Café Folia 2011 – BH ganha festa no centro da cidade

março 03, 2011



Alegria, samba no pé e muita, mas muita diversão. É Carnaval, minha gente! Tempo em que o Brasil comemora uma das maiores festas populares do mundo. E este ano, em Belo Horizonte, como há muito tempo não se via, a administração pública resolveu investir no Carnaval de rua, quebrando a alcunha de “cidade fantasma” durante a festa popular.

Os desfiles acontecem no sábado (05/03) a partir das 20h, com o desfile dos blocos caricatos e, no domingo e segunda (06 e 07/03), será a vez do desfile das escolas de samba da capital mineira. A nova área dos desfiles das escolas de samba e blocos caricatos, na área central, é uma antiga reinvidicação dos carnavalescos e, principalmente, da população de BH que ficava frustrada com o desdém das autoridades com o carnaval da cidade.

Atendendo uma solicitação das escolas de samba e dos blocos carnavalescos belohorizontinos, o prefeito Marcio Lacerda anunciou, em janeiro deste ano, que o Carnaval 2011 será realizado na avenida dos Andradas, no centro de BH, entre os viadutos de Santa Tereza e da Floresta, na área conhecida como Boulevard Arrudas.

“Houve um grande esforço das escolas de samba para ajudar a Prefeitura a ter condições de realizar o Carnaval na área central. Com a contribuição da diretoria das escolas, o apoio do Governo Federal e o trabalho da Belotur, da Guarda Municipal, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, temos condições de proporcionar uma grande festa para o povo de Belo Horizonte”, diz Marcio Lacerda. O prefeito também explicou que o investimento total da Prefeitura para o Carnaval 2011 será R$ 1,5 milhão, 20% a mais do que no ano passado.

Segundo o presidente da Associação Cultural de Blocos Carnavalescos de Belo Horizonte, Jairo Alves aprovou a decisão da Prefeitura e garantiu o esforço das escolas para o sucesso do Carnaval 2011. “As escolas de samba e os blocos carnavalescos devem agradecer a Prefeitura pela oportunidade de realizar o Carnaval no Centro. Faremos o máximo possível para provar que Belo Horizonte sabe fazer uma grande festa”, afirmou. Para Jairo, a realização do Carnaval no Centro vai atrair um público maior para o evento e pode facilitar o trabalho das escolas de samba para atrair novos patrocinadores.

Ainda, nesta quinta-feira (03/03), o governo de Minas Gerais anunciou repasse de recursos para escolas de samba, blocos caricatos e bandas de bailes carnavalescos de Belo Horizonte. Serão investidos R$ 360 mil, por meio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Os recursos serão destinados às agremiações inscritas e regulares junto à Belotur.

“Acredito que o Carnaval de Belo Horizonte merece a atenção especial do Governo do Estado, como já tem tido da prefeitura. Sabemos que Belo Horizonte talvez não tenha ainda uma tradição como outras capitais, mas está dentro do nosso sangue o momento de lazer, de descontração, de amizade e também de uma saudável competição entre as escolas, que aproveitam e levam cultura e conhecimento à avenida”, afirmou o governador Antonio Anastasia.

Blitz educativa

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, promoveu nesta quinta-feira (03/03) mais uma ação da campanha “Folia Segura e de Cara Limpa – Porque o grande barato é curtir a vida”. Uma blitz educativa montada esta manhã na Praça da Savassi, em Belo Horizonte, distribuiu kits com material para incentivar o folião a curtir a festa de “cara limpa”, contendo preservativo, leque, adesivo e panfletos informativos.

A ação faz parte da Operação Carnaval Integrando Esforços e Salvando Vidas, que é um projeto piloto do Plano Mineiro de Prevenção a Acidentes Terrestres, lançado em fevereiro deste ano. As abordagens continuam nesta sexta-feira (04/03), com blitze educativas das 9h30 às 11h, na BR-356, km 5, próximo ao BH Shopping (em frente à Copasa) e na rodovia MG 10 (próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Estadual).

Infra-estrutura

• Foram construídos 09 módulos de arquibancadas cobertas, com 40 metros de comprimento por 6 metros de largura cada, totalizando 360 metros de distribuídos ao longo da avenida;

• São 05 camarotes, com 10 metros de comprimento por 6 metros de largura, cada;

• 02 pórticos, de 8 metros de altura, que ficarão nas extremidades da passarela, marcando o início e o fim dos desfiles;

• 03 tablados, instalados em pontos distintos da avenida, onde ficarão os jurados;

• Serão construídos 18 barracas de alimentação e bebidas e 120 sanitários químicos estarão distribuídos em vários pontos do evento, que contará também com área reservada para portadores de deficiência.

• A passarela do samba terá aproximadamente 300 metros de extensão e dois telões serão instalados em pontos estratégicos para melhor acompanhamento de todos os momentos dos desfiles.











Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Nossa que legal: não sabia dessa notícia.
    Demorou pra acontecer isso em BH.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Fico contente em saber que, finalmente, depois de anos de apatia ao Carnaval, a prefeitura entendeu que se trata de uma festa popular. Se for como foi no Ano Novo, vai ser tudo de bom. Parabéns por divulgar esta iniciativa. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Finalmente, depois de anos, BH vai ter uma festa de Carnaval decente. Aquela coisa que acontecia na Via 240 era deprimente. Pelo que foi noticiado, estou com uma expectativa otimista em relação ao Carnaval 2011 na capital mineira. É esperar para ver...só espero que a chuva não estrague essa conquista....rs.

    ResponderExcluir