Ponto de Vista – A TV ainda não descobriu como falar sobre sexo

fevereiro 05, 2011




Até parece piada ou uma reclamação rabugenta falso-moralista. Mas, infelizmente a TV ainda não descobriu a melhor maneira de falar sobre sexo. Ao longo dos anos, alguns programas conseguiram a façanha de pelo menos instigar o debate, mas não passou disso. As atrações – até então produzidos pela TV aberta, em especial, sempre ficam entre a baixaria, a superficialidade ou o escracho.

Recentemente, a TV Globo estreou a segunda temporada de Amor e Sexo, apresentado por Fernanda Lima. A atração que é baseada quase que totalmente em um game feito no auditório poderia explorar – de uma maneira mais caprichada, os mais variados assuntos ligados à sexo, erotismo e sexualidade, até porque o horário depois do Big Brother Brasil já permite isso. Mas, não: o programa fica apenas na gincana e nas intervenções da platéia boa parte de sua duração. Com o formato leve, Amor e Sexo poderia passar numa tarde de domingo, por exemplo, pois não vai além. É limitado. Peca por ser superficial e não investir em conteúdo jornalístico ou em debates com especialistas/personagens.

Há quem goste de Amor e Sexo do jeito que está. Prova disso é que a atração foi bem na audiência da estreia da segunda temporada e conquistou uma média de 19 pontos e 37% de share, superando a de 2009, que obteve 18 pontos. O programa que teve a participação de Cléo Pires e Malvino Salvador apostou em novos quadros como GayMe, Jogo de Cama e Sexo Selvagem.

Muitos executivos da emissora carioca ficaram temerosos com a aceitação de Amor e Sexo. E mesmo com o resultado positivo, a própria direção da atração já declarou à imprensa que o objetivo não é escancarar o assunto, mas apenas mostrar que sexo pode ser tratado com “leveza”. Sim, a ideia é muito interessante e o programa tem os seus méritos. Mas ainda insisto, poderia ser melhor e ter nem que seja um quadro mais jornalístico/informativo sobre o tema.

Ao forçar a memória, lembro-me de dois programas que foram muitos felizes ao tratarem do tema sexo e tiveram bastante repercussão enquanto estiveram no ar. O primeiro é o Erótica MTV, que conseguia a façanha de fazer com que o jovem tivesse um espaço na TV para tirar as suas dúvidas, de um modo mais informal, mas nem por isso menos informativo. Já do outro lado do iceberg, a titia Monique Evans comandava, logo no início da RedeTV!, o Noite Afora. Mais escrachado e focando no lado talk show, a Titia fazia entrevistas do arco da velha sobre sexo com personalidades, tratava de erotismo, mas sempre com um lado muito bem humorado que faz falta na telinha até hoje.

Com tanta pressão do Ministério Público com a classificação indicativa de horário para cada atração correspondendo a uma determinada faixa etária, parece que os diretores de TV tem medo de inovar e criar programas ou quadros que tratem o sexo de uma maneira digna, que não seja superficial, nem vulgar. As novelas, os filmes, a internet, os reality shows e os programas de auditório dominicais conseguem falar mais de sexo do que o Amor e Sexo. Assim fica difícil....não há remedinho azul que agüente...rs




___________________________________________
*Observação: Este artigo faz parte da minha participação na seção Ponto de Vista, do site do Cena Aberta, onde três jornalistas publicam um artigo mostrando pontos diferenciados sobre o mesmo assunto. Todo sábado você vai encontrar artigo escritos por Endrigo Annyston, Emanuelle Najjar e Wander Veroni.









Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Olá Wander,

    Parece que a TV ainda vive no tempo da chanchada (ou da xanxada ou xoxota, sei lá), da ditadura (ou dita dura!rs) e do Cine Privé (bons tempos...), onde as coisas eram muito mais "sexuais" para a época!

    Hoje em dia, parece o "politicamente correto" chegou até ao erotismo na TV... infelizmente, perdeu a graça! Foi-se o tempo em que eu saía escondido p/ ver Cine Privé na TV da sala c/ o som quase mudo só p/ meus pais não ouvirem os gemidos da Emmanuelle! rsrs

    O jeito é ver CasaBonita do Multishow mesmo...

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Wander, parabéns um tema importante e atual, mas tem certos assuntos como educação sexual, concordo com voce, quando diz que ainda não sabem falar sobre esse assunto.

    Mas, confesso a você, que realmente é complicado falar de algo onde muitos assistem e tem suas convicções, o bom mesmo seria ter um horário, onde tivesse profissionais da area, e falar sem receio.

    Já assisti esse programa, e realmente as pessoas do auditório fazem perguntas, e elas mesmas respondem deveria ter um profissional.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, acho mais produtivo aquele pequeno quadro no Altas Horas com uma especialista respondendo dúvidas de sexo da platéia do que aquele "amor e Sexo" inteiro.

    Ao ver a audiencia desse programa, me questiono se as pessoas que assistem querem mesmo é saber sobre sexo, ou ver artistas falando sobre sexo, o que é diferente.

    Ótimo texto!!

    Abçs!!

    Danilo Moreira

    ResponderExcluir