14ª Mostra de Cinema de Tiradentes

janeiro 21, 2011



Uma discussão sobre política e cinema no nosso país. Essa é a proposta da 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece de 21 a 29 de janeiro de 2011, na histórica cidade mineira de Tiradentes, localizada a quase 200 quilômetros de Belo Horizonte. A expectativa é que o evento atraia um público de mais de 30 mil pessoas. Segundo os organizadores, a Mostra de Cinema atraiu no ano anterior, aproximadamente, 48 mil pessoas.

Com uma intensa programação, a Mostra de Cinema terá mais de 120 filmes em pré-estréias nacionais e mundiais, seminários, debates, oficinas e atrações artísticas, oferecidas gratuitamente ao público. “A Mostra Tiradentes é um instrumento rico em formação, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro. A cada edição inova sua temática e apresenta a multiplicidade do audiovisual brasileiro com a proposta de criar novos diálogos, movimentar paradgimas e ampliar olhares – um compromisso com a difusão da cultura brasileira”, afirma Raquel Hallak, coordenadora geral da Mostra de Cinema Tiradentes.

O evento que já entrou para o calendário cultural do estado faz parte do Projeto Cinema Sem Fronteiras – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne as três principais mostras anuais de Minas Gerais. Além da Mostra de Cinema de Tiradentes, focada na produção contemporânea, existem ainda: a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que chega a sua 6ª edição, em junho de 2011, com a proposta de exibir e debater o patrimônio audiovisual brasileiro; e a 5ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, que irá acontecer de 18 a 24 de outubro de 2011, estabelecendo um diálogo entre o cinema brasileiro independente e o mercado internacional.

Sob o impacto do fenômeno de “Tropa de Elite 2”, a temática central desta edição da Mostra de Cinema de Tiradentes é “Inquietações Políticas”, cuja proposta é pautar esse momento em que o povo brasileiro elege a sua primeira presidenta, além de fazer com que a violência – como no caso do Rio de Janeiro, seja realmente combatida pelas autoridades. “É preciso refletir sobre qual a potência dessas formas políticas atuais: se mobilizam afetos e ideias, se são apenas manifestações reativas, se têm um valor estético”, explica Cléber Eduardo, curador da Mostra Tiradentes.

Diferente do que aconteceu nas últimas edições, a 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes irá prestar homenagens à personalidades de duas gerações distintas do cinema brasileiro, separadas por mais de quatro décadas entre si: o ator pernambucano Irandhir Santos e o cineasta carioca Paulo Cesar Saraceni. “Irandhir surge nessa cena marcada pelas revelações e confirmações de Lázaro Ramos, Wagner Moura, Hermila Guedes, João Miguel, todos, por coincidência (ou não), nascidos e formados na Bahia e em Pernambuco. Sinal de que, quase sempre concentrado em Rio e São Paulo, o foco mudou. Já a homenagem a Saraceni é de reconhecimento não apenas de uma trajetória, mas de uma perseverança em um desejo de vida, fazer cinema e ser cineasta. Ele talvez não seja tão estudado e conhecido como Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos, mas talvez tenha sido o mais poético dos cinemanovistas", justifica Cléber Eduardo. No vídeo abaixo, veja o que já rolou no festival nesses primeiros dias:



Oficinas

A formação e reciclagem de profissionais para a indústria cinematográfica é um dos desafios propostos pela 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes. A cada edição, aumenta o número de oficinas e de vagas abertas ao público em geral. Durante a Mostra Tiradentes, os alunos selecionados terão a oportunidade de conhecer e praticar todas as etapas da construção de um filme, que vai desde a Produção Executiva, passando pela Interpretação para Cinema, Trilha Sonora, Roteiro, Direção até a chance de Realização de um Curta Documental que será exibido no encerramento da programação das oficinas.

Os instrutores são profissionais reconhecidos e com larga experiência no mercado de cinema. O curso Interpretação para Cinema, por exemplo, será ministrado por Sérgio Penna, preparador de elenco dos filmes “Bicho de Sete Cabeças”, “Chega de Saudade” e “As Melhores Coisas do Mundo”, de Laís Bodansky; “Carandiru”, de Hector Babenco; “Contra Todos” e “Quanto Dura o Amor?”, de Roberto Moreira; “Lula”, de Fabio Barreto; entre muitos outros.

Este ano, uma novidade é a oficina Cinema e Gastronomia, com o chef Ronie Peterson e o maitre Flávio Gomes, do Hotel SENAC Grogotó que irão unir a arte do sabor e a emoção das imagens e sons em um workshop com demonstração em aula prática. O público infanto-juvenil terá quatro opções de oficinas que abordam interpretação para cinema, fotografia e artes plásticas, tornando um forte atrativo para a programação das férias escolares de janeiro.




Fotos: Eduardo Lara e André Fossati.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.







Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. Com certeza, é um evento muito bacana que une cinema, cultura e turismo. Sou doido para poder participar do festival um dia. Deve ser maravilhoso.

    ResponderExcluir