Ponto de Vista – O ano de 2010 e as mudanças de hábito do público

dezembro 31, 2010


O ano de 2010 foi um marco para muitas mudanças na TV. Não, infelizmente não foram os diretores e produtores que mudaram. Mas, sim o público. Apesar da TV ainda ser a mídia eletrônica de maior audiência, ela já não teve esse ano a mesma força que teve em épocas anteriores. 2010 foi o ano das redes sociais e da troca de informações entre internautas. O jornalismo teve que aprender a ouvir mais o público e está, aos poucos, se aderindo a troca direta de opinião promovida pelo Twitter e Facebook.

Começamos 2010 com o preconceito velado de Borys Casoy contra os garis. Além disso, a imprensa acompanhou com emoção a tragédia das chuvas no Rio de Janeiro e o terremoto que devastou o Haiti. O #BBB10, em sua décima edição, se reinventou em alguns pontos e apostou ainda mais na interatividade das redes sociais. Logo depois, veio o tremor do Chile e, em Minas Gerais, o Maníaco de Contagem que estuprava e matava várias mulheres foi finalmente preso.

Hebe Camargo começou e terminou o ano como notícia: depois de vencer um câncer, não renovou com o SBT. A loira mais gracinha da TV mudou de emissora em busca de novos desafios. Avatar se consagra como o filme mais comentado e aplaudido em todo mundo por inovar na tecnologia 3D e mostrar que os efeitos especiais podem ser usados para criar histórias originais e que vão além da imaginação.

A Globo fez 45 anos e o Serra também. Quer dizer, o Serra não tem 45 anos, mas usou o 45 como o número que representa o partido nas eleições presidenciais do segundo semestre. Coincidência ou teoria da conspiração? Mas o fato é que mesmo com todo esse 45, quem foi eleita presidente foi Dilma Roussef – primeira mulher presidenta do Brasil. Apadrinhada por Lula, Dilma tem vários desafios neste início de mandato, principalmente mostrar personalidade política e sair da sombra do ex-presidente molusco.

Já no mundo das telenovelas, apenas duas obras surpreenderam: “Escrito nas Estrelas” e “TiTiTi”. Uma apostou em um conto de fadas moderno com temas espiritualistas. Já a outra, um remake de sucesso de Cassiano Gabus Mendes. No geral, as outras novelas decepcionaram e mostraram um grave crise de criatividade entre os principais roteiristas do gênero. Passione foi o grande fiasco das 21h. A trama se salva apenas pelo excelente elenco, e não pela história em si. O segredo do Gerson – tão comentando no início da trama, e a morte da Diana, foram os piores desfechos de um personagem para uma novela. O telespectador se sentiu frustrado e chamado de trouxa em rede nacional.

No mundo policial, o goleiro Bruno virou protagonista ao ser acusado pelo sumiço da paranaense Elisa Samúdio. Programas e noticiários exploraram o caso à exaustão. E a história aparenta não ter acabado. A cada mês mais capítulos são somados a essa trama de luxúria, crime e glamour. Ainda falando de esporte, o Brasil não ganhou a Copa do Mundo, mas deu um #CALABOCAGALVÃO pelo Twitter ao narrador esportivo mais amado e odiado da TV. Ah, voltando a falar em polícia: 2010 foi o ano de Tropa de Elite 2. Vimos o filme virar realidade quando as Forças Armadas e as policias cariocas uniram forças para acabar com o crime gerado pelo narcotráfico na Vila Cruzeiro e no Complexo do Alemão. Foi uma resposta rápida e eficiente que precisa ser estendida a longo prazo!

Em 2010, fiz três anos de blogosfera com o blog Café com Notícias. Vi as redes sociais ganharem a tão sonhada força expressiva e, em muitos casos, sendo um ponto de fuga para mostrar um outro lado do jornalismo que, muitas vezes, é omitido pela grande imprensa. Prova disso foram as eleições mais conectadas da história do Brasil, onde os internautas podiam interpelar seus candidatos de forma mais direta e franca. Fizemos a diferença!

A televisão fez 60 anos de vida e pouca gente comentou. E foi esse ano que o telespectador criou uma certa independência dos horários da TV e passou a assistir os programas preferidos pela internet. A terceira edição de #AFazenda mostrou uma certa ousadia em não ter PPV, mas colocar o reality 24h no Portal R7. A atração não sambou pela grade da Record, mas continua sendo explorada até as últimas gotas pelos outros programas da Casa. Foi um programa transmídia, assim como o #BBB. E por falar em samba, o WikiLeaks fez as nações mais poderosas do mundo rebolar por revelar segredos da diplomacia internacional e conseguiu causar no último mês do ano.

As séries americanas ganharam força entre os telespectadores que podiam assistir online ou baixar as suas séries preferidas junto com o público norte-americano. O público ficou mais independente e o modelo atual de TV que não respeita o telespectador está se mostrando cada vez mais falido. Sim, as grades voadoras do SBT e Record ainda continuam, infelizmente. Não há uma preocupação em criar hábito no telespectador, apenas resultados altos e imediatos no Ibope. Porém, houve uma revolução: o público se deu a oportunidade de decidir, de fazer escolhas e opinar. E isso foi uma grande conquista! Que venha 2011!

P.S.: Agradeço ao Endrigo pela oportunidade de escrever essa seção tripla, todos os sábados, no Cena Aberta. Espero que ano que vem tenhamos mais e mais Pontos de Vista. Feliz Ano Novo a todos e um excelente 2011!!!







___________________________________________

*Observação: Este artigo faz parte da minha participação na seção Ponto de Vista, do site do Cena Aberta, onde três jornalistas publicam um artigo mostrando pontos diferenciados sobre o mesmo assunto. Todo sábado você vai encontrar
artigo escritos por Endrigo Annyston, Emanuelle Najjar e Wander Veroni.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. Oi Wander! saudade de visitar o seu blog.
    gostei muito da sua retrospectiva, bom que o público está cada vez mais ditando as regras da programação televisiva, esse mérito devemos, realmente, à internet e principalmente aos blogueiros, que estão formando cada vez mais um novo conceito sobre a manifestação popular de valores; inclusive ressaltado na novela tititi que de vez em quando aparecem assuntos sobre blogueiros de cá,blogues de lá....
    abs e feliz 2011.

    ResponderExcluir
  2. Ola Wander!! Ótima retrospectiva. Vc foi sutil e diferente de outras retrospectivas que vemos por ai, cujo foco é só naquilo que choca e nas maiores tragédias, vcs focou algo que achei fantastico: a ascenção das redes sociais frente à Tv.

    Fico feliz com isso pois agora nao precisamos mais ficar dependentes de uma televisão que muitas vezes manipula opiniao, respeita mais os números do que o telespectador, e nao aposta em inovações, só em fórmulas muitas vezes já gastas e que nada acrescentam à nossa vida. Qto as novelas, Passione realmente foi um fiasco, o pouco que assisti de Escrito nas Estrelas deu para perceber o diferencial que ela tinha, e TiTiTi, ah, essa é a que eu mais adoroooo, mesmo nao podendo assistir tanto (quem sabe agora em janeiro, na férias? rsrs)

    Bem, qto aos outros fatos citados, faço minha as suas palavras.

    Um feliz 2011, iluminado, com sucesso, e continue nos proporcionando esse jornalismo excelente que vejo estampado nesse blog. Eu, como estudante de jornalismo, acredito muito no futuro dessa profissão dentro das midias digitais, e este blog é um dos meus maiores exemplos.

    Um abraço!!

    PS: se der tudo certo, estarei aí em BH em janeiro. Poderíamos marcar alguma coisa pra se encontrar? Afinal, são quase 4 anos conversando via blogosfera, tá na hora da gente conversar pessoalmente rsrsrs

    Meu blog tb tem post novo:
    http://blogpontotres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. @Ana Lucia Nicolau: Oi Ana! Saudades dos seus comentários aqui no Café também. Sim, os blogs e, principalmente, as redes sociais tiveram um grande "boom" em 2010 como veículo de comunicação. É muito bom ver que, aos poucos, novos formatos estão aparecendo. TiTiTi é um exemplo disso: recriou um sucesso com uma temática nova e diferenciada. Abraço e feliz 2011!

    @Danilo Moreira: Oi Danilo! Vc é um dos leitores mais fiéis deste espaço e para mim é um grande prazer ler os seus comentários. Obrigado pelas palavras e pelo modo gentil com que soma os debates propostos no Café de forma inteligente e abrangente. Sim, se vc vier a BH vamos nos encontrar. Faço questão! :D Abraço e feliz 2011!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Wander, foi um ano muito intenso na TV. Embora na minha opinião, a qualidade esta pior em relação ao passado. Abraços e feliz 2011

    ResponderExcluir
  5. @Guilherme Freitas: Sim, Guilherme. A qualidade da TV tem caído consideravelmente. Mas, foi em 2010 que o público descobriu que não estava refém do controle remoto. Agora as TVs tem a difícil missão de "encantar" novamente o telespectador. Abraço e feliz 2011! :)

    ResponderExcluir
  6. é uma verdade, a Record se mostra como a Santa Emissora protetora dos bons mocinhos, que a propria equipe em si não respeita muito menos a seriedade, torço para que você vença o processo e a Record tenha sérios prejuizos por ter feito tal desrespeito com o produtor das imagens e até com o teleexpectador que assistir o video.

    ResponderExcluir