Café Convidado - A polêmica compra do Skype pela Microsoft

maio 25, 2011



Na seção Café Convidado de hoje, Roberto Carlos Mayer vai falar sobre a polêmica compra do Skype pela Microsoft, que gerou um enorme burburinho nas redes sociais. Considerado a maior empresa de de serviço de chamadas de voz e vídeo na internet, o Skype possui versões de seu serviço de telefonia para computadores, notebooks, tablet e celulares. Segundo a a Reuters, essa foi a maior aquisição da Microsoft em seus 36 anos de história.



A Microsoft comprou o Skype não só em busca de usuários


Por Roberto Carlos Mayer*


No início de maio foi anunciada a compra da operadora de telefonia de internet, Skype, pela gigante Microsoft por nada mais nada menos que US$ 8,5 bilhões. Mas até onde vai esse investimento, essa aposta da Microsoft?

A grande disputa no mercado de tecnologia deixou de ser apenas por dinheiro. Hoje, a briga é por audiência. O Skype é a maior operadora de telefonia pela internet. A base de usuários da empresa deriva de 700 milhões de downloads do aplicativo. O programa conecta dezenas de milhões de usuários conectados Simultaneamente e espalhados pelo mundo todo.

Ou seja, basta olhar esses números para enxergar o mar de oportunidades que a Microsoft passa a ter. Além de alcançar essa vasta gama de usuários, a empresa criada por Bill Gates também sai na frente de outros gigantes, como Facebook e Google, no mercado de telefonia via internet.

De forma maquiavélica, muitos já especulam que a Microsoft irá limitar o Skype apenas aos seus interesses. Plataformas Windows, Windows Phone, Xbox-Live, entre outras da marca irão contar com o programa, enquanto iPhone, iPads, MacBooks, Androids, e diversas outros sistemas ficariam órfãos do aplicativo.

Mas se levarmos em conta o histórico da Microsoft, quando ela é detentora de uma tecnologia, utiliza-a como um diferencial, embarcando os produtos junto às mais diversas plataformas. A reação mais provável não seria a descontinuidade da oferta do Skype para plataformas concorrentes da Microsoft, mas sim a de oferecer uma versão superior para quem utilize os produtos da marca.

Exemplificando: o Skype continuará tendo suporte no iPhone, mas a versão para Windows Phone será melhor, ou mais integrada com as demais funcionalidades do sistema operacional. Na medida em que a Microsoft agregue o Skype à sua plataforma mobile, ela cria um diferencial para sua plataforma, uma forma de atrair mais usuários e gerar maior competitividade a sua plataforma para smartphones, em relação à concorrência com as ofertas do Google (Android) e Apple.

Além de agregar um novo produto, oferecer um diferencial e englobar milhões de usuários com a compra do Skype, a Microsoft ainda passa a ter a oportunidade de alavancar uma área na qual anteriormente não havia obtido sucesso: o setor de Telecom. Com a aquisição da operadora de telefonia via internet, a Microsoft passa a gerar novas receitas, com perfil recorrente, modificando o perfil do fluxo de caixa da empresa.

Em resumo, a Microsoft não desembolsou US$ 8,5 bilhões por apenas um software. Ela investiu num conjunto de oportunidades, além do acesso a mais pessoas: audiência e usuários.



_______________________
*Perfil: Roberto Carlos Mayer é diretor da MBI, vice-presidente de Relações Públicas da Assespro Nacional e representante do Brasil junto à ALETI (Federação Ibero-Americana das Entidades de TI). É também  Empreendedor, palestrante, professor, empresário, idealista e exímio “networker”. Mayer é autor de diversos livros e artigos. E-mail: rocmayer@mbi.com.br 








  • Para participar da seção Café Convidado, do Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@gmail.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, videocast ou podcast. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café!OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Acho que o internauta ganharia mais se o skype fosse vendido para o facebook ou para a Google. Não sou muito fã da Microsoft...eles custaram para entender o espírito colaborativo da internet. Só espero que a qualidade do serviço não caia e que ele não deixe de ser gratuito.

    ResponderExcluir
  2. na semana em que saiu essa notícia todo mundo comentou no twitter e no facebook....acho que a microsoft tem grande chance de reverter uma imagem negativa de "estragar" serviços gratuitos...vamos ver no que vai dar....

    ResponderExcluir
  3. Sou viciado no skype !! Espero que a Microsoft melhore o aplicativo , principalmente para celular !! Gostei muito do blog, parabéns.

    ResponderExcluir