Bem Estar – Estréia tem boa audiência e mostra a saúde de um jeito diferenciado

fevereiro 21, 2011



Por anos, a editoria saúde foi tratada nos principais veículos de comunicação brasileiros com uma carga bastante negativa. Em síntese, era isso: “cobrir” saúde era falar das doenças das temporadas, dos hábitos ruins, da falta de hospitais ou de pessoas na fila de espera por atendimento médico, dos convênios que não atendem bem os clientes/pacientes, dos erros de diagnóstico que modificaram o rumo de um tratamento.

E isso está errado? Não. Mas, a cobertura jornalística de saúde não se resume apenas isso. Há alguns anos, várias entidades encabeçadas por uma nova filosofia do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Ministério da Saúde, resolveram dar uma nova abordagem à saúde: falar de tratamento, de qualidade de vida, de profilaxia, divulgar informações que possam ajudar o público a entender o porque de algumas doenças, além de promover campanhas de conscientização e mostrar que a saúde não é sinônimo de doença, mas sim de bem estar.

Atento a isso, a TV Globo lançou um novo programa nas manhãs de segunda a sexta-feira, o Bem Estar, que custou dois anos de pesquisa e desenvolvimento de formato à Central Globo de Jornalismo. Nos bastidores, comenta-se que o sonho é desenvolver o programa à nivel regional, como já acontece no Hoje em Dia, da Record, onde as principais praças ancoram uma parte do programa. Com 40 minutos de duração e exibido após ao Mais Você, o programa é apresentado por @marianaferrao e @fernandoroch, dois repórteres experientes e carismáticos que estão encarando o desafio de sair um pouco da rotina da reportagem factual da rua para comandar uma atração diária em estúdio.

O Bem Estar é uma revista eletrônica informativa sobre saúde e comportamento, mostrando para o público leigo o quanto hábitos saudáveis podem ajudar no enfrentamento de várias doenças, mas sem criar alarde do “disso não pode”. A ideia é dar oportunidade para que especialistas conversem com o telespectador sobre saúde, seja tirando dúvidas ou debatendo os mais variados temas, partindo do princípio de que bons hábitos podem trazer muito mais saúde para as pessoas. Entre o excelente time de consultores do programa, particularmente, senti falta de um bom médico psiquiatra que possa falar sobre saúde mental, desvio de personalidade, aceitação pessoal e auto-estima.

Como jornalista e telespectador, fico contente de ver uma emissora de TV aberta apostando em um novo produto jornalístico focado na cobertura da saúde, beleza e comportamento, sem ir pelo caminho mais fácil do sensacionalismo barato. Apesar da excelente idéia, a atração tem todo o perfil dos programas segmentados da TV Paga, como o GNT ou Viva, ou ainda das atrações por temporada, modelo do qual a TV Globo já vem fazendo uso há algum tempo.

Outra idéia interessante - além de estender o conteúdo do programa para a internet, foi colocar o Globo Notícia dentro do Bem Estar, o que abre ainda mais espaço para as notícias, fisgando o público carente de conteúdo jornalístico de qualidade. Há quem diga que dentro da emissora carioca o alerta vermelho da produção do Mais Você, de Ana Maria Braga, já está ligado. Com a audiência em queda e, às vezes amargando o terceiro lugar no Ibope, a estréia do Bem Estar pode ser um sinal de que a Globo já está fazendo um teste para uma possível mudança na grade matutina. Só o tempo dirá...

Mas, voltando ao assunto, a estréia do @g1bemestar tocou em dois assuntos interessantes: bons hábitos que interferem no tempo de vida e a necessidade de fazer uso de alimentos coloridos no seu cardápio diário. De acordo com dados prévios do Ibope na Grande São Paulo, o programa registrou 9 pontos de média e pico de 10, contra 6 do SBT e da Record, obtendo 29% de participação de share. Abaixo, confira a vinheta de abertura e o programa de estréia na íntegra:









Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Não tinha visto a estreia do Bem Estar por estar trabalhando no horário. Mas, ao pesquisar na net, encontrei o seu blog com uma crítica muito bem feita, além do programa na íntegra. Gostei da praposta do Bem Estar e acho que, sinceramente, o Mais Você se continuar do jeito que está pode sair do ar em breve. Só quero ver o que a Recópia vai arrumar agora...rs

    ResponderExcluir