011


“Quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração? E quem irá dizer....que não existe razão?”. O verso da música “Eduardo e Mônica” é um sucesso há mais de 20 anos da banda Legião Urbana, na voz de Renato Russo. Nessa semana, a Vivo divulgou um curta-metragem baseado na história dessa música para a campanha de Dia dos Namorados (12/06). A canção eternizou a história de amor mais cantada do pop rock brasileiro nas últimas décadas. Quem não quer viver uma história de amor? O amor conecta. Traz abrigo e aconchego.  Tão bom quanto viver, é saber cantar uma história de amor completamente roteirizada em letra de música. Todo mundo já teve (ou vai ter) o seu dia de “Eduardo e Mônica”. Faz parte da vida...e acredito que por ser tão natural é que a música atravessou gerações.

Do acaso, um casal se conhece. Das conversas, surge o carinho, afeto e beijos. Da paixão, nasce a vontade de viver lado a lado. E, dessa forma, constroem uma vida a dois, olhando juntos na mesma direção. Como qualquer casal, eles brigam, voltam, são cúmplices, resolvem viajar, morar juntos e tem filhos. Constroem uma casa, uma vida juntos. Vivem uma história de amor urbana, real e possível. Talvez seja isso a chave do sucesso de “Eduardo e Mônica”: a naturalidade.

Pessoas de todas as idades já escutaram, pelo menos uma vez na vida, a música-roteiro que narra toda a história de amor do casal Eduardo e Mônica, que poderia ser José e Maria, de tão comum e possível. Contemporâneos, o casal protagonista já sinaliza a diferença de idades em um relacionamento: Eduardo é ainda um adolescente quando conhece Mônica. Entretanto, o mais bacana é que ambos possuem uma jovialidade que cativa, onde um é aberto ao mundo do outro. Eles se complementam.

Essa semana, o sonho de muitos fãs de ver a música ser transformada em vídeo, se tornou realidade. A empresa de telefonia celular Vivo, para promover a campanha publicitária dos seus produtos no Dia dos Namorados, resolveu inovar e criou um curta-metragem da música “Eduardo e Mônica”. Uma espécie de vídeo clipe moderno, onde os protagonistas interagem bem com smartphone e tablet. Inclusive, é possível adicionar Eduardo e Mônica no Facebook. Em questão de horas, o vídeo viralizou pela internet.

Com produção da O2 Filmes (Cidade de Deus) e direção de Nando Olival (Domésticas), o curta-metragem "Eduardo e Mônica" foi ideia da agência África para colocar a Vivo na boca dos consumidores às vésperas do Dia dos Namorados. Atualmente, já se contabiliza mais de 3,7 milhões de visualizações no YouTube em menos de uma semana, além de uma quantidade absurda de posts em blogs, Twitter e Facebook recomendando o vídeo. O êxito da campanha se deve, em grande parte, pelo fato dela ser toda pensada em internet – o que dificilmente aconteceria caso a campanha estivesse explorado apenas a mídia tradicional. Abaixo, confira o curta-metragem:




"Quando a gente foi investigar a música, percebeu que tinha tudo a ver com o tema. Todo mundo de 30 e 40 anos se apaixonou ouvindo isso. As meninas foram procurar seus Eduardos e os meninos, sua Mônicas. Também tinha muito a ver com a nossa estratégia de produtos e serviços. Casou muito. A gente até dividiu a música em várias fases e cada fase, se você for relembrar, eles conversavam muito, ou o filhinho está de recuperação e tem os nossos produtos de educação mobile. Então, casou cada parte da música com uma estratégia de serviço da Vivo", explica o co-presidente e diretor de Criação da agência África, Sérgio Gordilho, em entrevista ao AdNews.

Apesar do vídeo seguir a onda “fofa” que consagrou A Banda Mais Bonita da Cidade como os mais novos queridinhos da internet, o curta “Eduardo e Mônica” foi acusado de plágio, horas depois da euforia de ver uma música símbolo da geração coca-cola virar clipe. É que há dez anos atrás, a empresa de telefonia celular capixaba ATL (atual Claro), também no Dia Dos Namorados, lançou a mesma música do Legião, só que em outro formato, mais adaptado a um comercial de TV, com cerca de um minuto de duração. Clique aqui para conferir o vídeo.

Mesmo antes de toda essa polêmica em torno do plágio, Gordilho já havia admitido – na mesma entrevista ao AdNews, que existem centenas de campanhas publicitárias que já usaram Eduardo e Mônica como trilha ou idéia de campanha. "Não fomos os primeiros e não seremos os últimos a homenagear os namorados com essa música", admitiu o diretor, "mas da forma que foi feita é nova", diz o criativo da agência África. E você, o que achou da campanha da Vivo?






Observação: as fotos desse post foram retiradas do Facebook de Eduardo e Mônica e sofreram tratamento de imagem para serem publicadas neste post.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

8 comentários

  1. Wander, as fotos ficaram lindas!!! Eu amei o vídeo do "Eduardo e Mônica". Excelente sacada da Vivo para o Dia dos Namorados...essa semana todo mundo só falou disso....eu não acho que foi plágio....a música é um roteiro aberto a duas décadas....qualquer que comprar os direitos e fizer um vídeo tem a intensão de faze-lo assim, do jeito que foi escrito inicialmente. O que a Vivo fez foi uma coisa maior com a música....eu nunca vi nada parecido. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei do vídeo....pra mim foi plágio....é muita coincidencia duas operadoras de celular usarem a mesma ideia, mesmo com dez anos de diferença. Mas tá valendo....a intenção da Vivo de fazer o vídeo foi muito legal e bem feira. É um marco, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  3. E viva aos Eduardos e Mônicas do Brasil, Renato Russo eternizou o casal de namorados mais cantado do Brasil.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Pra mim a Vivo fez uma das melhores estratégias de marketing de todos os tempos: criou o próprio produto e usou a internet para replicá-lo. Ao contrário de muitos, usou as mídias tradicionais como complemento e não como meio principal. Isso mostra uma revolução na publicidade que já caminha algum tempo.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do clipe da música. De boa, achava que era trailer do filme e não uma propaganda. Me surpreeendeu! Não acho que é plágio....o que a Vivo fez foi muito melhor e usou a internet para chamar a atenção para a sua campanha.

    ResponderExcluir
  6. Gente, o clipe é muito fofo! Sempre imaginei o clipe dessa música...a Vivo está de parabéns por fazer esse curta....amei, amei, amei!!! :)

    ResponderExcluir
  7. O curta é muito bem feito, mas não acho que foi plágio. Foi inspiração...pq a Vivo criou um casal contemporâneo e que uso os serviços dele para smarthphone e tablet. Foi uma das propagandas mais bacanas que vi até hoje!

    ResponderExcluir
  8. atualmente estão em Brasília mas eles são o casal mais fofo que tem eles formam o par perfeito o Eduardo é lindo e a Monica é muito bonita eles são muito bonitinhos que fofos

    ResponderExcluir