BOMBA! Demissões e dança das cadeiras movimentam bastidores da imprensa mineira

junho 22, 2011



Momentos de tensão no jornalismo mineiro. Perto do final deste primeiro semestre de 2011, TV Alterosa/SBT, TV Band Minas, TV Record Minas e Jornal Hoje em Dia (do Grupo Record) promoveram demissões em massa e dança das cadeiras. De um lado, profissionais da imprensa que vão trabalhar apreensivos, sem saber se vão continuar no cargo. Do outro, o público que é surpreendido pela instabilidade de alguns veículos. A situação, no entanto, deixa claro uma coisa: no meio do furacão pela guerra por audiência, o jornalismo paga um preço alto, onde nem sempre a qualidade, o respeito com o profissional e com o público são levados em conta. Lamentável...


Por ser uma situação que mostra as entranhas da mídia mineira, pouco se foi divulgado, e as informações, na maior parte das vezes, ficam comentadas de forma interna na "hora do cafezinho" ou como "fofoca de bastidores". É meus amigos....a coisa é séria e o buraco é mais embaixo. No entanto, uma vez que a imprensa paulista e carioca também resenham os bastidores de suas respectivas Praças, porque não se falar do que ocorre aqui? Medo? Censura? Arrogância? Sei lá....o importante é mostrar os fatos e que cada um tire as suas próprias conclusões. Desde já, o blog se solidariza com os colegas que foram demitidos ou remanejados e, ao mesmo tempo, deixa o espaço aberto para que os citados, se assim quiserem, possam ter o seu direito de resposta.

Então, vamos aos fatos: na segunda quinzena de março, o Jornal Hoje em Dia demitiu 14 jornalistas como parte de um programa de corte de gastos. Segundo o Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, além da denúncia de "precarização e exploração do trabalho", algumas das demissões infringem cláusulas da Convenção Coletiva do Trabalho, da qual o jornal é signatário. Ainda, o Sindicato acusa o veículo de ter demitido jornalistas que estavam a menos de 12 meses de sua aposentadoria, o que é proibido pela Convenção.

Na TV Band Minas, o “fantasma das demissões” fez 22 vítimas, entre jornalistas, cinegrafistas, motoristas e técnicos. Uma das profissionais dispensadas foi a editora-chefe Cibele Penholate. A emissora informou que as alterações na equipe fazem parte do processo de reestruturação da empresa. A onda de demissões na Band Minas aconteceram depois da chegada de José Saad Duailibi (sobrinho de João Saad, dono da Band) para o cargo de diretor geral, no lugar de João Salles Martins. Segundo a emissora, as mudanças fazem parte de um processo de reestruturação.

Já na TV Alterosa/SBT, a situação é preocupante e pode levar a emissora para um caminho sem volta, o sensacionalismo. Sinceramente, espero que não. Torço por uma reação, mas que o nível cresça e, dessa forma, conquiste o telespectador. Por conta da vice-liderança alcançada pela Record Minas, a TV Alterosa – já algum tempo, está sofrendo um sério problema de identidade jornalística e amargando o 3º lugar no Ibope. No ano passado, a emissora investiu em novos cenários e vinhetas feitas no exterior, mas o investimento na parte plástica não deu muito certo. O formato anterior era muito melhor, mais conversado e dinâmico.

Com isso, o jornalista Benny Cohen – que apresentou durante anos o Jornal da Alterosa e foi editor-geral de jornalismo da emissora, foi afastado do cargo e passa a responder apenas pelo Portal Uai. "A quem me prestigiou em 21 anos de TV Alterosa, obrigado pela audiência e carinho. Agora sigo novos caminhos no Uai", escreveu o Benny Cohen em seu Twitter. Junto com Benny, cerca de cinco jornalistas também foram demitidos – inclusive profissionais com mais de 15 anos de casa, como Fátima Viana, Lili Ito e Luciana Gontijo.

Agora, pasmem: o jornalista Ricardo Carlini (que apresentou o extinto Alterosa Urgente e o TV Verdade) assumiu a chefia do Jornal Alterosa, com a missão de fazer um noticiário mais popular, numa tentativa de bater de frente com o Balanço Geral, da Record Minas. No lugar dos jornalistas demitidos foram colocados pessoas de confiança de Carlini. Nos corredores da TV Alterosa, o comentário é que a jornalista Helena Barone (que apresentou durante anos o Jornal da Alterosa e foi repórter do Vrum) foi sondada para retornar à casa e apresentar um programa de entrevistas. É esperar para ver....

E, para finalizar, na Record Minas, não houve demissões, mas uma verdadeira dança das cadeiras. Com o fim do Esporte Record Minas, Maíra Lemos acertou a ida para a Globo Minas, onde se tornou repórter. Já o repórter Rafael Martins, que estava no esporte, foi remanejado para os noticiários e, até aonde se sabe, se tornou repórter especial, fazendo uma série de matérias no estilo “sentindo na pele”, vivendo um dia de gari, de morador de rua, de bombeiro, etc. Apesar do texto seguro e do carisma fora de série de Rafael, ouso dizer que ele está mal aproveitado, o que é uma pena. Já Garcia Jr., repórter que tem cara do esporte da Record Minas, está apresentando aos sábados de manhã a versão local do Esporte Fantástico.

Dudu Schechtel, que dividia a apresentação do Esporte Record Minas com a Maíra, foi efetivado no posto de apresentador do Hoje em Dia Minas, ao lado de Nathália Guimarães, fazendo com que André Vasconcelos – que anteriormente apresentava o MG Record antes de Carlos Viana, voltasse para as ruas como repórter de rede, ao lado do também jornalista Luiz Gustavo (ex-Globo Minas), que foi contratado a “peso de ouro”. Aliás, Luiz Gustavo, como repórter de rede, praticamente, sumiu das telas da Record Minas. Esta semana pude vê-lo no Jornal da Record na série “Brasil – Peru, Viagem até o Pacífico”. Será que ele também foi para São Paulo de vez?

Mesmo antes de toda essa “dança”, o jornalismo da Record Minas revelou para a rede nacional uma excelente apresentadora: Roberta Marques – que antes apresentava o MG Record ao lado de André, foi para São Paulo, passando pelos programas Fala Brasil e Tudo a Ver, e hoje está a frente do Mundo Meio Dia e Mulheres em Foco, na Record News. E por falar em MG Record, com o retorno de Datena no comando do novo Cidade Alerta, o telejornal mudou de horário novamente: saiu das 20h e foi para às 19h, antes da novela Rebeldes.

Um detalhe a se observar: em oito meses, após anunciar a nova programação, a Record Minas já promoveu inúmeras mudanças. Antigamente falava-se em reestruturação por audiência. Com a vice-liderança consolidada, o que eles tanto mudam? Alguém já parou para pensar nisso? Um colega da imprensa que procurou o blog fez algumas revelações surpreendentes e que provam, mais uma vez que, apesar dos veículos de comunicação serem tratados como uma empresa que precisa gerar lucro, o ego de alguns profissionais sempre fala mais alto e não há estabilidade editorial.

“A cada trimestre ou semestre muda de chefia na TV e, com isso, o trabalho da gestão anterior não é, muitas vezes, levado em conta. Vários programas sofrem porque não conseguem fidelizar uma linha editorial, um horário, por mais que a audiência esteja boa. Ninguém entende nada...mesmo ocupando a vice-liderança com folga, é só mudar o gestor que tudo muda de novo. A impressão que fica é que ninguém leva o fazer televisão a sério”, revela. Onde será que o [tele]jornalismo mineiro vai parar? Alguém sabe a resposta? Só sei que a luz vermelha já está acesa.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

5 comentários

  1. Tô impressionada até agora com a situação dos bastidores da TV mineira....o mais engraçado é que ninguém fala.....o monte de demissões num único período é assustador.

    ResponderExcluir
  2. Wander, te falar a real....essa situação das demissões só mostram o que já anda acontecendo de fato: o jornalismo mineiro vive de ego, de desmandos, de gente que não está preparada e assume cargos de chefia sem saber do que realmente estão fazendo....como vc disse, é lamentável....parabéns pelo texto e por divulgar essas informações para as pessoas que estão por fora deste assunto.

    ResponderExcluir
  3. Nessa dança das cadeiras pelo menos tem duas coisas bem legais: manteram o garcia Jr. que é um grande repoerter de esporte e vão trazer a musa Elena Barone de volta.

    ResponderExcluir
  4. Trabalhar para o Edir Macedo não deve ser mole não, dizem que a Universal não esta repassando a grana da madrugada mais cara do mundo...

    ResponderExcluir