Café Convidado - As redes sociais estão realmente matando os blogs?

março 15, 2011

Na seção Café Convidado de hoje, a jornalista Roberta Braga, da Literato Comunicação e Conteúdo, nos envia o artigo da Cláudia Valls, que atua como analista de mídias sociais e colaboradora do iDigo – Núcleo de Inteligência Digital. Cláudia propõe através de dados e impressões o eterno debate entre os internautas: será que as redes sociais vão matar os blogs? Particularmente, acredito que não. Creio que blogs e redes sociais se complementam. Mas na verdade uma coisa mudou muito depois das redes sociais: os comentários nos blogs caíram vertiginosamente. E isso é algo a se pensar! Confira, abaixo, o artigo na íntegra:


Por Cláudia Valls*

Um artigo do New York Times vaticinou que os blogs estão perdendo espaço para as redes sociais. Trata-se de uma meia verdade: de 2006 a 2009, a atividade de blogar caiu pela metade entre os adolescentes de 12 a 17 anos; atualmente, apenas 14% destes adolescentes têm um blog. Entre os jovens de 18 a 33 anos, 2% deixaram de manter um blog em relação aos anos anteriores.

Entretanto, apesar do que nos dizem os resultados da pesquisa da Pew Report, houve um aumento de 25% de adultos blogando em relação ao período estudado. Esta previsão – a morte dos blogs - ronda a web desde o surgimento do Facebook e do Twitter. Da mesma forma que pensaram que a televisão "mataria" o cinema e a internet aniquilaria todas as outras mídias, não acredito nesta verdade apocalíptica.

Vejamos alguns dados que embasam minha opinião:

- São nos blogs que as melhores discussões acontecem;
- Os blogueiros usam outras ferramentas de redes sociais para atrair mais leitores para seus blogs;
- Os blogs são as únicas mídias que ajudam os usuários a serem encontrados, juntamente com seus textos, vários dias depois de publicados;
- A utilização de blogs está crescendo entre adultos maiores de 34 anos - os internautas de 34 a 45 anos fizeram com que os blogs tivessem um crescimento de 6% em relação a 2008 e 2009. Entre os de 46 a 55 anos, o crescimento foi de 5%, enquanto que entre os "coroas" de mais de 65 anos houve um crescimento de 2%.

Por falar em números, li na coluna da Andréa Dunningham, no Mercado Digital, que a ComScore, empresa de pesquisas do universo da web, divulgou um estudo no início de fevereiro que revela um crescimento de internautas no Brasil justamente entre os mais velhos (entre 45 e 54 anos) e que a audiência dos blogs, em particular, é 21 pontos maior do que o restante do mundo (71% contra 50% da média dos outros países). Segundo Elisa Camahort Page, co-fundadora do site BlogHer, "Se você está buscando uma conversa com conteúdo, você procura um blog. Ninguém achará o mesmo no Facebook ou nos 140 caracteres do Twitter ".

Aparentemente, Toni Schneider, da empresa Automattic, concorda com a afirmação de que os blogueiros utilizam as ferramentas das mídias sociais para promoverem seus próprios blogs. Ele disse que esses "escritores" virtuais usam com frequência tanto o Facebook quanto o Twitter para badalarem seus sites e aumentarem sua audiência. Não se trata de competição entre mídias, como se pode pensar, mas de um complemento das mesmas.

"Há muita fragmentação", afirma Schneider, "mas, neste ponto, qualquer um que leve seu blog a sério está usando vários tipos de mídia para aumentar seu tráfego". Em seu artigo no NYT, o articulista Verne Kopytoff não cita que os blogs são ótimas ferramentas de marketing. Se você procurar alguma validação sobre este tópico, poderá perceber que o blog proporciona uma exposição que, nem o Facebook, nem o Twitter, oferecem.

Eis os motivos:
- blogs ajudam as pessoas (clientes, fãs, consumidores) que não o conhecem a descobri-lo.
- blogs reforçam sua marca para os indivíduos que talvez já tenham ouvido falar de você, mas ainda não tenham feito contato.
- blogs auxiliam a manter sua audiência atualizada para que possam compartilhar informações com outros leitores que, potencialmente, tenham interesse em você ou em sua marca.

Poderíamos dizer que o correto seria dizer que os blogs estão em declínio entre os jovens - e somente entre os jovens - pois sua queda mais significante se deu entre adolescentes. O que interessa para essa garotada é manter-se em contato com os amigos e familiares - coisa que o Facebook faz com extrema competência.

Apesar do título pessimista da matéria do NYT, trata-se muito mais de uma mensuração de dados de uma pesquisa do que o anúncio da morte dos blogs. Mas, para alguém (como eu), com mais de 34 anos, devo dizer que nada me faz sentir tão obsoleta do que perceber que os hábitos e comportamentos de várias gerações - Geração X, jovens Boomers e Boomers mais velhos - não contam, em relação ao que fazem os teens.

O fundador e desenvolvedor do Wordpress, Matt Mullenweg, considerou alguns pontos da reportagem: "O título provavelmente foi escrito por um editor, e não pelo autor, porque logo que o artigo trata dos dois adolescentes que preferem o Facebook aos blogs, as estatísticas mostram o crescimento de todos os principais serviços de blog – mesmo o Blogger, cujos número de visitantes globais únicos cresceu 9% ( 323 milhões de pessoas), "o que significa que cresceu cerca de seis Foursquares só no ano passado (no mesmo período, WordPress.com cresceu cerca de 80 milhões de visitantes únicos de acordo com o QuantCast)." Na realidade, o Wordpress teve mais de seis milhões de blogs criados somente em 2010 e suas pageviews cresceram em 53%.

Uma boa metáfora é fazer a seguinte comparação: blogs são o jantar, enquanto o Facebook e Twitter são a sobremesa. Todo mundo adora sobremesa, porque é doce e sexy. Isto é particularmente verdade quando se trata de crianças, que irão apressar o jantar ou não comê-lo em absoluto, porque estão muitos animados com a guloseima. De certa forma, seu comportamento sobre a sobremesa explica o seu (não) interesse em blogs. Eles preferem o Twitter ou o Facebook.

Como é estabelecido cada vez que este debate surge, blogs e sites de mídias sociais como o Facebook e o Twitter se complementam. Fim da história. Sem blogs, as pessoas teriam menos conteúdo interessante para compartilhar no Facebook e no Twitter. Sem o Facebook e o Twitter, os blogueiros teriam mais dificuldade em conseguir os leitores.



____________________________________________
*Perfil: Cláudia Valls é analista de mídias sociais e colaboradora do iDigo – Núcleo de Inteligência Digital, que promove cursos e realiza consultorias sobre o uso corporativo da web. Mais informações no www.idigo.com.br.





  • Para participar da seção Café Convidado, do Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@gmail.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, videocast ou podcast. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café! OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

11 comentários

  1. Olha, eu não acredito que os Blogs vão morrer não! Depois que entrei para Redes Sociais como Twitter e Facebook, meu Blog teve um aumento considerável de leitores e comentários! se antes eu o utilizava apenas para postar textos meus, agora uso a ferramenta como forma de discussão de assuntos em comum com meus amigos do mundo real e das redes sociais!

    ResponderExcluir
  2. Esperamos que não, pela informalidade, praticidade, e facilidade para qualquer um expressar suas idéias, expor matérias, somar conhecimentos, e informar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Também acredito que as redes sociais não vão matar os blogs. Na verdade, creio que eles se complementam , numa espécie de puxadinho...rs. Mas é notório que desde o "boom" do facebook e do Twitter os comentários dos blogs diminuiram, de uma maneira geral. É algo a se pensar....

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que as redes sociais e blogs se completam. Os blogs em sua maioria trazem informação para os internautas. As redes sociais funcionam como uma forma de manter contatos e conversas e divulgar seus projetos. Eu acredito que eles estão ligados e dependentes um dos outro. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Realmente a posição de intercâmbio entre blogs e redes sociais é algo notório, mesmo diante do surgimento e explosão do faceboo e twitter, acredito que houve um despertar pela curiosidade de participar dessas novas redes, mas aos poucos existirá uma convergência o que facilitará esse meio de campo e fortalecerá o convívio entre as diversas formas de exposição de notícias e opiniões. Sem contar que podemos também receber blogs com novas características, mais dinâmicos e flexíveis com o surgimentos de novas redes.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Acho que não. Haverá uma complementação de funções e cada um seguirá o seu caminho dentro do seu setor. Permanecerá quem for mais relevante.

    ResponderExcluir
  7. Não acho que matando os blogs em si, mas os comentários, diminuindo a participação, afinal, aparentemente as visitas costumam aumentar. É que antes as pessoas tinham voz nos blogs e hoje elas descobriram que fazem mais barulho quando estão no Twitter porque é instantâneo.

    ResponderExcluir
  8. No meu caso acredito que foi exatamente o contrário, só não abandonei as redes sociais que participo (orkut e facebook) por consideração aos amigos que tenho por lá. Agora nesta faixa de idade ai exposta de 12 a 17 anos é bem possível SIM.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com os comentários acima, mas acho q realmente nesta faixa etária a galera está ficando mais em redes sociais, pois eles necessitam muito de trocar informações. Mais o pessoal mais velho com certeza não vai largar os blogs para rede social, vai só agregar as redes aos blogs.

    ResponderExcluir
  10. Com certeza o que o carlos luiz disse está certo. Mais também não podemos deixar de notar que com a chegada de algumas redes sociais que dão acesso fácil a notícias enviadas por membros mesmos da comunidade acabam tirando o foco de alguns intenautas que tiravam suas notícias ou buscavam suas informações em blogs. Um exemplo disso é o twitter, você passa 10 minutos conectado em sua conta e já sabe de tudo o que está ocorrendo no mundo...

    ResponderExcluir
  11. Fico muito contente de ver a participação por meio dos debates. É muito bom ver a galera participando via comentários. O Café com Notícias (e o autor que vos fala) estava sentindo falta de comentários assim, com qualidade e que somam ao debate. Sensacional, galera! :)

    ResponderExcluir